Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Rosilene Conceição do | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-24T21:40:19Z | - |
dc.date.available | 2022-06-24T21:40:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-18 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Rosilene Conceição do. Representações sociais dos (as) profissionais da educação sobre a escolarização da população em situação de rua em Brasília. 2022. 229 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43992 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Por meio de experiências, reflexão, autores e documentação de uma prática
pedagógica pautada numa práxis transformadora dos espaços escolares e não
formais, o presente trabalho pretende contribuir, dentro de seus limites, para a
transformação da sociedade, em uma perspectiva de construção de uma prática
educativa relevante aos estudantes em situação de rua em Brasília/DF,
especialmente aqueles atendidos na Escola Meninos e Meninas do Parque. O intuito
desta dissertação é propor um estudo do processo de escolarização da população
em situação de rua no âmbito da Educação Formal. Para tanto, tem como objetivo
geral analisar quais são as representações sociais que os profissionais da educação
têm sobre o processo de escolarização dos estudantes que são atendidos na Escola
Meninos e Meninas do Parque (EMMP). As pretensões dessa pesquisa são
compreender como as representações sociais influenciam as práticas dessas/es
trabalhadoras/os e o processo de escolarização de pessoas em situação de rua, e
também, como esse processo colabora para a emancipação dos estudantes. Além
disso, busca-se discutir sobre as principais políticas públicas sociais e educacionais
disponíveis a esse grupo, notadamente as políticas educacionais que visam à
inclusão e à inserção dessas pessoas nas escolas públicas do Distrito Federal e,
consequentemente, no mercado de trabalho. Nessa esteira, a pesquisa empenha-se
em mostrar o contexto histórico e social da população em situação de rua. No que
concerne à metodologia, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (TRS),
instrumentos e procedimentos metodológicos que possibilitaram a identificação do
conteúdo, da estrutura e da dinâmica das representações sociais, por meio de
entrevistas e da análise de conteúdo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Representações sociais dos (as) profissionais da educação sobre a escolarização da população em situação de rua em Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | População em situação de rua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emancipação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Through experiences, reflection, authors and documentation of a pedagogical
practice based on a transforming praxis of school and non-formal spaces, the
present work intends to contribute, within its limits, for the transformation of society,
in a perspective of building a relevant educational practice to homeless students in
Brasilia/DF, especially those attended at the School Meninos e Meninas do Parque.
The purpose of this dissertation is to propose a study of the schooling process of the
homeless population in the scope of Formal Education. For this, it has as a general
objective to analyze what are the social representations that education professionals
have about the schooling process of students who are assisted at the School
Meninos e Meninas do Parque (EMMP). The pretensions of this research are to
understand how the social representations influence the practices of these workers
and the schooling process of homeless people, and also, how this process
collaborates to the emancipation of the students. Moreover, it seeks to discuss about
the main social and educational public policies available to this group, notably the
educational policies that aim at the inclusion and insertion of these people in public
schools in the Federal District and, consequently, in the labor market. In this vein, the
research strives to show the historical and social context of the homeless population.
Regarding the methodology, we used the Theory of Social Representations (TRS),
methodological tools and procedures that enabled the identification of the content,
structure and dynamics of social representations, through interviews and content
analysis. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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