http://repositorio.unb.br/handle/10482/44274
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_LayneSilvadeJesus.pdf | 992,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Trajetórias biográficas e educacionais de jovens cegos da Universidade de Brasília |
Autor : | Jesus, Layne Silva de |
Orientador(es):: | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto:: | Inclusão escolar Acessibilidade Pessoas com deficiência visual Estudantes universitários Ensino superior |
Fecha de publicación : | 13-jul-2022 |
Data de defesa:: | 26-abr-2022 |
Citación : | JESUS, Layne Silva de. Trajetórias biográficas e educacionais de jovens cegos da Universidade de Brasília. 2022. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa proposta tem como objetivo geral compreender como se constituem as trajetórias biográficas e educacionais de estudantes universitários cegos na Universidade de Brasília e quais são os seus projetos de vida. Os seus objetivos específicos são: a) conhecer e analisar as trajetórias biográficas e escolares dos jovens universitários cegos da Universidade de Brasília; b) apreender como estão se constituindo suas trajetórias acadêmicas e os recursos e serviços de acessibilidade que dispõem na educação superior; c) identificar quais são os projetos de vida dos estudantes cegos a partir de suas narrativas. Para produção de dados foi utilizada a entrevista narrativa com os estudantes cegos da Universidade de Brasília, realizada no período de março de 2021 a fevereiro de 2022, por meio de chamadas de vídeo pelo Google Meet. Para a interpretação dos dados foi utilizado o método documentário nas etapas intepretação formulada, intepretação refletida e análise comparativa. Os resultados apresentados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória acadêmica e educacional dos estudantes. A falta de materiais acessíveis marcou a trajetória acadêmica dos jovens em algum momento. O relacionamento com os docentes e colegas destacou-se como um aspecto relevante para os estudantes entrevistados. Com relação aos projetos de vida dos estudantes, foram destacados o desejo de atuar na área da educação e com algum projeto voltado para pessoas com deficiência. |
Abstract: | This masters dissertation is linked to the Comparative Studies in Education (ECOE), in the Postgraduate Program in Education (PPGE), at the Faculty of Education (FE), at University of Brasília (UnB). The proposed research has the general aim understand how are constituted biographical and educational trajectories of blind university students of University of Brasília. The specific objectives are: a) know and analyze the biographical and educational trajectories of blind university students of University of Brasília; b) to apprehend how their academic trajectories are being constituted and the accessibility resources and services they have in higher education; c) identify which are the life projects of blind students from their narratives. For data production was used the narrative interview with blind students of University of Brasília, interview carried out in the period from March 2021 to February 2022 through video calls via Google Meet. For the intepretation of data the documentary method was used in the steps formulated interpretation, thoughtful interpretation and comparative analysis. The results presented show the relevance of accessibility in the academic and educational trajectory of students. The lack of adapted materials marked the academic trajectory of young people at any moment. The relationship with teachers and colleagues stood out as a relevant aspect for the students interviewed. About life projects of students were highlighted the desire to work in the field of education and with some project aimed at people with disabilities. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.