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Título: Responder relacional derivado : efeito de estímulos com significados conflitantes em universitários com e sem depressão
Autor(es): Dantas, Ludmila Zatorre
E-mail do autor: ludmiladantas@gmail.com
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Equivalência de estímulos
Relações derivadas
Estímulos com significados
Transtorno depressivo maior
Data de publicação: 30-Jun-2022
Referência: DANTAS, Ludmila Zatorre. Responder relacional derivado: efeito de estímulos com significados conflitantes em universitários com e sem depressão. 2021. xviii, 130 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Estímulos com significados emocionais, que apresentam valências conflitantes, podem afetar a emergência de novas relações ou o responder relacional derivado, principalmente em populações consideradas clínicas. Entretanto, verifica-se em tal literatura pouca participação de indivíduos com Transtorno Depressivo Maior (TDM). Estudos epidemiológicos sobre depressão mostram taxas elevadas de prevalência em universitários em relação a população geral. Este estudo teve como objetivo geral avaliar o efeito de estímulos com significados conflitantes no responder relacional derivado de universitários com e sem depressão. Foram realizados três experimentos, nos quais os participantes foram distribuídos em grupos, de acordo com o escore obtido no BDI-II (0- 13 - Grupo Sem Depressão; escores igual ou superior a 14 pontos - Grupo Com Depressão). O Experimento 1 avaliou o efeito de estímulos com valência positiva e negativa, em conjunto com sílabas sem significado, na formação de classes de equivalência. Assim, 10 participantes foram expostos a tarefa de pareamento ao modelo nas fases de treino (AB: palavras com valência negativa - sílabas sem significado, e BC: sílabas sem significado - palavras com valência positiva) e de teste de equivalência (CA: palavras com valência positiva - palavras com valência negativa). Três dos cinco participantes do Grupo Com Depressão não atingiram o critério para a formação de classes, em contraste com todos os participantes do Grupo Sem Depressão, que atingiram esse critério. O Experimento 2 avaliou o efeito de estímulos com e sem significado emocional na formação de relações emergentes. Para isso, 20 participantes foram expostos a duas condições: Sem Significado (treinos AB e BC e testes AB, BC, AC e CA, com sílabas sem significado na língua portuguesa) e Com Significado (treinos DE e EF e testes ED, FE, DF e FD, com palavras com valência positiva e negativa, idêntica a condição experimental do Experimento 1). Quatro participantes do Grupo Com Depressão não formaram classes de equivalência na primeira condição a qual foram expostos e todos os participantes do Grupo Sem Depressão formaram classes de equivalência nas duas condições. O Experimento 3, avaliou o responder relacional derivado em duas tarefas do IRAP, com palavras com valência positiva e negativa em comparação com palavras que se referem a sentimentos derivados do BDI-II. Dos 30 participantes de cada Grupo (Com e Sem Depressão), metade foi exposta ao IRAPValência e a outra metade ao IRAP-Sentimentos. O desempenho dos grupos foi ligeiramente diferente apenas no IRAP-Sentimentos, embora não tenha sido estatisticamente significante. Adicionalmente, para os participantes de ambos os grupos não foi verificada correlação entre o desempenho nas tentativas dos IRAPs e os escores no BDI-II. Conclui-se que estímulos com valências diferentes (i.e., positivas e negativas) tendem a dificultar a formação de novas relações verbais em indivíduos com depressão, mas não apresentam o mesmo efeito em indivíduos sem depressão. Esses resultados contribuem para descrições mais funcionais sobre o desenvolvimento e tratamento de comportamentos depressivos.
Abstract: Stimuli with emotional meanings, which have conflicting valences, can affect the emergence of new relationships or the derived relational response, especially in populations considered clinical. However, there is little participation in this literature of individuals with Major Depressive Disorder (MDD). Epidemiological studies on depression show high prevalence rates in university students in relation to the general population. This study aimed to evaluate the effect of stimuli with conflicting meanings on the relational response derived from college students with and without depression. Three experiments were carried out, in which the participants were divided into groups, according to the score obtained in the BDI-II (0-13 - Group Without Depression; scores equal to or greater than 14 points - Group With Depression). Experiment 1 evaluated the effect of stimuli with positive and negative valence, together with meaningless syllables, in the formation of equivalence classes. Thus, 10 participants were exposed to the matching task to the model in the training phases (AB: words with negative valence - syllables without meaning, and BC: syllables without meaning - words with positive valence) and equivalence test (CA: words with positive valence - words with negative valence). Three of the five participants in the With Depression Group did not meet the criteria for class formation, in contrast to all participants in the No Depression Group, who met this criterion. Experiment 2 evaluated the effect of stimuli with and without emotional significance on the formation of emergent relationships. For this, 20 participants were exposed to two conditions: Without Meaning (trainings AB and BC and tests AB, BC, AC and CA, with syllables without meaning in Portuguese) and With Meaning (training DE and EF and tests ED, FE, DF and FD, with words with positive and negative valence, identical to the experimental condition of Experiment 1). Four participants in the With Depression Group did not form equivalence classes in the first condition to which they were exposed and all participants in the No Depression Group formed equivalence classes in the two conditions. Experiment 3 evaluated relational responding derived from two IRAP tasks, with words with positive and negative valence compared with words that refer to feelings derived from the BDI-II. Of the 30 participants in each Group (With and Without Depression), half were exposed to IRAP-Valencia and the other half to IRAP-Feelings. The performance of the groups was only slightly different in the IRAP-Feelings, although it was not statistically significant. Additionally, for the participants of both groups, there was no correlation between the performance in the IRAPs and the scores on the BDI-II. It is concluded that stimuli with different valences (i.e., positive and negative) tend to hinder the formation of new verbal relationships in individuals with depression, but do not have the same effect in individuals without depression. These results contribute to more functional descriptions of the development and treatment of depressive behaviors.
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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