Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barrios González, Alia Maria | - |
dc.contributor.author | Mota, Lidiane Oliveira Eduardo | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T22:54:22Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T22:54:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-11 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Lidiane Oliveira Eduardo. Possíveis fatores de risco e proteção para o bem-estar e saúde mental da categoria docente: um estudo bioecológico com professores readaptados da SEDF. 2022. 280 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44092 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2020 a
depressão passaria a ser a segunda causa mais incapacitante do mundo. Com
base em dados da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), somente no
primeiro semestre de 2018, 15% dos profissionais (aproximadamente 3.900
professores) foram afastados de sala de aula no Distrito Federal, a maioria dos
atestados médicos apresentados foram por questões de saúde mental. A
Organização Internacional do Trabalho (OIT) por sua vez, aponta a categoria
docente como sendo a segunda a apresentar doenças ocupacionais, das quais, em
sua maioria relacionadas a questões de saúde mental. O aumento de professores
em adoecimento por demandas emocionais e doenças psíquicas é considerável, o
que afeta diretamente o bem-estar e a saúde mental dessa categoria. Por isso, o
presente trabalho investigou quais os fatores de risco e proteção relacionados ao
bem-estar e saúde mental do docente e as possíveis redes de apoio para os
professores da SEDF, com base nas vivências, necessidades e perspectivas de
profissionais que passaram pelo processo de readaptação funcional. Tal análise foi
realizada na perspectiva de oito professoras em processo de afastamento e
readaptação que compõem esse quadro devido a diagnósticos em saúde mental,
tendo participado de entrevistas semiestruturadas que foram alvo de uma análise
temática. Os resultados apontaram que o adoecimento emocional na categoria
docente é multifatorial, contudo, questões relacionadas ao trabalho, como as
díades presentes nos microssistemas dos professores, entre elas a relação com os
pares e direção, e estruturas precárias, sobrecarga e a não valorização profissional
são fatores de risco, bem como a relação presente no mesossistema família-escola,
sendo aspectos que afetam diretamente o bem-estar e a saúde mental docente.
Observou-se ainda, que a profissão docente é tanto um fator de risco como um fator
de proteção, pois, embora possam lidar com questões que afetem seu bem-estar e
saúde mental, a maioria dos professores gostam da profissão e no caso daqueles
em afastamento e readaptação, o fato de terem mudado de papel, atuando em
outros ambientes na escola que não mais a sala de aula, é fator de proteção ao seu
bem-estar e saúde mental. Foi constatado também que há ações de promoção ao
bem-estar e saúde mental dos professores por parte da SEDF, contudo, ainda são
de pouco conhecimento e abrangência, sendo necessário uma maior divulgação e
ampliação dos programas. Esse estudo utilizou a abordagem sistêmica e
bioecológica de Urie Bronfenbrenner, no intuito de investigar de forma
contextualizada e minuciosa os sujeitos dessa pesquisa, sob o olhar
fenomenológico. Foi pretendido por meio dessa pesquisa fornecer subsídios para
o aprimoramento ou criação de redes de apoio, contribuindo assim, para a
valorização dos professores readaptados e melhoria do bem-estar e saúde mental
dos docentes da SEDF. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Possíveis fatores de risco e proteção para o bem-estar e saúde mental da categoria docente : um estudo bioecológico com professores readaptados da SEDF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - fatores de risco | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - readaptação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bem-estar no trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | According to estimates by the World Health Organization (WHO), in the year 2020
depression would become the second most disabling cause in the world. Based on
data from the Federal District Education Department, only in the first half of 2018,
15% of the professionals (approximately 3,900 teachers) were moved away from
the classroom in the Federal District, most of the medical certificates presented were
due to mental health. The International Labor Organization (ILO), in turn, points to
the teaching category as the second to present occupational diseases, most of
which are related to mental health issues. The increase in teachers falling ill due to
emotional demands and psychological illnesses is considerable, which directly
affects the well-being and mental health of this category. Therefore, the present
research investigated which are the risk and protection factors related to the wellbeing and mental health of the instructor and the possible support networks for
Education Department teachers, based on the experiences, needs and perspectives
of professionals who went through the process of functional readaptation. This
analysis was carried out from the perspective of eight teachers in the process of
removal and readaptation that make up this situation due to diagnoses in mental
health, having participated in semi-structured interviews that were the subject of a
thematic analysis. The results showed that emotional illness in the teaching
category is multifactorial, however, issues related to work, such as the dyads
present in the teachers' microsystems, including the relationship with peers and
management, and precarious structures, overload and lack of professional
appreciation are risk factors, as well as the relationship present in the family-school
mesosystem, being aspects that directly affect the well-being and mental health of
teachers. It was also observed that the teaching profession is both a risk factor and
a protective factor, because, although they can deal with issues that affect their wellbeing and mental health, most teachers like the profession and in the case of those
in removal and readaptation, the fact that they have changed roles, working in other
environments at school that are no longer the classroom, is a protective factor for
their well-being and mental health. It was also found that there are actions to
promote the well-being and mental health of teachers by the Education Department,
however, they are still of little knowledge and scope, requiring greater dissemination
and expansion of the programs. This study used the systemic and bioecological
approach of Urie Bronfenbrenner, in order to investigate in a contextualized and
detailed way the subjects of this research, under the phenomenological point of
view. It was intended through this research to provide subsidies for the improvement
or creation of support networks, thus contributing to the valorization of readapted
teachers and improvement of the well-being and mental health of Federal District
teachers. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:lidianeeduardo@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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