Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44162
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ValdíviadeLimaPiresEgler.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aprendizagens de professoras na ação pedagógica : compreensões a partir da Teoria da Subjetividade
Autor(es): Egler, Valdívia de Lima Pires
Orientador(es): Mitjáns Martínez, Albertina
Coorientador(es): Rossato, Maristela
Assunto: Aprendizagem docente
Ações pedagógicas
Subjetividade
Data de publicação: 8-Jul-2022
Referência: EGLER, Valdívia de Lima Pires. Aprendizagens de professoras na ação pedagógica: compreensões a partir da Teoria da Subjetividade. 2022. 190 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo central da pesquisa foi compreender aprendizagens de professoras na ação pedagógica e suas relações com a configuração subjetiva da ação pedagógica. Partimos de revisão da produção científica sobre a temática da aprendizagem da docência e aprendizagem informal de professores em que identificamos aproximações com a temática da pesquisa, possibilitando a abertura de novos focos de exploração. Fundamentamo-nos teoricamente na Teoria da Subjetividade, na perspectiva culturalhistórica, de forma específica na categoria configuração subjetiva da ação pedagógica, como via compreensiva de aprendizagens das professoras nas próprias ações. Em coerência com esta perspectiva teórica, orientamo-nos pelos princípios da Epistemologia Qualitativa e seus desdobramentos na Metodologia Construtivo-interpretativa para o estudo dos casos singulares de três professoras de educação básica, em uma mesma escola pública. A construção das informações apoiou-se na realização dos seguintes procedimentos e instrumentos: observação participante no cotidiano escolar; dinâmicas conversacionais; análise de produções das participantes e da escola; complemento de frases; técnica de explorações múltiplas; análise de ações pedagógicas específicas; entrevista semiestruturada com foco em estratégias de aprendizagem na ação pedagógica. A partir da realização da pesquisa concluímos que: 1) Mudanças processuais em ações pedagógicas das professoras caracterizaram diferentes tipos de aprendizagem nesse processo, relacionadas à constituição de procedimentos; habilidades e novas compreensões sobre a ação pedagógica. 2) A observação das ações pedagógicas de outros professores, assim como a incorporação de novas ações ao cotidiano pedagógico expressaram-se como importantes vias de aprendizagem na ação pedagógica. 3) Por meio do estudo da configuração subjetiva da ação pedagógica das professoras compreendemos que as aprendizagens na ação pedagógica apenas se produzem quando a configuração subjetiva dessa ação se organiza como uma configuração motivacional para a produção de ações pedagógicas orientadas para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.4) Integram a configuração subjetiva da ação pedagógica das professoras diferentes sentidos subjetivos gerados em experiências de vida diversas, não apenas vinculadas à docência; além dos produzidos na relação com os estudantes, na relação com diferentes tipos de conhecimento, teóricos e críticos, e nas relações sociais no contexto escolar. 5) O papel ativo do professor, como sujeito ou agente na produção de ações pedagógicas, expressou-se importante para a constituição das diferentes aprendizagens nessas ações. Com base nas construções apresentadas, defendemos a seguinte tese: as aprendizagens de professores na ação pedagógica são possíveis em função da configuração subjetiva dessa ação como configuração motivacional para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, assim como da condição do professor como sujeito ou agente desse processo. Aprendizagens subjetivadas anteriormente, constituídas em diferentes momentos e contextos de vida, emergem na ação pedagógica como parte da configuração subjetiva dessa ação favorecendo processos reflexivos e imaginativos que contribuem para novas aprendizagens.
Abstract: The main objective of the research was to understand the dynamics of teachers' learning within the pedagogical action and their relations with the subjective configuration of the pedagogical action. We start from a review of the scientific productions on the subject of the learning of teaching and informal learning of teachers in which we identify correspondences with the research theme, enabling the finding of new angles of exploration to focus on. The work uses as theoretical basis the Theory of Subjectivity in its cultural-historical perspective, more specifically in the category of subjective configuration of pedagogical action, as a comprehensive path for teachers' learning in their own actions. In accordance to this theoretical perspective, we are guided by the principles of Qualitative Epistemology and its developments in the ConstructiveInterpretive Methodology in the study of the singular cases of three teachers of basic education in the same public school. The building of this knowledge was supported by the use of the following procedures and instruments: participant observation in the school routine; conversational dynamics; analysis of participants' and school's productions; sentence complementing; multi-exploration technique; analysis of specific pedagogical actions; semi-structured interview focusing on learning strategies in pedagogical action. Based on the research, we concluded that: 1) Procedural changes in the teachers' pedagogical actions characterized different types of learning in this process, related to the constitution of the procedures, skills and new understandings about pedagogical action. 2) The observation of the pedagogical actions of other teachers, as well as the incorporation of new actions to the pedagogical routine, were expressed as important ways of learning in the pedagogical action. 3) Through the study of the subjective configuration of the teachers' pedagogical action, we understand that learnings in the pedagogical action are only produced when the subjective configuration of this action is organized as a motivational configuration for the production of pedagogical actions oriented to the learning and development of students. 4) Different subjective meanings generated in different life experiences, not only linked to teaching, integrate the subjective configuration of the teachers' pedagogical action; in addition to those produced in the relationship with students, in the relationship with different types of knowledge, theoretical and critical, and in social relationships within the school context. 5) The active role of the teacher, as a subject or agent in the production of pedagogical actions, revealed itself as important for the constitution of different learnings in these actions. Based on the constructions presented, we defend the following thesis: teachers' learning in pedagogical action is possible due to the subjective configuration of this action as a motivational configuration for student learning and development, as well as the teacher's condition as a subject or agent of this process. Previously subjectivized learning, originated in different moments and contexts of life, emerge in the pedagogical action as part of the subjective configuration of this action, favoring reflective and imaginative processes that contribute to new learning.
Résumé: L'objectif principal de la recherche était de comprendre l'apprentissage des enseignants dans l'action pédagogique et ses relations avec la configuration subjective de l'action pédagogique. Nous partons d'une revue de la production scientifique sur le thème de l'enseignement des apprentissages et des apprentissages informels des enseignants dans laquelle nous identifions des rapprochements avec le thème de recherche, permettant d'ouvrir de nouveaux axes d'exploration. Nous nous basons théoriquement sur la théorie de la subjectivité, dans la perspective culturelle et historique, en particulier dans la catégorie configuration subjective de l'action pédagogique, en tant que voie globale d'apprentissage des enseignants dans leurs propres actions. Conformément à cette perspective théorique, nous sommes guidés par les principes de l'épistémologie qualitative et ses développements dans la méthodologie constructive-interprétative pour l'étude des cas singuliers de trois enseignants de l'éducation de base, dans la même école publique. La construction de l'information a été appuyée par la mise en œuvre des procédures et instruments suivants: observation participante dans la routine scolaire ; dynamique conversationnelle ; analyse des productions des participants et de l'école ; complément de phrase ; technique d'exploration multiple ; analyse d'actions pédagogiques spécifiques ; entretien semi-directif portant sur les stratégies d'apprentissage dans l'action pédagogique. Sur la base de la recherche, nous avons conclu que: 1) Les changements procéduraux dans les actions pédagogiques des enseignants caractérisent différents types d'apprentissage dans ce processus, liés à la constitution de procédures ; compétences et de nouvelles compréhensions de l'action pédagogique. 2) L'observation des actions pédagogiques d'autres enseignants, ainsi que l'incorporation de nouvelles actions dans la routine pédagogique, ont été exprimées comme des moyens importants d'apprentissage dans l'action pédagogique. 3) A travers l'étude de la configuration subjective de l'action pédagogique des enseignants, on comprend que l'apprentissage dans l'action pédagogique ne se produit que lorsque la configuration subjective de cette action s'organise comme une configuration motivationnelle pour la production d'actions pédagogiques orientées vers l'apprentissage et le développement des élèves.4) Différentes significations subjectives générées dans différentes expériences de vie, non seulement liées à l'enseignement, intègrent la configuration subjective de l'action pédagogique des enseignants ; en plus de celles produites dans la relation avec les élèves, dans la relation aux différents savoirs, théoriques et critiques et dans les relations sociales en contexte scolaire. 5) Le rôle actif de l'enseignant, en tant que sujet ou agent dans la production d'actions pédagogiques, a été exprimé comme important pour la constitution d'apprentissages différents dans ces actions. Sur la base des constructions présentées, nous défendons la thèse suivante: l'apprentissage de l'enseignant dans l'action pédagogique est possible du fait de la configuration subjective de cette action comme configuration motivationnelle pour l'apprentissage et le développement de l'élève, ainsi que de la condition de l'enseignant en tant que sujet ou agent de cette action. Des apprentissages auparavant subjectives, constitués dans différents moments et contextes de la vie, émergent dans l'action pédagogique comme faisant partie de la configuration subjective de cette action, favorisant les processus réflexifs et imaginatifs qui contribuent à de nouveaux apprentissages.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.