http://repositorio.unb.br/handle/10482/43871
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_LuizaRossiCampos.pdf | 39,62 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Cinema e Direitos Humanos : o perfil da produção audiovisual brasileira selecionada pela Mostra Cinema e Direitos Humanos |
Auteur(s): | Campos, Luiza Rossi |
Orientador(es):: | Freitas, Christiana Soares de |
Assunto:: | Mostra Cinema e Direitos Humanos Direção cinematográfica Ação pública Política pública |
Date de publication: | 1-jui-2022 |
Data de defesa:: | 24-fév-2022 |
Référence bibliographique: | CAMPOS, Luiza Rossi. Cinema e Direitos Humanos: o perfil da produção audiovisual brasileira selecionada pela Mostra Cinema e Direitos Humanos. 2022. 244 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Este estudo empreende uma análise da Mostra Cinema e Direitos Humanos enquanto instrumento de ação pública, segundo compreensão de Lascoumes e Le Galès (2012), inserida no contexto das iniciativas de educação e cultura em direitos humanos e preconizada no Programa Nacional de Direitos Humanos-3 (PNDH-3, 2010). A iniciativa será analisada de acordo com a sociologia da ação pública (LASCOUMES; LE GALÈS, 2012) e a abordagem tecnopolítica de análise de inovações democráticas (FREITAS; SAMPAIO; AVELINO, 2020). Objetiva-se compreender se a Mostra promove direitos humanos especificamente por meio das narrativas dos filmes selecionados, ou se também o faz através da inclusão de diretores(as) pertencentes a grupos historicamente silenciados na sociedade brasileira no conjunto fílmico selecionado, como mulheres, negros e indígenas, entendendo o filme enquanto um espaço de produção de discursos (FOUCAULT, 1999) e a direção cinematográfica enquanto lugar de fala (RIBEIRO, 2020). Propõe-se, para esse fim, observar o conjunto de filmes brasileiros selecionados pela Mostra Cinema e Direitos Humanos de 2006 a 2021 (doze edições), buscando compreender em que medida o perfil socioeconômico de direção e produção dessas obras espelha ou rejeita o perfil de concentração da indústria cinematográfica nacional indicada através de estudos do Observatório do Cinema e do Audiovisual (OCA/Ancine) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA/UERJ). Ainda, almeja-se analisar a Mostra à luz da distinção entre democratização cultural (vinculada à circulação de produtos culturais socialmente legitimados) e democracia cultural (relacionada à inclusão de múltiplos públicos e produtores culturais), proposta por Isaura Botelho (2007) para interpretar políticas culturais. Para esse fim, são observados documentos relativos a rankings de públicos dos filmes nacionais (OCA/Ancine) e listas de melhores filmes elaboradas pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine); bem como pontuações de diretoras(es) e produtoras atribuídas pela Ancine (2018); escolaridade e renda de pessoas diretoras; distribuição regional de produtoras; e atividades paralelas desenvolvidas pela Mostra. Por fim, é interesse deste estudo compor um panorama da produção de cinema e direitos humanos no Brasil a partir do recorte do festival a fim de promover uma percepção ampla desse campo no Brasil, bem como fomentar novos estudos na área. |
Abstract: | This study understands the Brazilian human rights film festival Mostra Cinema e Direitos Humanos as an instrument of public action, according to Lascoumes and Le Galès' definition (2012), inserted in the context of human rights cultural and educational initiatives and appointed on Brazil's human rights program Programa Nacional de Direitos Humanos-3 (PNDH-3, 2010). The initiative is analysed under the scope of sociology of public action (LASCOUMES; LE GALÈS, 2012) and of the techno-political approach of democratic innovations (FREITAS; SAMPAIO; AVELINO, 2020). It's objective is to examine if the film festival promotes human rights specifically through the narratives of the selected films or if it also commits to composing a selection of films that includes directors from social groups historically silenced in Brazilian society, such as women and black and indigenous peoples, therefore understanding film as an space of speech production (FOUCAULT, 1999) and film direction as a locus of speech (RIBEIRO, 2020). To pursuit this objective, this study observes the set of films selected by the film festival from 2006 to 2021 (twelve editions) in order to understand to which degree does the socio-economic profile of direction and production of these works resembles or opposes to the concentrated profile shown by the Brazilian film industry (taking under consideration studies from Brazilian Cinema and Audiovisual Observatory – OCA/Ancine and Rio de Janeiro's State University's study group Multidisciplinary Studies Group of Affirmative Action – GEMAA/UERJ). This study also aims at analysing the Mostra Cinema e Direitos Humanos film festival under the distinction proposed by Isaura Botelho to interpret cultural policies (2007), which differs cultural democratization from cultural democracy. While the first refers to policies focused on the spreading of socially legitimized cultural products, the later points to the inclusion of multiple publics and cultural producers. To this end, documents related to cinema audience rankings of Brazilian films (OCA/Ancine) and best films lists produced by Brazilian Association of Film Critique (Abraccine) will be addressed; as well as grades applied to film directors by Ancine (2018); educational levels and income ranges of film directors; regional distribution of production companies; and activities parallel to film exhibition organized by the festival. Finally, this study engages in producing a panorama of Brazilian cinema production in human rights themes through Mostra Cinema e Direitos Humanos' twelve editions of programming, and hopes to stimulate new researches in this area of studies. |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.