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dc.contributor.advisorDias, Cleidson Nogueira-
dc.contributor.authorMelo, Ilnah Marianne Pereira-
dc.date.accessioned2022-07-01T21:45:44Z-
dc.date.available2022-07-01T21:45:44Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationMELO, Ilnah Marianne Pereira. Desempenho na gestão de pátios de uma instituição policial: um estudo à luz da teoria dos custos de transação. 2022. 144 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44052-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo averiguar se os custos de transação e os tipos de mecanismos de monitoramento e controle influenciam o desempenho nas diferentes estruturas de governança da gestão de pátios da PRF. Para atender a tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, de recorte transversal no ano de 2021, bem como abarcado o período de vigência dos instrumentos vigentes em 2021 e os objetos de análise na pesquisa. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e aplicação de questionário e analisados por meio da Análise Qualitativa Comparativa (QCA) e da Análise de Conteúdo. O questionário foi respondido por servidores da instituição pesquisada responsáveis pela gestão de pátio (N=19). Esse instrumento de pesquisa coletou informações acerca de pressupostos e atributos da Teoria dos Custos de Transação (oportunismo, incerteza, especificidade de ativos e mensurabilidade de serviço) e dos mecanismos de monitoramento e controle do tipo confiança e hierarquia. Adicionalmente, a pesquisa documental contribuiu com dados referentes à frequência das transações e desempenho dos casos investigados. O questionário foi construído a partir de instrumentos já testados e validados, tendo sido executado um pré-teste para minimizar possíveis falhas na aplicação. A relevância do estudo reside no fato de ter emergido, no contexto das reformas da Administração Pública, a necessidade de se estudar comparativamente as diversas estruturas de governança, formadas por diferentes atores, para provisão de serviços públicos. Na perspectiva das lacunas, a Teoria dos Custos de Transação (TCT) propõe que estudos acerca dos custos de transação orientem a decisão sobre alocação dos recursos na economia; assim, a presente pesquisa traz um avanço aos estudos atuais concernentes à análise da frequência das transações e dos tipos de controle existentes nas estruturas de governança. Os resultados mostraram a relevância da terceirização do serviço estudado e que a gestão de pátio tende a ter melhor desempenho quando há a combinação de contratação de particular e a celebração de acordo com outro ente público. Além disso, os achados evidenciaram que a recorrência das transações foi um importante fator para o bom desempenho da gestão de pátio. Por fim, o presente estudo traz contribuições teóricas ao investigar a frequência e os tipos de mecanismos de monitoramento e controle no âmbito dos custos de transações e, ainda, pode auxiliar gestores na tomada de decisões operacionais e estratégicas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesempenho na gestão de pátios de uma instituição policial : um estudo à luz da teoria dos custos de transaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCustos de transaçãopt_BR
dc.subject.keywordServiço públicopt_BR
dc.subject.keywordGestão de pátiospt_BR
dc.subject.keywordPolícia Rodoviária Federal (PRF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to determine whether transaction costs and the types of monitoring and control mechanisms influence performance in the different governance structures of PRF cars’ deposit management. To meet this objective, the research was carried out a qualitative, descriptive, cross-sectional survey in the year 2021, as well as covering the period of validity of the instruments in force in 2021 and objects of analysis in the study. through documental research and application of a questionnaire and analyzed through Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Content Analysis. The questionnaire was answered by employees of the researched institution responsible for cars’ deposit management (N=19). This research instrument collected information about the assumptions and attributes of the Transaction Cost Theory (opportunism, uncertainty, asset specificity and service measurability) and the trust and hierarchy type monitoring and control mechanisms. Additionally, the documentary research contributed with data regarding the frequency of transactions and performance of the investigated cases. The questionnaire was built from instruments that had already been tested and validated, and a pre-test was carried out to minimize possible failures in the application. The relevance of the study lies in the fact that the need to comparatively study the different governance structures formed by different actors for the provision of public services emerged in the context of Public Administration reforms. From the perspective of gaps, the Transaction Cost Theory (TCT) proposes that studies on transaction costs guide the decision on the allocation of resources in the economy, so this research brings an advance to current studies concerning the analysis of the frequency of transactions and the types of control existing in governance structures, whose results showed the relevance of outsourcing the service studied and that cars’ deposit management tends to perform better when there is a combination of private contracting and the conclusion of an agreement with another public entity. In addition, the findings showed that the recurrence of transactions was an important factor influencing the good performance of cars’ deposit management. Finally, the present study brings theoretical contributions by investigating the frequency and types of monitoring and control mechanisms in the context of transaction costs and also helps managers in making operational and strategic decisions.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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