http://repositorio.unb.br/handle/10482/43917
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Título : | Eva Maria de Jesus (tia Eva) : memórias de uma comunidade negra |
Autor : | Santos, Carlos Alexandre Barboza Plínio dos |
Assunto:: | Memória Escravidão Campesinato Negros |
Fecha de publicación : | 19-feb-2018 |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB) |
Citación : | SANTOS, Carlos Alexandre B. Plínio dos. Eva Maria de Jesus (tia Eva): Memórias de uma comunidade negra. Anuário Antropológico, Brasília, v. 37, n. 1, p. 155-181, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6908. Acesso em: 17 jan. 2022. |
Resumen : | Por meio das memórias dos idosos da comunidade negra Tia Eva, localizada em Campo Grande/MS, procuro, no presente artigo, apresentar a trajetória de vida da ex-escrava Eva Maria de Jesus (tia Eva) e, como consequência, a história da formação dessa comunidade. A memória sobre tia Eva também revelou as interações que ocorreram entre ex-escravos da região Sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) e ex-escravos migrantes das fazendas escravocratas do Triângulo Mineiro e do sul do estado de Goiás. Essas interações provocaram o nascimento do que denomino de “Irmandade” (categoria nativa), que uniu seus membros com o objetivo comum de realizar o projeto camponês e que pode ser resumido na tríade terra, família e trabalho. Procuro evidenciar também que os membros da Irmandade formaram intrínsecas ligações (políticas, socioeconômicas e culturais) que denominei de rede-irmandade. O foco dessa rede era o de ajuda e apoio mútuos, além da preservação e do acesso a terra, ou seja, o projeto de reprodução social camponês. Esse projeto, além de ter estabelecido os vínculos de uma Irmandade formada por ex-escravos, direcionou a vida da ex-escrava Eva Maria de Jesus (tia Eva). |
Abstract: | Through the memories of the elderly at Aunt Eva’s black community in Campo Grande, state of Mato Grosso do Sul, I attempt to present the life history of former slave Eva Maria de Jesus (Aunt Eva) and, hence, how that community was created. Memories about Aunt Eva also show the way interactions occurred between ex-slaves from southern Mato Grosso (today’s Mato Grosso do Sul) and migrant ex-slaves from plantations in Triângulo Mineiro and southern Goiás state. These interactions originated what I call “Brotherhood” (a native category) by uniting its members around the com-mon goal of carrying out their peasant project, summarized by the land, family, and work triad. I also try to show that Brotherhood members created inter-nal ties (political, socio-economic, and cultural) I have dubbed Brotherhood networking. This networking focuses on mutual aid and conservation and access to land, that is, the peasant project of so-cial reproduction. Besides the ties it cre-ated between a Brotherhood of former slaves, this project also guided the life of ex-slave Eva Maria de Jesus (aunt Eva). |
Licença:: | (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6908. Acesso em: 17 jan. 2022. |
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