Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mitjáns Martínez, Albertina | - |
dc.contributor.author | Egler, Valdívia de Lima Pires | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T21:52:42Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T21:52:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-04 | - |
dc.identifier.citation | EGLER, Valdívia de Lima Pires. Aprendizagens de professoras na ação pedagógica: compreensões a partir da Teoria da Subjetividade. 2022. 190 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44162 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo central da pesquisa foi compreender aprendizagens de professoras na ação
pedagógica e suas relações com a configuração subjetiva da ação pedagógica. Partimos
de revisão da produção científica sobre a temática da aprendizagem da docência e
aprendizagem informal de professores em que identificamos aproximações com a
temática da pesquisa, possibilitando a abertura de novos focos de exploração.
Fundamentamo-nos teoricamente na Teoria da Subjetividade, na perspectiva culturalhistórica, de forma específica na categoria configuração subjetiva da ação pedagógica,
como via compreensiva de aprendizagens das professoras nas próprias ações. Em
coerência com esta perspectiva teórica, orientamo-nos pelos princípios da Epistemologia
Qualitativa e seus desdobramentos na Metodologia Construtivo-interpretativa para o
estudo dos casos singulares de três professoras de educação básica, em uma mesma escola
pública. A construção das informações apoiou-se na realização dos seguintes
procedimentos e instrumentos: observação participante no cotidiano escolar; dinâmicas
conversacionais; análise de produções das participantes e da escola; complemento de
frases; técnica de explorações múltiplas; análise de ações pedagógicas específicas;
entrevista semiestruturada com foco em estratégias de aprendizagem na ação pedagógica.
A partir da realização da pesquisa concluímos que: 1) Mudanças processuais em ações
pedagógicas das professoras caracterizaram diferentes tipos de aprendizagem nesse
processo, relacionadas à constituição de procedimentos; habilidades e novas
compreensões sobre a ação pedagógica. 2) A observação das ações pedagógicas de outros
professores, assim como a incorporação de novas ações ao cotidiano pedagógico
expressaram-se como importantes vias de aprendizagem na ação pedagógica. 3) Por meio
do estudo da configuração subjetiva da ação pedagógica das professoras compreendemos
que as aprendizagens na ação pedagógica apenas se produzem quando a configuração
subjetiva dessa ação se organiza como uma configuração motivacional para a produção
de ações pedagógicas orientadas para a aprendizagem e o desenvolvimento dos
estudantes.4) Integram a configuração subjetiva da ação pedagógica das professoras
diferentes sentidos subjetivos gerados em experiências de vida diversas, não apenas
vinculadas à docência; além dos produzidos na relação com os estudantes, na relação com
diferentes tipos de conhecimento, teóricos e críticos, e nas relações sociais no contexto
escolar. 5) O papel ativo do professor, como sujeito ou agente na produção de ações
pedagógicas, expressou-se importante para a constituição das diferentes aprendizagens
nessas ações. Com base nas construções apresentadas, defendemos a seguinte tese: as
aprendizagens de professores na ação pedagógica são possíveis em função da
configuração subjetiva dessa ação como configuração motivacional para a aprendizagem
e o desenvolvimento dos estudantes, assim como da condição do professor como sujeito
ou agente desse processo. Aprendizagens subjetivadas anteriormente, constituídas em
diferentes momentos e contextos de vida, emergem na ação pedagógica como parte da
configuração subjetiva dessa ação favorecendo processos reflexivos e imaginativos que
contribuem para novas aprendizagens. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aprendizagens de professoras na ação pedagógica : compreensões a partir da Teoria da Subjetividade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rossato, Maristela | - |
dc.description.abstract1 | The main objective of the research was to understand the dynamics of teachers' learning
within the pedagogical action and their relations with the subjective configuration of the
pedagogical action. We start from a review of the scientific productions on the subject of
the learning of teaching and informal learning of teachers in which we identify
correspondences with the research theme, enabling the finding of new angles of
exploration to focus on. The work uses as theoretical basis the Theory of Subjectivity in
its cultural-historical perspective, more specifically in the category of subjective
configuration of pedagogical action, as a comprehensive path for teachers' learning in
their own actions. In accordance to this theoretical perspective, we are guided by the
principles of Qualitative Epistemology and its developments in the ConstructiveInterpretive Methodology in the study of the singular cases of three teachers of basic
education in the same public school. The building of this knowledge was supported by
the use of the following procedures and instruments: participant observation in the school
routine; conversational dynamics; analysis of participants' and school's productions;
sentence complementing; multi-exploration technique; analysis of specific pedagogical
actions; semi-structured interview focusing on learning strategies in pedagogical action.
Based on the research, we concluded that: 1) Procedural changes in the teachers'
pedagogical actions characterized different types of learning in this process, related to the
constitution of the procedures, skills and new understandings about pedagogical action.
2) The observation of the pedagogical actions of other teachers, as well as the
incorporation of new actions to the pedagogical routine, were expressed as important
ways of learning in the pedagogical action. 3) Through the study of the subjective
configuration of the teachers' pedagogical action, we understand that learnings in the
pedagogical action are only produced when the subjective configuration of this action is
organized as a motivational configuration for the production of pedagogical actions
oriented to the learning and development of students. 4) Different subjective meanings
generated in different life experiences, not only linked to teaching, integrate the subjective
configuration of the teachers' pedagogical action; in addition to those produced in the
relationship with students, in the relationship with different types of knowledge,
theoretical and critical, and in social relationships within the school context. 5) The active
role of the teacher, as a subject or agent in the production of pedagogical actions, revealed
itself as important for the constitution of different learnings in these actions. Based on the
constructions presented, we defend the following thesis: teachers' learning in pedagogical
action is possible due to the subjective configuration of this action as a motivational
configuration for student learning and development, as well as the teacher's condition as
a subject or agent of this process. Previously subjectivized learning, originated in different
moments and contexts of life, emerge in the pedagogical action as part of the subjective
configuration of this action, favoring reflective and imaginative processes that contribute
to new learning. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | L'objectif principal de la recherche était de comprendre l'apprentissage des enseignants
dans l'action pédagogique et ses relations avec la configuration subjective de l'action
pédagogique. Nous partons d'une revue de la production scientifique sur le thème de
l'enseignement des apprentissages et des apprentissages informels des enseignants dans
laquelle nous identifions des rapprochements avec le thème de recherche, permettant
d'ouvrir de nouveaux axes d'exploration. Nous nous basons théoriquement sur la théorie
de la subjectivité, dans la perspective culturelle et historique, en particulier dans la
catégorie configuration subjective de l'action pédagogique, en tant que voie globale
d'apprentissage des enseignants dans leurs propres actions. Conformément à cette
perspective théorique, nous sommes guidés par les principes de l'épistémologie
qualitative et ses développements dans la méthodologie constructive-interprétative pour
l'étude des cas singuliers de trois enseignants de l'éducation de base, dans la même école
publique. La construction de l'information a été appuyée par la mise en œuvre des
procédures et instruments suivants: observation participante dans la routine scolaire ;
dynamique conversationnelle ; analyse des productions des participants et de l'école ;
complément de phrase ; technique d'exploration multiple ; analyse d'actions pédagogiques
spécifiques ; entretien semi-directif portant sur les stratégies d'apprentissage dans l'action
pédagogique. Sur la base de la recherche, nous avons conclu que: 1) Les changements
procéduraux dans les actions pédagogiques des enseignants caractérisent différents types
d'apprentissage dans ce processus, liés à la constitution de procédures ; compétences et
de nouvelles compréhensions de l'action pédagogique. 2) L'observation des actions
pédagogiques d'autres enseignants, ainsi que l'incorporation de nouvelles actions dans la
routine pédagogique, ont été exprimées comme des moyens importants d'apprentissage
dans l'action pédagogique. 3) A travers l'étude de la configuration subjective de l'action
pédagogique des enseignants, on comprend que l'apprentissage dans l'action pédagogique
ne se produit que lorsque la configuration subjective de cette action s'organise comme
une configuration motivationnelle pour la production d'actions pédagogiques orientées
vers l'apprentissage et le développement des élèves.4) Différentes significations
subjectives générées dans différentes expériences de vie, non seulement liées à
l'enseignement, intègrent la configuration subjective de l'action pédagogique des
enseignants ; en plus de celles produites dans la relation avec les élèves, dans la relation
aux différents savoirs, théoriques et critiques et dans les relations sociales en contexte
scolaire. 5) Le rôle actif de l'enseignant, en tant que sujet ou agent dans la production
d'actions pédagogiques, a été exprimé comme important pour la constitution
d'apprentissages différents dans ces actions. Sur la base des constructions présentées,
nous défendons la thèse suivante: l'apprentissage de l'enseignant dans l'action
pédagogique est possible du fait de la configuration subjective de cette action comme
configuration motivationnelle pour l'apprentissage et le développement de l'élève, ainsi
que de la condition de l'enseignant en tant que sujet ou agent de cette action. Des
apprentissages auparavant subjectives, constitués dans différents moments et contextes
de la vie, émergent dans l'action pédagogique comme faisant partie de la configuration
subjective de cette action, favorisant les processus réflexifs et imaginatifs qui contribuent
à de nouveaux apprentissages. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|