http://repositorio.unb.br/handle/10482/4416
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2009_SandraEniFernandesNPereira.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Redes sociais de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social e sua relação com os riscos de envolvimento com o tráfico de drogas |
Otros títulos : | Social networks of adolescents in the context of social vulnerability and its relation to the risks of involvement with drug trafficking |
Autor : | Pereira, Sandra Eni Fernandes Nunes |
Orientador(es):: | Sudbrack, Maria Fátima Olivier |
Assunto:: | Psicologia do adolescente |
Fecha de publicación : | 2009 |
Data de defesa:: | 2009 |
Citación : | PEREIRA, Sandra Eni Fernandes Nunes. Redes sociais de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social e sua relação com os riscos de envolvimento com o tráfico de drogas. 2009. 321 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumen : | O presente trabalho aborda o tema das redes sociais de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social e sua exposição ao tráfico de drogas e à violência. Foi definido como objeto da pesquisa o estudo do processo de construção das relações nos diferentes espaços de socialização do adolescente – a família, a escola, entre pares – e sua relação com os riscos de envolvimento com o tráfico de drogas e a violência, identificando e descrevendo a trama relacional complexa que os envolve. Foi tomado como referencial teórico a escola de Psicossociologia Francesa, a qual compreende os grupos e instituições como espaços privilegiados para a investigação dos processos de afiliação e desafiliação social, e os vínculos como parte da identidade-em-contexto do sujeito, respeitando a singularidade e a capacidade de evolução e de aprendizagem de cada um. Diante da complexidade do tema em questão, essa primeira base teórica e conceitual foi complementada, numa proposta de diálogo e aproximação com outros referenciais teóricos, como o Sistêmico. Foi utilizada a metodologia qualitativa de pesquisaintervenção com adolescentes entre 14 e 18 anos, de ambos os sexos, de uma escola pública do DF. Os instrumentos utilizados no trabalho de campo foram entrevistas individuais semi-estruturadas e grupo focal. As entrevistas foram gravadas e o grupo focal foi filmado. Após o registro, as gravações e filmagens foram transcritas na íntegra e analisadas utilizando o método de análise construtivo-interpretativo. A análise resultou na construção das seguintes Zonas de Sentido: “A autoridade líquida”, “Da interrupção dos grupos potenciais à afiliação aos grupos de passagem ao desvio” e “Os grupos de sobrevivência”. A discussão dessas Zonas aponta para os caminhos tortuosos percorridos pelo adolescente no processo de construção de suas relações rumo à inserção nos grupos de risco. Essa discussão amplia-se nos vínculos societais, partindo de uma perspectiva macro-social. Nesta perspectiva, compreende-se que a exclusão gerada pelos princípios da lógica consumista em camadas da população, que estão em situação de vulnerabilidade social, afeta os processos de filiação e afiliação do adolescente, fragilizando suas relações já existentes e dificultando a formação de novas relações mais sólidas e efetivas, o que ocasiona sua inserção em grupos de risco, como o tráfico de drogas. Desta forma, as possibilidades de mudanças efetivas são pensadas no sentido da inclusão de processos de reconhecimento que legitimem o sujeito na sua humanidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work addresses the theme of the social networks of adolescents in the context of social vulnerability and their exposure to drug trafficking and to violence. It was defined as the object of this research the study of the construction process of the relationships in different areas of the adolescent socialization - the family, the school, between peers - and its relation to the risks of involvement with drug trafficking and violence, identifying and describing a complex relational plot that involves them. It was taken as the theoretical referential the school of French Psychosociology, which includes the groups and institutions as privileged forums for investigating the processes of social affiliation and disaffiliation, and the bonds as part of the identity in the context of the subject, respecting the uniqueness and the ability of each one to develop and learn. Given the complexity of the issue in question, the first conceptual and theoretical basis has been supplemented, in a proposal for dialogue and rapprochement with other theoretical referentials, such as the Systemic. We used the qualitative methodology of research-intervention with adolescents between 14 and 18 years old, of both genders, from a public school of the DF. The instruments used in the fieldwork were semistructured individual interviews and focus group. The interviews were recorded and the focus group was filmed. After the registration, the recordings and films were fully transcribed and analyzed using the constructive-interpretation analysis method. The analysis resulted in the construction of the following Areas of Sense: "The net authority", "From the interruption of the potential groups to the affiliation to groups of transition to the deviation" and "The groups of survival". The discussion of these Zones points to the tortuous paths taken by the adolescent in the construction process of his/hers relationships towards the inclusion in risk groups. This discussion expands in the societal ties, starting from a macro-social perspective. In this perspective, it is understood that the exclusion generated by the principles of the consumerist logic in sectors of the population, who are in a situation of social vulnerability, affects the processes of membership and affiliation of the adolescent, weakening its existing relationships and hindering the formation of new stronger and more effective relationships, which causes his/hers inclusion in risk groups, such as drug trafficking. Thus, the possibilities for effective changes are thought to include recognition processes that legitimize the subject in its humanity. |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2009. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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