Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Raquel Maria de | - |
dc.contributor.author | Dantas, Ludmila Zatorre | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T22:06:37Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01T22:06:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Ludmila Zatorre. Responder relacional derivado: efeito de estímulos com significados conflitantes em universitários com e sem depressão. 2021. xviii, 130 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44069 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estímulos com significados emocionais, que apresentam valências conflitantes, podem
afetar a emergência de novas relações ou o responder relacional derivado, principalmente
em populações consideradas clínicas. Entretanto, verifica-se em tal literatura pouca
participação de indivíduos com Transtorno Depressivo Maior (TDM). Estudos
epidemiológicos sobre depressão mostram taxas elevadas de prevalência em
universitários em relação a população geral. Este estudo teve como objetivo geral avaliar
o efeito de estímulos com significados conflitantes no responder relacional derivado de
universitários com e sem depressão. Foram realizados três experimentos, nos quais os
participantes foram distribuídos em grupos, de acordo com o escore obtido no BDI-II (0-
13 - Grupo Sem Depressão; escores igual ou superior a 14 pontos - Grupo Com
Depressão). O Experimento 1 avaliou o efeito de estímulos com valência positiva e
negativa, em conjunto com sílabas sem significado, na formação de classes de
equivalência. Assim, 10 participantes foram expostos a tarefa de pareamento ao modelo
nas fases de treino (AB: palavras com valência negativa - sílabas sem significado, e BC:
sílabas sem significado - palavras com valência positiva) e de teste de equivalência (CA:
palavras com valência positiva - palavras com valência negativa). Três dos cinco
participantes do Grupo Com Depressão não atingiram o critério para a formação de
classes, em contraste com todos os participantes do Grupo Sem Depressão, que atingiram
esse critério. O Experimento 2 avaliou o efeito de estímulos com e sem significado
emocional na formação de relações emergentes. Para isso, 20 participantes foram
expostos a duas condições: Sem Significado (treinos AB e BC e testes AB, BC, AC e CA,
com sílabas sem significado na língua portuguesa) e Com Significado (treinos DE e EF e
testes ED, FE, DF e FD, com palavras com valência positiva e negativa, idêntica a
condição experimental do Experimento 1). Quatro participantes do Grupo Com Depressão não formaram classes de equivalência na primeira condição a qual foram
expostos e todos os participantes do Grupo Sem Depressão formaram classes de
equivalência nas duas condições. O Experimento 3, avaliou o responder relacional
derivado em duas tarefas do IRAP, com palavras com valência positiva e negativa em
comparação com palavras que se referem a sentimentos derivados do BDI-II. Dos 30
participantes de cada Grupo (Com e Sem Depressão), metade foi exposta ao IRAPValência e a outra metade ao IRAP-Sentimentos. O desempenho dos grupos foi
ligeiramente diferente apenas no IRAP-Sentimentos, embora não tenha sido
estatisticamente significante. Adicionalmente, para os participantes de ambos os grupos
não foi verificada correlação entre o desempenho nas tentativas dos IRAPs e os escores
no BDI-II. Conclui-se que estímulos com valências diferentes (i.e., positivas e negativas)
tendem a dificultar a formação de novas relações verbais em indivíduos com depressão,
mas não apresentam o mesmo efeito em indivíduos sem depressão. Esses resultados
contribuem para descrições mais funcionais sobre o desenvolvimento e tratamento de
comportamentos depressivos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Responder relacional derivado : efeito de estímulos com significados conflitantes em universitários com e sem depressão | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equivalência de estímulos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações derivadas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estímulos com significados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno depressivo maior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Stimuli with emotional meanings, which have conflicting valences, can affect the
emergence of new relationships or the derived relational response, especially in
populations considered clinical. However, there is little participation in this literature of
individuals with Major Depressive Disorder (MDD). Epidemiological studies on
depression show high prevalence rates in university students in relation to the general
population. This study aimed to evaluate the effect of stimuli with conflicting meanings
on the relational response derived from college students with and without depression.
Three experiments were carried out, in which the participants were divided into groups,
according to the score obtained in the BDI-II (0-13 - Group Without Depression; scores
equal to or greater than 14 points - Group With Depression). Experiment 1 evaluated the
effect of stimuli with positive and negative valence, together with meaningless syllables,
in the formation of equivalence classes. Thus, 10 participants were exposed to the
matching task to the model in the training phases (AB: words with negative valence -
syllables without meaning, and BC: syllables without meaning - words with positive
valence) and equivalence test (CA: words with positive valence - words with negative
valence). Three of the five participants in the With Depression Group did not meet the
criteria for class formation, in contrast to all participants in the No Depression Group,
who met this criterion. Experiment 2 evaluated the effect of stimuli with and without
emotional significance on the formation of emergent relationships. For this, 20
participants were exposed to two conditions: Without Meaning (trainings AB and BC and
tests AB, BC, AC and CA, with syllables without meaning in Portuguese) and With
Meaning (training DE and EF and tests ED, FE, DF and FD, with words with positive
and negative valence, identical to the experimental condition of Experiment 1). Four
participants in the With Depression Group did not form equivalence classes in the first condition to which they were exposed and all participants in the No Depression Group
formed equivalence classes in the two conditions. Experiment 3 evaluated relational
responding derived from two IRAP tasks, with words with positive and negative valence
compared with words that refer to feelings derived from the BDI-II. Of the 30 participants
in each Group (With and Without Depression), half were exposed to IRAP-Valencia and
the other half to IRAP-Feelings. The performance of the groups was only slightly
different in the IRAP-Feelings, although it was not statistically significant. Additionally,
for the participants of both groups, there was no correlation between the performance in
the IRAPs and the scores on the BDI-II. It is concluded that stimuli with different valences
(i.e., positive and negative) tend to hinder the formation of new verbal relationships in
individuals with depression, but do not have the same effect in individuals without
depression. These results contribute to more functional descriptions of the development
and treatment of depressive behaviors. | pt_BR |
dc.contributor.email | ludmiladantas@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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