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Título: Concepções e práticas acerca da criatividade em Matemática : movimentos na formação de um grupo de estudantes de licenciatura em Matemática
Autor(es): Araújo Neto, Lineu da Costa
E-mail do autor: lineuc@gmail.com
Orientador(es): Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto: Professores - formação
Criatividade (Educação)
Práticas pedagógicas
Matemática - estudo e ensino
Pensamento crítico
Data de publicação: 1-Jun-2022
Referência: ARAÚJO NETO, Lineu da Costa. Concepções e práticas acerca da criatividade em Matemática: movimentos na formação de um grupo de estudantes de licenciatura em Matemática. 2022. 202 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Diante das novas demandas de nossa sociedade no século XXI, cada vez mais complexa, dinâmica e tecnológica, o papel do sistema educacional e, em particular, do professor deve ser estimular o desenvolvimento do potencial criativo de seus alunos em busca de soluções inovadoras para os problemas que a vida lhes impõe. Nesse contexto, é importante que, durante a sua formação inicial, os futuros professores tenham contato com um conhecimento especializado em criatividade de modo a subsidiar a sua prática pedagógica em sala de aula no futuro. Considerando tais aspectos, o presente trabalho buscou investigar as potencialidades didático-pedagógicas de uma disciplina do 7º semestre do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Distrito Federal durante o 1º semestre letivo de 2020 no processo formativo de 28 futuros professores de Matemática acerca de conhecimentos e concepções de criatividade em Matemática e suas aplicações em práticas pedagógicas para o ensino do conteúdo de funções. O objetivo dessa disciplina era fornecer aos licenciandos uma formação especializada sobre conhecimentos pedagógicos voltados à criatividade que lhes permitisse desenvolver estratégias de ensino acerca do conteúdo de funções por meio de um modelo de oficinas de estímulo ao pensamento crítico e criativo em Matemática proposto por Gontijo (2020) e de problemas contextualizados e interdisciplinares segundo uma matriz de estrutura de continuidade de problemas proposta por Schiever e Maker (2003). Para atingir tal meta, foram traçadas as seguintes questões norteadoras: (a) Que conhecimentos e concepções acerca da criatividade em Matemática são evidenciados por futuros professores após cursarem tal disciplina? (b) Que conhecimentos e práticas pedagógicas para o ensino do conteúdo de funções são evidenciados por tais licenciandos após essa disciplina? (c) Que contribuições uma abordagem de ensino baseada em técnicas de criatividade associadas a problemas contextualizados e interdisciplinares pode proporcionar ao processo formativo desses licenciandos? No intuito de responder a essas perguntas, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa por meio de uma abordagem fenomenológica-hermenêutica. A parte metodológica adotada na pesquisa foi dividida em duas fases. Inicialmente foi realizada uma ampla revisão da literatura disponível a partir de uma análise documental das diretrizes que norteiam a Base Nacional Comum Curricular, o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e de uma pesquisa bibliográfica de artigos, dissertações e teses correlatos às temáticas de funções, formação de professores, conhecimentos docentes para o ensino da Matemática, criatividade, criatividade em Matemática e resolução de problemas. Em um segundo momento, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com os licenciandos, na modalidade de ensino remoto, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos: (a) questionários por meio de formulários eletrônicos; (b) gravações de videoaulas síncronas; e (c) registros escritos produzidos pelos estudantes na forma de roteiros de oficinas para o ensino de funções. Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin e dela emergiram as seguintes categorias: (a) concepções prévias de criatividade; (b) características de alunos criativos; (c) características de professores criativos; (d) as aulas de Matemática; (e) a formação inicial na licenciatura em Matemática; (f) conhecimentos docentes mobilizados pelos licenciandos e pelo pesquisador; (g) representações de funções; (h) características do pensamento criativo; (i) abordagens didático-metodológicas para o ensino de funções; e (j) conhecimentos docentes mobilizados nas aulas e nas oficinas. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo formativo baseado em técnicas de criatividade, com problemas contextualizados e interdisciplinares, durante a formação inicial, pode transformar as concepções e práticas pedagógicas de futuros professores de Matemática no âmbito da criatividade em Matemática e favorecer o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções.
Abstract: Faced with the new demands of our society in the 21st century, which is increasingly complex, dynamic and technological, the role of the educational system and, in particular, of the teacher must be to stimulate the development of the creative potential of their students in search of innovative solutions for the problems that life imposes on them. In this context, it is important that, during their initial teacher training, prospective teachers have contact with specialized knowledge in creativity in order to support their pedagogical practice in the classroom in the future. Considering these aspects, the present work aimed to investigate the didacticpedagogical potential of a subject of the seventh semester of the mathematics degree course at a public university of the Federal District during the first semester of 2020 in the training process of twenty-eight prospective mathematics teachers about the knowledge and conceptions of creativity in Mathematics and their applications in pedagogical practices for teaching the content of functions. The purpose of this course was to provide undergraduates with specialized training on pedagogical knowledge aimed at creativity that would allow them to develop teaching strategies about the content of functions through a model of workshops to stimulate critical and creative thinking in Mathematics proposed by Gontijo (2020) and contextualized and interdisciplinary problems according to a problem continuity structure matrix proposed by Schiever and Maker (2003). To achieve this goal, the following guiding questions were outlined: (a) What knowledge and conceptions about creativity in Mathematics are evidenced by prospective teachers after studying this subject? (b) What knowledge and pedagogical practices for teaching the content of functions are evidenced by such graduates after this course? (c) What contributions can a teaching approach based on creativity techniques associated with contextualized and interdisciplinary problems provide to the training process of these undergraduates? In order to answer these questions, a qualitative research was developed through a phenomenological-hermeneutic approach. The methodological part adopted in the research was divided into two phases. Initially, an extensive review of the available literature was carried out based on a documentary analysis of the guidelines that guide the National Common Curricular Base, the Curriculum in Motion of the Basic Education of the Federal District and the Common National Base for the Initial Teacher Training of the Basic Education and from a bibliographic research of papers, dissertations and theses related to the themes of functions, teacher training, knowledge for Mathematics teaching, creativity, creativity in Mathematics and problem solving. In a second moment, a field research was conducted with these undergraduates, in the form of remote teaching, in which the following instruments were used: (a) questionnaires through electronic forms; (b) recordings of synchronous video lessons; and (c) written records produced by the students in the form of workshop scripts for teaching the content of functions. The collected data were submitted to the Content Analysis technique from Laurence Bardin's perspective, and the following categories emerged from it: (a) previous conceptions of creativity; (b) characteristics of creative students; (c) characteristics of creative teachers; (d) Mathematics classes; (e) initial training in the Mathematics degree course; (f) teaching knowledge mobilized by the undergraduates and the researcher; (g) representations of functions; (h) characteristics of creative thinking; (i) didactic-methodological approaches to teaching functions; and (j) teaching knowledge mobilized in classes and workshops. The results obtained allowed us to conclude that the training process based on creativity techniques, with contextualized and interdisciplinary problems, during the initial teacher training, can transform the conceptions and pedagogical practices of prospective mathematics teachers in the context of creativity in Mathematics and favor the teaching and learning process of the content of functions.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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