Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.contributor.author | Araújo Neto, Lineu da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T22:17:25Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T22:17:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-21 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO NETO, Lineu da Costa. Concepções e práticas acerca da criatividade em Matemática: movimentos na formação de um grupo de estudantes de licenciatura em Matemática. 2022. 202 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43874 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das novas demandas de nossa sociedade no século XXI, cada vez mais complexa,
dinâmica e tecnológica, o papel do sistema educacional e, em particular, do professor deve ser
estimular o desenvolvimento do potencial criativo de seus alunos em busca de soluções
inovadoras para os problemas que a vida lhes impõe. Nesse contexto, é importante que, durante
a sua formação inicial, os futuros professores tenham contato com um conhecimento
especializado em criatividade de modo a subsidiar a sua prática pedagógica em sala de aula no
futuro. Considerando tais aspectos, o presente trabalho buscou investigar as potencialidades
didático-pedagógicas de uma disciplina do 7º semestre do curso de licenciatura em Matemática
de uma universidade pública do Distrito Federal durante o 1º semestre letivo de 2020 no
processo formativo de 28 futuros professores de Matemática acerca de conhecimentos e
concepções de criatividade em Matemática e suas aplicações em práticas pedagógicas para o
ensino do conteúdo de funções. O objetivo dessa disciplina era fornecer aos licenciandos uma
formação especializada sobre conhecimentos pedagógicos voltados à criatividade que lhes
permitisse desenvolver estratégias de ensino acerca do conteúdo de funções por meio de um
modelo de oficinas de estímulo ao pensamento crítico e criativo em Matemática proposto por
Gontijo (2020) e de problemas contextualizados e interdisciplinares segundo uma matriz de
estrutura de continuidade de problemas proposta por Schiever e Maker (2003). Para atingir tal
meta, foram traçadas as seguintes questões norteadoras: (a) Que conhecimentos e concepções
acerca da criatividade em Matemática são evidenciados por futuros professores após cursarem
tal disciplina? (b) Que conhecimentos e práticas pedagógicas para o ensino do conteúdo de
funções são evidenciados por tais licenciandos após essa disciplina? (c) Que contribuições uma
abordagem de ensino baseada em técnicas de criatividade associadas a problemas
contextualizados e interdisciplinares pode proporcionar ao processo formativo desses
licenciandos? No intuito de responder a essas perguntas, foi desenvolvida uma pesquisa de
natureza qualitativa por meio de uma abordagem fenomenológica-hermenêutica. A parte
metodológica adotada na pesquisa foi dividida em duas fases. Inicialmente foi realizada uma
ampla revisão da literatura disponível a partir de uma análise documental das diretrizes que
norteiam a Base Nacional Comum Curricular, o Currículo em Movimento da Educação Básica
do Distrito Federal e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da
Educação Básica e de uma pesquisa bibliográfica de artigos, dissertações e teses correlatos às
temáticas de funções, formação de professores, conhecimentos docentes para o ensino da
Matemática, criatividade, criatividade em Matemática e resolução de problemas. Em um
segundo momento, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com os licenciandos, na
modalidade de ensino remoto, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos: (a)
questionários por meio de formulários eletrônicos; (b) gravações de videoaulas síncronas; e (c)
registros escritos produzidos pelos estudantes na forma de roteiros de oficinas para o ensino de
funções. Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva
de Laurence Bardin e dela emergiram as seguintes categorias: (a) concepções prévias de
criatividade; (b) características de alunos criativos; (c) características de professores criativos;
(d) as aulas de Matemática; (e) a formação inicial na licenciatura em Matemática; (f)
conhecimentos docentes mobilizados pelos licenciandos e pelo pesquisador; (g) representações
de funções; (h) características do pensamento criativo; (i) abordagens didático-metodológicas
para o ensino de funções; e (j) conhecimentos docentes mobilizados nas aulas e nas oficinas.
Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo formativo baseado em técnicas de
criatividade, com problemas contextualizados e interdisciplinares, durante a formação inicial,
pode transformar as concepções e práticas pedagógicas de futuros professores de Matemática
no âmbito da criatividade em Matemática e favorecer o processo de ensino e aprendizagem do
conteúdo de funções. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Concepções e práticas acerca da criatividade em Matemática : movimentos na formação de um grupo de estudantes de licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade (Educação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Faced with the new demands of our society in the 21st century, which is increasingly complex,
dynamic and technological, the role of the educational system and, in particular, of the teacher
must be to stimulate the development of the creative potential of their students in search of
innovative solutions for the problems that life imposes on them. In this context, it is important
that, during their initial teacher training, prospective teachers have contact with specialized
knowledge in creativity in order to support their pedagogical practice in the classroom in the
future. Considering these aspects, the present work aimed to investigate the didacticpedagogical potential of a subject of the seventh semester of the mathematics degree course at
a public university of the Federal District during the first semester of 2020 in the training
process of twenty-eight prospective mathematics teachers about the knowledge and conceptions
of creativity in Mathematics and their applications in pedagogical practices for teaching the
content of functions. The purpose of this course was to provide undergraduates with specialized
training on pedagogical knowledge aimed at creativity that would allow them to develop
teaching strategies about the content of functions through a model of workshops to stimulate
critical and creative thinking in Mathematics proposed by Gontijo (2020) and contextualized
and interdisciplinary problems according to a problem continuity structure matrix proposed by
Schiever and Maker (2003). To achieve this goal, the following guiding questions were
outlined: (a) What knowledge and conceptions about creativity in Mathematics are evidenced
by prospective teachers after studying this subject? (b) What knowledge and pedagogical
practices for teaching the content of functions are evidenced by such graduates after this course?
(c) What contributions can a teaching approach based on creativity techniques associated with
contextualized and interdisciplinary problems provide to the training process of these
undergraduates? In order to answer these questions, a qualitative research was developed
through a phenomenological-hermeneutic approach. The methodological part adopted in the
research was divided into two phases. Initially, an extensive review of the available literature
was carried out based on a documentary analysis of the guidelines that guide the National
Common Curricular Base, the Curriculum in Motion of the Basic Education of the Federal
District and the Common National Base for the Initial Teacher Training of the Basic Education
and from a bibliographic research of papers, dissertations and theses related to the themes of
functions, teacher training, knowledge for Mathematics teaching, creativity, creativity in
Mathematics and problem solving. In a second moment, a field research was conducted with
these undergraduates, in the form of remote teaching, in which the following instruments were used: (a) questionnaires through electronic forms; (b) recordings of synchronous video lessons;
and (c) written records produced by the students in the form of workshop scripts for teaching
the content of functions. The collected data were submitted to the Content Analysis technique
from Laurence Bardin's perspective, and the following categories emerged from it: (a) previous
conceptions of creativity; (b) characteristics of creative students; (c) characteristics of creative
teachers; (d) Mathematics classes; (e) initial training in the Mathematics degree course; (f)
teaching knowledge mobilized by the undergraduates and the researcher; (g) representations of
functions; (h) characteristics of creative thinking; (i) didactic-methodological approaches to
teaching functions; and (j) teaching knowledge mobilized in classes and workshops. The results
obtained allowed us to conclude that the training process based on creativity techniques, with
contextualized and interdisciplinary problems, during the initial teacher training, can transform
the conceptions and pedagogical practices of prospective mathematics teachers in the context
of creativity in Mathematics and favor the teaching and learning process of the content of
functions. | pt_BR |
dc.contributor.email | lineuc@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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