http://repositorio.unb.br/handle/10482/43854
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_MariaDaisedeOliveiraCardoso.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Memórias do espaço urbano nas canções de Chico Buarque de Hollanda |
Auteur(s): | Cardoso, Maria Daíse de Oliveira |
Orientador(es):: | Cyntrão, Sylvia Helena |
Assunto:: | Memória Espaços urbanos Buarque, Chico, 1944- |
Date de publication: | 31-mai-2022 |
Data de defesa:: | 18-jan-2022 |
Référence bibliographique: | CARDOSO, Maria Daíse de Oliveira. Memórias do espaço urbano nas canções de Chico Buarque de Hollanda. 2022. 235 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | O compositor, cantor e escritor Chico Buarque de Hollanda ganhou notoriedade no cenário artístico brasileiro desde o início de sua carreira, nos anos de 1960. Suas composições passaram a ser força motriz para muitas questões sociais representativas de uma coletividade, mesmo que tecidas com uma voz individual. As reverberações de suas mensagens ganharam o imaginário dos seus leitores e ouvintes, especialmente no tocante ao lirismo elaborado de suas composições. Por meio de uma linguagem de forte acento coloquial e permeada de literariedade, ele procurou representar em suas letras a multiplicidade de vozes e as experiências fragmentadas do cotidiano das cidades, dos espaços urbanos e do imaginário de muitos espaços de memórias, principalmente nos seus últimos três álbuns, que, desde o título, remetem à espacialidade. A partir dessas observações, surgiu a seguinte indagação: como Chico Buarque representa as memórias do espaço urbano em suas canções, especialmente nas letras que compõem os discos As Cidades (1998), Carioca (2006) e Caravanas (2017)? Partindo dessa problematização, o objetivo da presente tese é investigar as estratégias literárias e os elementos memorialísticos utilizados por Chico Buarque para representar as memórias do espaço urbano nas obras musicais citadas. De igual modo, esta tese visa estudar as relações existentes entre a ideia de cidade-texto e os espaços de memórias; relacionar as experiências da urbe e a elaboração de um discurso cancional, em que reverberam vozes de outrem. E, por fim, analisar como as questões de modernidade, do contemporâneo, do crescimento urbano, da (in) segurança urbana e suas consequências podem interferir na construção dos discursos memorialísticos sobre uma cidade. Em face dos objetivos apontados, seguiu-se a metodologia de uma análise textual e transtextual comparativa, que se fundamenta na revisão bibliográfica e no amplo material acadêmico e jornalístico disponível sobre as obras e seu autor. Como referencial teórico utilizou-se, a princípio, as pesquisas de Sylvia Helena Cyntrão (2014) sobre as relações da canção com o literário e com os fenômenos relacionados ao contemporâneo; Yi-Fu Tuan (1983), que amplia os conceitos de espaço, lugar e espaciosidade; Milton Santos (2006), com as discussões sobre paisagem, aspectos fixos e fluxos de um lugar; Zygmunt Bauman (1999), com os conceitos sobre medo e consequências do urbano e outros aspectos relativos ao crescimento da cidade. Também foram basilares para a construção das análises e compreensão das singularidades que envolvem o lado opaco e furta-cor de uma cidade os conceitos e pressupostos teóricos de Henri Lefebvre (2001). Ademais, foram igualmente importantes as contribuições de Roger Chartier (1990), no que se refere ao seu conceito de representação, e Aleida Assmann (2011), que investiga os espaços de recordação. O corpo analítico da presente tese constituiu-se em dois blocos (o primeiro sobre a cidade do Rio de Janeiro e o segundo sobre outros espaços), cada um deles com quatro composições que expõem, por diferentes ângulos, como a memória do espaço urbano encontra na letra poética seu espaço-canção. De modo geral, percebeu-se que as canções de Chico Buarque estão fundamentadas em um jogo dialético. Isso porque, ao mesmo tempo em que celebram a beleza da cidade e os seus habitantes, essas obras fazem uma crítica cultural, revelando a segregação social e os variados problemas gerados pelos processos de urbanização. |
Abstract: | Singer-songwriter and writer Chico Buarque de Hollanda has won popularity in the Brazilian artistic scenery since the beginning for his career, back in the 1960s. His compositions have become the driving force to many social issues representing collectiveness even though weaved in a single voice. His message reverberations conquered the imaginary of readers and listeners, especially regarding the elaborate lyricism of his compositions. Through a language with strong colloquial accent and permeated by literariness, he sought to represent in his lyrics the multiplicity of voices and the fragmented memories of daily life in cities, urban spaces and the imaginary of many spaces of memories, mainly in his last three albums, which, from their title, refer to spatiality. From these observations, the following question emerged: how does Chico Buarque represent the memory of urban spaces in his songs, especially in the lyrics of the albums As Cidades (1998), Carioca (2006) and Caravanas (2017)? Based on this problematization, the goal of this dissertation is to investigate the literary strategies and memorialistic used by Chico Buarque to represent memories of urban spaces in the aforementioned musical works. Likewise, this dissertation aims to study the existing relationships between the city-text and memory of spaces; relate city experiences to the elaboration of a song speech in which the voices of others reverberate. Finally, it aims to analize how issues of the modernity, the contemporary, urban growth, urban (in)security and their consequences may interfere in the construction of memorialistic discourses about a city. Given the goals here presented, the methodology of comparative textual and transtextual analysis was followed, which is based on bibliographic review and academic and journalistic material available on the works and their author.Research done by Sylvia Helena Cyntrão (2014) regarding the relations between song, literature and phenomena related to the contemporary was used as theoretical background for this study. Yi-Fu Tuan (1983), which broadens the concept of space, place and spaciousness; Milton Santos (2006), with debates on landscape, fixed aspects and flows of spaces; Zygmunt Bauman (1999) with concepts on fear and consequences of the urban and other aspects related to urban growth are also part of this dissertation theoretical framework. The concepts and theoretical assumptions of Henri Lefebvre (2001) were also fundamental to the construction of the analysis and understanding of the singularities involving the opaque and iridescent sides of a city. Furthermore, Roger Chartier’s (1990) concept of representation and Aleida Assmann’s (2011) investigation of spaces of remembrance were equally important for this study. The analytical body of this dissertation consists of two parts: the first focused on the city of Rio de Janeiro and the second on other spaces.Each part has four compositions that expose, from different angles, how the memory of urban spaces finds in the poetic lyrics its space-song. In general, it was noticed that Chico Buarque’s songs are based on a dialectical game. That is because at the same it the songs celebrate the city and its inhabitant’s beauty, the compositions also make a cultural critique, revealing social segregation and the various problems generated by urbanization processes. |
Resumen: | El compositor, cantante y escritor, Chico Buarque de Hollanda ganó notoriedad en el escenario artístico brasileño desde el inicio de su carrera, en los años 1960. Sus composiciones se volvieronuna fuerza motriz para muchas cuestiones sociales representativas de una colectividad, aun cuando fueron tejidas con una voz individual. Las reverberaciones de sus mensajes ganaron el imaginario de sus lectores y oyentes, especialmente en lo que respecta al lirismo elaborado de sus composiciones. Por medio de un lenguaje de fuerte acento coloquial y permeado de literariedad, buscó representar en sus letras la multiplicidad de voces y las experiencias fragmentadas delo cotidiano de las ciudades, de los espacios urbanos y lo imaginario de muchos espacios de memorias, principalmente en los sus últimos tres álbumes, que, desde el título, remiten a la espacialidad. A partir de esas observaciones, surgió la siguiente pregunta: ¿cómo Chico Buarque representa las memoriasdel espacio urbano en sus canciones? especialmente en las letras que componen los discos As Cidades (1998), Carioca (2006), y Caravanas (2017). Partiendo de esa problematización el objetivo de la presente tesis es investigar las estrategias literarias y los elementos memorialísticos utilizados por Chico Buarque para representar las memorias del espacio urbano en las obras musicales ya citadas. De igual modos la tesis busca estudiar las relaciones existentes entre la idea de ciudad-texto y los espacios de memoria; relacionar las experiencias de la urbe y la elaboración de un discurso cancional, enlas que reverberan voces de otre. Y, por fin, analizar cómo las cuestiones de modernidad, de lo contemporáneo, del crecimiento urbano, de la (in) seguridad urbana y sus consecuencias pueden interferir en la construcción del discurso memorialístico sobre una ciudad. De cara a los objetivos apuntados, se siguió como metodología un análisis textual y trasntextual comparativo, que se fundamenta en la revisión bibliográfica y en el amplio material académico y periodístico disponible sobre las obras y el autor. Como marco teórico se utilizó, de inicio, las investigaciones de Sylvia Helena Cyntrão (2014) sobre las relaciones de la canción con lo literario y con los fenómenos relacionados a lo contemporáneo; Yi-Fu Tuan (1983), que amplía los conceptos de espacio, lugar y espaciosidad; Milton Santos (2006) con las discusiones sobre paisaje, aspectos fijos y flujos de un lugar; Zygmunt Bauman (1999), con los conceptos sobre miedo y consecuencia de lo urbano y otros aspectos relativos al crecimiento de la ciudad. Además, fueron básicos para la construcción del análisis y comprensión de las singularidades que envuelven el lado opaco e iridiscente de una ciudad los conceptos y presupuestos teóricos de Henri Lefebvre (2001). También, han sido igualmente importantes las contribuciones de Roger Chartier (1990) en lo que se refiere a su concepto de representación y Alleda Assmann (2011), quien investiga los espacios del recuerdo. El cuerpo analítico de la presente tesis se constituye en dos bloques (el primero sobre la ciudad de Río de Janeiro y el segundo sobre otros espacios), cada uno de ellos con cuatro composiciones que exponen, en diferentes ángulos, cómo la memoria del espacio urbano encuentra en la letra poética su espacio-canción. De modo general, se percibió que las canciones de Chico Buarque están fundamentadas en un juego dialéctico. Esto porque, mientras celebran la belleza de la ciudad y sus habitantes, esas obras hacen una crítica cultural, revelando la segregación social y los varios problemas generados por los procesos de urbanización. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.