Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | - |
dc.contributor.author | Umbelino, Cristiane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T22:32:45Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T22:32:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cristiane da Silva. Olhares e possibilidades sobre o ensino de literaturas africanas em língua portuguesa. 2022. 183 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44031 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem o objetivo de discutir aspectos teóricos/metodológicos relacionados ao ensino
de literaturas africanas em língua portuguesa, a partir do ensino de literatura de uma forma
geral, apontando a importância da literatura como expressão cultural e focalizando a
necessidade formativa do texto literário para o sujeito humano. Para isso recorremos a Marisa
Lajolo, Regina Zilberman, Roger Chartier, Antonio Candido, dentre outros, problematizando a
relevância da obra literária em sua especificidade. Já em relação às africanas de língua
portuguesa, que não devem ser escolhidas, apenas por questões de raça e etnia, recorremos a
Manuel Ferreira e Rita Chaves Para isso, faremos uma abordagem na legislação destinada ao
ensino de literaturas em língua portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na
Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura
afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até
o ensino médio. Em um segundo momento, apresentaremos um percurso de como é formado o
leitor, passando pelos textos literários ao longo de sua formação escolar, também com enfoque
nas literaturas africanas de língua portuguesa, fazendo uma análise de textos e produções
resultantes de projetos e oficinas literárias realizadas nas escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Olhares e possibilidades sobre o ensino de literaturas africanas em língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to discuss theoretical / methodological aspects related to the teaching of African
literatures in Portuguese, from the teaching of literature in general, pointing out the importance of
literature as a cultural expression and focusing on the formative need of the literary text for the
subject human, questioning the relevance of focusing the literary work in its specificity, especially
the Portuguese-speaking Africans, who should not be chosen, just for reasons of race and
ethnicity. To this end, we will approach the legislation aimed at teaching Portuguese language
literatures in the National Curriculum Parameters (PCN) and in Law 10.639 / 03, as amended by
Law 11.645 / 08, which makes the teaching of Afro-Brazilian history and culture mandatory. in all
schools, public and private, from elementary to high school. In a second step, we will present a
journey of how the reader is trained, going through literary texts during his school education, also
focusing on African Portuguese-language literatures, making an analysis of texts and productions
resulting from literary projects and workshops carried out in schools. | pt_BR |
dc.contributor.email | cristiane.umbelino@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|