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dc.contributor.authorLopes, Robson Vila Nova-
dc.contributor.authorBezerra, Dini Ribeiro-
dc.contributor.authorPereira, Jhonata Moreira-
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.date.accessioned2022-05-25T15:32:09Z-
dc.date.available2022-05-25T15:32:09Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationLOPES, Robson Vila Nova et al. Análise das variações do IDEB na rede estadual de ensino do Tocantins e seus indicadores de fluxo e proficiência entre 2007 e 2019. Humanidades e Inovação, v. 8, n. 64, p. 93-107, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6227. Acesso em: 25 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43805-
dc.description.abstractEste artigo analisa as variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao período de 2007 a 2019 na rede estadual de ensino do Tocantins. Os principais dados apresentados e discutidos neste texto são indicadores produzidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), importante instrumento à disposição do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em todo o Brasil e, enfim, de toda a sociedade. A metodologia aplicada é a análise qualitativa dos dados oficiais do INEP e seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. O foco do estudo não é explicitar opinião sobre os dados, e/ou, traçar de forma determinante análises do Ideb e seus impactos na melhoria da educação, mas, apresentar os resultados do Ideb realizando um cruzamento de dados com as principais políticas públicas que tenham influenciado positivamente os resultados obtidos no decorrer do período.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitinspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise das variações do IDEB na rede estadual de ensino do Tocantins e seus indicadores de fluxo e proficiência entre 2007 e 2019pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of IDEB variations in the Tocantins State education network and its flow and proficiency indicators between 2007 and 2019pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordIndicadores educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEducação básica - qualidadept_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordSistema educacional - Tocantinspt_BR
dc.rights.licenseA revista Humanidades e Inovação (ISSN: 2358-8322) está licenciada com uma Licença Creative Commons:(CC BY NC). Fonte: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6227. Acesso em: 25 maio 2022.pt_BR
dc.description.abstract1This article analyzes the variations of the Basic Education Development Index (Ideb) for the period from 2007 to 2019 in the state school system in Tocantins. The main data discussed in this text are indicators sought by the National System for the Evaluation of Basic Education (Saeb), an important instrument available to the Ministry of Education, State and Municipal Education Secretariats throughout Brazil and, finally, to society as a whole. The methodology applied is a qualitative analysis of official INEP data and its focus does not have a subjective character of the analyzed object. The focus of the study is not to make explicit the opinion about the data, and/ or, to determine in a decisive way analyzes of the IDEB and its impacts on the improvement of education, but to present the results of the IDEB by crossing data with the main public policies which have positively influenced the results obtained during the period.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5553-1237pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6934-8564pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9929-0551pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
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