Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44031
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CristianedaSilvaUmbelino.pdf4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Danglei de Castro-
dc.contributor.authorUmbelino, Cristiane da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-29T22:32:45Z-
dc.date.available2022-06-29T22:32:45Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.date.submitted2022-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Cristiane da Silva. Olhares e possibilidades sobre o ensino de literaturas africanas em língua portuguesa. 2022. 183 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44031-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de discutir aspectos teóricos/metodológicos relacionados ao ensino de literaturas africanas em língua portuguesa, a partir do ensino de literatura de uma forma geral, apontando a importância da literatura como expressão cultural e focalizando a necessidade formativa do texto literário para o sujeito humano. Para isso recorremos a Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Roger Chartier, Antonio Candido, dentre outros, problematizando a relevância da obra literária em sua especificidade. Já em relação às africanas de língua portuguesa, que não devem ser escolhidas, apenas por questões de raça e etnia, recorremos a Manuel Ferreira e Rita Chaves Para isso, faremos uma abordagem na legislação destinada ao ensino de literaturas em língua portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Em um segundo momento, apresentaremos um percurso de como é formado o leitor, passando pelos textos literários ao longo de sua formação escolar, também com enfoque nas literaturas africanas de língua portuguesa, fazendo uma análise de textos e produções resultantes de projetos e oficinas literárias realizadas nas escolas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOlhares e possibilidades sobre o ensino de literaturas africanas em língua portuguesapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLiteratura africanapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to discuss theoretical / methodological aspects related to the teaching of African literatures in Portuguese, from the teaching of literature in general, pointing out the importance of literature as a cultural expression and focusing on the formative need of the literary text for the subject human, questioning the relevance of focusing the literary work in its specificity, especially the Portuguese-speaking Africans, who should not be chosen, just for reasons of race and ethnicity. To this end, we will approach the legislation aimed at teaching Portuguese language literatures in the National Curriculum Parameters (PCN) and in Law 10.639 / 03, as amended by Law 11.645 / 08, which makes the teaching of Afro-Brazilian history and culture mandatory. in all schools, public and private, from elementary to high school. In a second step, we will present a journey of how the reader is trained, going through literary texts during his school education, also focusing on African Portuguese-language literatures, making an analysis of texts and productions resulting from literary projects and workshops carried out in schools.pt_BR
dc.contributor.emailcristiane.umbelino@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.