Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Mônica Aparecida Serafim | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T21:33:43Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T21:33:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Mônica Aparecida Serafim. Gestão compartilhada da oferta pública de educação baseada na lei de consórcios públicos: o caso do Ciedepar. 2022. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44101 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação busca discutir o consorciamento público intermunicipal como meio para
contribuir no enfrentamento de problemas comuns dos municípios e na produção de soluções
integradas para a gestão da educação básica pública. Considerou, para isso, a perspectiva
acerca da questão federativa e da articulação regional entre municípios, tendo como norte a
Lei 11.107/2005, que trata dos consórcios públicos. Orientou-se pela abordagem qualitativa e
optou-se pela análise documental e pela aplicação de questionário junto aos municípios
consorciados sobre questões que tratam da experiência de gestão associada de serviços
públicos que tem sido vivenciada pelos municípios partícipes do Consórcio Intermunicipal de
Educação e Ensino do Paraná (Ciedepar). A partir de suas respostas, realizaram-se entrevistas
semiestruturadas com gestores do consórcio e gestores municipais responsáveis pela
educação. Buscou-se discutir o desenho institucional e os objetivos do Ciedepar, o qual
instituiu ações que deram início ao consórcio para oferecer apoio técnico aos municípios do
estado do Paraná. A expectativa exposta pelo consórcio e aqui analisada é o aprimoramento
da gestão da educação conjuntamente com as prefeituras, agindo na articulação de políticas
integradas. Já a finalidade por ele almejada se norteia na obtenção de metas relacionadas à
aprendizagem e ao atendimento do ensino nos municípios consorciados. Concomitante a isso,
o objetivo proposto é a realização de políticas educacionais integradas, as quais apontam para
a melhoria da qualidade educacional dos municípios consorciados e que seriam efetivadas em
conjunto com as prefeituras. E a respeito do desenho institucional, a novidade se amplia ao
campo do federalismo educacional, designando-se uma rede de implementação de políticas
públicas, que se organizam por meios de uma instância intermunicipal, a qual necessita, em
alguma medida, da abdicação de determinado grau de autonomia por parte dos entes
federados para uma melhor articulação de suas ações. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gestão compartilhada da oferta pública de educação baseada na lei de consórcios públicos : o caso do Ciedepar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Federalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regime de colaboração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consórcios públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consórcios em educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation seeks to discuss the inter-municipal public consortium as a means to
contribute to the confrontation of common problems of municipalities and the production of
integrated solutions for the management of public basic education. For this, it considered the
perspective on the federative issue and the regional articulation between municipalities,
having as a guide the Law 11.107/2005, which deals with public consortia. It was guided by
the qualitative approach and opted for document analysis and the application of a
questionnaire with the consortium municipalities on issues that deal with the experience of
associated management of public services that has been experienced by the participating
municipalities of the Intermunicipal Consortium of Education and Teaching of Paraná
(Ciedepar). Based on their answers, semi-structured interviews were carried out with
consortium managers and municipal managers responsible for education. We sought to
discuss the institutional design and objectives of Ciedepar, which instituted actions that
started the consortium to offer technical support to municipalities in the state of Paraná. The
expectation expressed by the consortium and analyzed here is the improvement of education
management together with the municipalities, acting in the articulation of integrated policies.
On the other hand, the purpose pursued by him is guided by the achievement of goals related
to learning and the attendance of education in the consortium municipalities. Concomitant to
this, the proposed objective is to carry out integrated educational policies, which aim to
improve the educational quality of the consortium municipalities and which would be carried
out jointly with the municipalities. And regarding the institutional design, the novelty extends
to the field of educational federalism, designating a network for the implementation of public
policies, which are organized by means of an inter-municipal instance, which needs, to some
extent, the abdication of a certain degree of autonomy on the part of the federated entities for
a better articulation of their actions. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:monicaapeserafimcardoso@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|