Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha Neto, João Mendes da | - |
dc.contributor.author | Moraes, Gláucia Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T22:52:46Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T22:52:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-25 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Gláucia Costa de. Farmácia como estabelecimento de saúde: uma leitura das coalizões de defesa para a discussão da implementação da Lei 13.021/2014. 2022. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44087 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa buscou compreender por que a lei 13.021/14, que classifica o estabelecimento
farmacêutico como unidade destinada a prover serviços de saúde, não foi implementada
integralmente e, para tanto, foi utilizado o modelo do Advocacy Coalition Framework como
teoria norteadora. A norma resultou de um processo político que durou cerca de 20 anos e foi
fruto da negociação entre diversos atores do subsistema político. Foi realizada análise
documental e pesquisa semiestruturada com 9 atores e, por meio da teoria utilizada foi possível
identificar duas coalizões antagônicas disputando interesses sobre o estabelecimento
farmacêutico: coalizão do varejo e coalizão da farmácia. Os achados permitiram registrar os
fatos cronológicos até a aprovação da lei, analisar os choques internos e externos que
influenciaram a política, e identificar os recursos utilizados pelas coalizões. Os dados indicam
que os entraves à implementação integral da lei estariam na atuação do farmacêutico, na
regulação sanitária e na visão da sociedade que todavia não reconhece a farmácia como local
de prestação de serviços de saúde. No entanto, resta claro que a operacionalização integral da
lei traria benefícios à saúde pública garantindo a ampliação do acesso ao direito social. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Farmácia como estabelecimento de saúde : uma leitura das coalizões de defesa para a discussão da implementação da Lei 13.021/2014 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coalizão de defesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades farmacêuticas - fiscalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Implementação de políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Farmácia comunitária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to understand why law 13.021/14, which classifies the pharmacy as a unit
intended to provide health services, was not fully implemented and, for that, the Advocacy
Coalition Framework model was used as a guiding theory. The legislation resulted from a
political process that lasted about 20 years and was the result of negotiation between various
actors of the political subsystem. Documentary analysis and semi-structured research were
carried out with 9 actors and, through the theory used, it was possible to identify two opposed
coalitions disputing interests over the pharmacy: retail pharmacy coalition and pharmacy
coalition. The findings allowed to record the chronological facts until the law was approved,
analyze the internal and external shocks that influenced the policy, and identify the resources
used by the coalitions. Data indicate that the obstacles to the full implementation of the law
would be in the pharmacist's performance, in health regulation and in the vision of society that
does not recognize the pharmacy as a place of provision of health services. However, it remains
clear that the full implementation of the law would bring benefits to public health, assuring the
expansion of access to social rights. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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