Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4379
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_AndreRezendedeRosa.pdf782,15 kBAdobe PDFView/Open
Title: Estudo exploratório acerca das concepções de formadores de psicólogos de Goiânia sobre a atuação da psicologia escolar na educação superior
Authors: Rosa, André Rezende
Orientador(es):: Araújo, Claisy Maria Marinho
Assunto:: Psicologia educacional
Formação profissional
Psicologia escolar
Ensino superior - Goiânia (GO)
Issue Date: 29-Apr-2010
Citation: ROSA, André Rezende. Estudo exploratório acerca das concepções de formadores de psicólogos de Goiânia sobre a atuação da psicologia escolar na educação superior. 2009. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília,2009.
Abstract: A Psicologia Escolar vem se afirmando como um campo de atuação, pesquisa e produção de conhecimentos que tem expandido sua atuação a contextos educativos diversificados. Um dos cenários que se configura a essa ampliação é a Educação Superior. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as concepções de coordenadores de cursos de graduação em Psicologia e professores de disciplinas ligadas à Psicologia Escolar, acerca das possibilidades de atuação do PE na Educação Superior (ES), com o intuito de elaborar indicadores para construção de propostas de inserção do profissional nesse contexto. O estudo foi baseado na perspectiva teórico-epistemológica da Psicologia Histórico-Cultural e também na literatura contemporânea referente aos campos da Psicologia Escolar e da ES. Como base metodológica, utilizou-se a Epistemologia Qualitativa. A construção das informações ocorreu por meio de dois procedimentos: 1) aplicação de um questionário de caracterização das participantes; 2) realização de uma entrevista individual, de caráter semi-estruturado, orientada por dois eixos temáticos: formação e atuação do PE. Os resultados da pesquisa revelaram concepções que destacam a pertinência de uma proposta de inserção do PE no contexto da ES, elencando atividades como: atuação em equipes de trabalho, com foco na formação continuada de professores; intervenção nos processos intersubjetivos, mediando o desenvolvimento das relações entre os atores institucionais; participação e atuação nos processos decisórios, tanto no âmbito dos cursos de graduação quanto em relação aos níveis de gestão da instituição, com destaque para o desenvolvimento de atividades de análise institucional e pesquisa; atuação junto aos processos de mudança institucional, ressaltando a participação do profissional em programas de inclusão escolar. Apesar de terem sido observadas fragilidades com relação à formação do PE, os resultados indicaram avanços em relação à identidade e à atuação profissional, preponderando um modelo de intervenção de caráter institucional e preventivo. Os indicadores produzidos pela pesquisa evidenciaram, inicialmente, a necessidade de uma maior discussão das possibilidades de atuação do PE nesse contexto, abrangendo profissionais que já atuam na área e também o debate dessa temática nos processos formativos. Entre as atividades sugeridas para a atuação do PE, destacam-se: atuação junto às diversas instâncias de gestão que ocorrem nas IES, participando de processos como da revisão e elaboração de documentos para orientação pedagógica e/ou organizacional; implementação de políticas públicas que impliquem algum tipo de inovação nas IES; atuação em projetos que envolvam a articulação entre IES e sociedade e a participação e/ou coordenação de programas de formação continuada para os atores institucionais. No âmbito dos cursos de graduação, as propostas destacam: atividades voltadas para o aprimoramento dos processos avaliativos; análise das diretrizes e parâmetros curriculares que orientam o trabalho pedagógico nos diferentes cursos, oferecendo suporte à definição dos indicadores e objetivos que devem nortear os processos formativos; atividades de pesquisa relacionadas à caracterização da população estudantil e estratégias para a apreensão das mudanças em relação às competências profissionais e pessoais ocorridas na trajetória de formação. Espera-se que a pesquisa contribua para a ampliação dos contextos de atuação do PE, fomentando o desenvolvimento de estudos e iniciativas que articulem a Psicologia Escolar e a Educação Superior. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The School Psychology has been consolidating itself as a field of performance, researches and production of knowledge that has been expanding his/her performance to diversified educational contexts. One of the sceneries in which the enlargement is configured is the Higher Education. This research had as objective investigates the coordinators' of degree courses in Psychology and teachers of linked disciplines to the School Psychology conceptions, concerning the possibilities of performance of the school psychologist (SP) in the Higher Education (HE), with the intention of elaborate indicators for the construction of proposals to the professional's insert in that context. The study was based in a Cultural Psychology theoretical and epistemological perspective, and, furthermore, in the literature concerning the fields of School Psychology and Higher Education. The methodological bases were provided by the Qualitative Epistemology. The construction of information was accomplished by two proceedings: 1) the application of a questionnaire that characterize the participants; 2) the performing of a semi-structured interview, oriented by two main axis: the professional preparation and the rolls and functions of the school psychologist The results of the research revealed conceptions that detach the pertinence of a proposal of insertion of the SP in the context of the HE, indicating activities such as: performance in work teams, with focus in the teachers' ongoing formation; intervention in the intersubjective processes, mediating the development of the relationships among the institutional actors. The participants also indicate the possibility of the SP to take part in the decision process that takes place in the ambit of graduation courses and also along higher management levels, with prominence for the development of activities of institutional analysis and research; activities related to the processes of institutional change, emphasizing the professional's participation in programs of school inclusion. In spite of fragilities that were observed regarding the formation of the SP, the results indicated progress about the identity and the professional performance, prevailing a model of intervention of institutional and preventive character. The indicators produced by the research evidenced, initially, the need of a larger discussion of the possibilities of performance of the SP in that context, including professionals that already act in the area and including, also, the debate about that theme in the formative processes. Among the activities suggested for the SP, they stand out: participating in processes as of the revision and elaboration of documents for pedagogic and/or organizational orientation, close to the several administration instances that happen in Higher Education Settings (HES); implementation of public politics that implicate some innovation type in HES; projects that involve the articulation between HES and society and the participation and/or coordination of programs of ongoing formation for the institutional actors. In the extent of the degree courses, the proposals highlight: activities related to the improvement of the evaluative processes; analysis of the guidelines and curriculum parameters that orients the pedagogic work in the different courses, offering support to the definition of the indicators and objectives that should orientate the formative processes; research activities related to the characterization of the student population and strategies for the apprehension of the changes regarding the professional and personal competences happened in the formation path. It is waited that the research contributes for the enlargement of the contexts of performance of the SP, fomenting the development of studies and initiatives to articulate the School Psychology and the Higher Education.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4379/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.