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Título: Olhares e possibilidades sobre o ensino de literaturas africanas em língua portuguesa
Autor(es): Umbelino, Cristiane da Silva
E-mail do autor: cristiane.umbelino@hotmail.com
Orientador(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Literatura africana
Literatura - estudo e ensino
Literatura - crítica e interpretação
Cultura
Data de publicação: 29-Jun-2022
Referência: SILVA, Cristiane da Silva. Olhares e possibilidades sobre o ensino de literaturas africanas em língua portuguesa. 2022. 183 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo tem o objetivo de discutir aspectos teóricos/metodológicos relacionados ao ensino de literaturas africanas em língua portuguesa, a partir do ensino de literatura de uma forma geral, apontando a importância da literatura como expressão cultural e focalizando a necessidade formativa do texto literário para o sujeito humano. Para isso recorremos a Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Roger Chartier, Antonio Candido, dentre outros, problematizando a relevância da obra literária em sua especificidade. Já em relação às africanas de língua portuguesa, que não devem ser escolhidas, apenas por questões de raça e etnia, recorremos a Manuel Ferreira e Rita Chaves Para isso, faremos uma abordagem na legislação destinada ao ensino de literaturas em língua portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Em um segundo momento, apresentaremos um percurso de como é formado o leitor, passando pelos textos literários ao longo de sua formação escolar, também com enfoque nas literaturas africanas de língua portuguesa, fazendo uma análise de textos e produções resultantes de projetos e oficinas literárias realizadas nas escolas.
Abstract: This study aims to discuss theoretical / methodological aspects related to the teaching of African literatures in Portuguese, from the teaching of literature in general, pointing out the importance of literature as a cultural expression and focusing on the formative need of the literary text for the subject human, questioning the relevance of focusing the literary work in its specificity, especially the Portuguese-speaking Africans, who should not be chosen, just for reasons of race and ethnicity. To this end, we will approach the legislation aimed at teaching Portuguese language literatures in the National Curriculum Parameters (PCN) and in Law 10.639 / 03, as amended by Law 11.645 / 08, which makes the teaching of Afro-Brazilian history and culture mandatory. in all schools, public and private, from elementary to high school. In a second step, we will present a journey of how the reader is trained, going through literary texts during his school education, also focusing on African Portuguese-language literatures, making an analysis of texts and productions resulting from literary projects and workshops carried out in schools.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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