Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Cleidson Nogueira | - |
dc.contributor.author | Melo, Ilnah Marianne Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T21:45:44Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01T21:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Ilnah Marianne Pereira. Desempenho na gestão de pátios de uma instituição policial: um estudo à luz da teoria dos custos de transação. 2022. 144 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44052 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo averiguar se os custos de transação e os tipos de
mecanismos de monitoramento e controle influenciam o desempenho nas diferentes estruturas
de governança da gestão de pátios da PRF. Para atender a tal objetivo, foi realizada uma
pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, de recorte transversal no ano de 2021, bem como
abarcado o período de vigência dos instrumentos vigentes em 2021 e os objetos de análise na
pesquisa. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e aplicação de
questionário e analisados por meio da Análise Qualitativa Comparativa (QCA) e da Análise
de Conteúdo. O questionário foi respondido por servidores da instituição pesquisada
responsáveis pela gestão de pátio (N=19). Esse instrumento de pesquisa coletou informações
acerca de pressupostos e atributos da Teoria dos Custos de Transação (oportunismo, incerteza,
especificidade de ativos e mensurabilidade de serviço) e dos mecanismos de monitoramento e
controle do tipo confiança e hierarquia. Adicionalmente, a pesquisa documental contribuiu
com dados referentes à frequência das transações e desempenho dos casos investigados. O
questionário foi construído a partir de instrumentos já testados e validados, tendo sido
executado um pré-teste para minimizar possíveis falhas na aplicação. A relevância do estudo
reside no fato de ter emergido, no contexto das reformas da Administração Pública, a
necessidade de se estudar comparativamente as diversas estruturas de governança, formadas
por diferentes atores, para provisão de serviços públicos. Na perspectiva das lacunas, a Teoria
dos Custos de Transação (TCT) propõe que estudos acerca dos custos de transação orientem a
decisão sobre alocação dos recursos na economia; assim, a presente pesquisa traz um avanço
aos estudos atuais concernentes à análise da frequência das transações e dos tipos de controle
existentes nas estruturas de governança. Os resultados mostraram a relevância da terceirização
do serviço estudado e que a gestão de pátio tende a ter melhor desempenho quando há a
combinação de contratação de particular e a celebração de acordo com outro ente público.
Além disso, os achados evidenciaram que a recorrência das transações foi um importante fator
para o bom desempenho da gestão de pátio. Por fim, o presente estudo traz contribuições
teóricas ao investigar a frequência e os tipos de mecanismos de monitoramento e controle no
âmbito dos custos de transações e, ainda, pode auxiliar gestores na tomada de decisões
operacionais e estratégicas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desempenho na gestão de pátios de uma instituição policial : um estudo à luz da teoria dos custos de transação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custos de transação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de pátios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polícia Rodoviária Federal (PRF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to determine whether transaction costs and the types of monitoring
and control mechanisms influence performance in the different governance structures of PRF
cars’ deposit management. To meet this objective, the research was carried out a qualitative,
descriptive, cross-sectional survey in the year 2021, as well as covering the period of validity
of the instruments in force in 2021 and objects of analysis in the study. through documental
research and application of a questionnaire and analyzed through Qualitative Comparative
Analysis (QCA) and Content Analysis. The questionnaire was answered by employees of the
researched institution responsible for cars’ deposit management (N=19). This research
instrument collected information about the assumptions and attributes of the Transaction Cost
Theory (opportunism, uncertainty, asset specificity and service measurability) and the trust
and hierarchy type monitoring and control mechanisms. Additionally, the documentary
research contributed with data regarding the frequency of transactions and performance of the
investigated cases. The questionnaire was built from instruments that had already been tested
and validated, and a pre-test was carried out to minimize possible failures in the application.
The relevance of the study lies in the fact that the need to comparatively study the different
governance structures formed by different actors for the provision of public services emerged
in the context of Public Administration reforms. From the perspective of gaps, the Transaction
Cost Theory (TCT) proposes that studies on transaction costs guide the decision on the
allocation of resources in the economy, so this research brings an advance to current studies
concerning the analysis of the frequency of transactions and the types of control existing in
governance structures, whose results showed the relevance of outsourcing the service studied
and that cars’ deposit management tends to perform better when there is a combination of
private contracting and the conclusion of an agreement with another public entity. In addition,
the findings showed that the recurrence of transactions was an important factor influencing
the good performance of cars’ deposit management. Finally, the present study brings
theoretical contributions by investigating the frequency and types of monitoring and control
mechanisms in the context of transaction costs and also helps managers in making operational
and strategic decisions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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