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Título: Análise das variações do IDEB na rede estadual de ensino do Tocantins e seus indicadores de fluxo e proficiência entre 2007 e 2019
Outros títulos: Analysis of IDEB variations in the Tocantins State education network and its flow and proficiency indicators between 2007 and 2019
Autor(es): Lopes, Robson Vila Nova
Bezerra, Dini Ribeiro
Pereira, Jhonata Moreira
Castioni, Remi
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5553-1237
https://orcid.org/0000-0001-6934-8564
https://orcid.org/0000-0001-9929-0551
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
Assunto: Indicadores educacionais
Educação básica - qualidade
Políticas educacionais
Sistema educacional - Tocantins
Data de publicação: 11-Mar-2022
Editora: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitins
Referência: LOPES, Robson Vila Nova et al. Análise das variações do IDEB na rede estadual de ensino do Tocantins e seus indicadores de fluxo e proficiência entre 2007 e 2019. Humanidades e Inovação, v. 8, n. 64, p. 93-107, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6227. Acesso em: 25 maio 2022.
Resumo: Este artigo analisa as variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao período de 2007 a 2019 na rede estadual de ensino do Tocantins. Os principais dados apresentados e discutidos neste texto são indicadores produzidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), importante instrumento à disposição do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em todo o Brasil e, enfim, de toda a sociedade. A metodologia aplicada é a análise qualitativa dos dados oficiais do INEP e seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. O foco do estudo não é explicitar opinião sobre os dados, e/ou, traçar de forma determinante análises do Ideb e seus impactos na melhoria da educação, mas, apresentar os resultados do Ideb realizando um cruzamento de dados com as principais políticas públicas que tenham influenciado positivamente os resultados obtidos no decorrer do período.
Abstract: This article analyzes the variations of the Basic Education Development Index (Ideb) for the period from 2007 to 2019 in the state school system in Tocantins. The main data discussed in this text are indicators sought by the National System for the Evaluation of Basic Education (Saeb), an important instrument available to the Ministry of Education, State and Municipal Education Secretariats throughout Brazil and, finally, to society as a whole. The methodology applied is a qualitative analysis of official INEP data and its focus does not have a subjective character of the analyzed object. The focus of the study is not to make explicit the opinion about the data, and/ or, to determine in a decisive way analyzes of the IDEB and its impacts on the improvement of education, but to present the results of the IDEB by crossing data with the main public policies which have positively influenced the results obtained during the period.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: A revista Humanidades e Inovação (ISSN: 2358-8322) está licenciada com uma Licença Creative Commons:(CC BY NC). Fonte: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6227. Acesso em: 25 maio 2022.
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