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Título: O desempenho organizacional da Polícia Rodoviária Federal, no período de 2014 a 2021 : um diagnóstico à luz do People Analytics
Autor(es): Alencar, Nadia Zilotti
E-mail do autor: mailto:nadia.zilotti@gmail.com
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Desempenho organizacional
Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Balanced scorecard
Data de publicação: 13-Mai-2022
Referência: ALENCAR, Nadia Zilotti. O desempenho organizacional da Polícia Rodoviária Federal, no período de 2014 a 2021: um diagnóstico à luz do People Analytics. 2022. xv, 142 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A preocupação com a gestão do desempenho no setor público irrompeu com o advento da New Públic Management, repercutindo na adoção de ferramentas para o acompanhamento de resultados e a busca por uma maior eficiência. A presente pesquisa tem por objetivo efetuar um diagnóstico do desempenho organizacional da Polícia Rodoviária Federal, no período compreendido entre 2014 a 2021, e prospectar a visão de futuro sobre o desempenho do Órgão. Para tal, o estudo foi operacionalizado em três etapas. A primeira etapa foi implementada por meio da pesquisa documental, a fim de verificar quais as principais competências exercidas pela PRF enquanto Polícia Ostensiva da União, e como é realizada a avaliação de desempenho organizacional. A segunda etapa consiste na realização de entrevistas semiestruturadas com Diretores e Coordenadores-Gerais do órgão, buscando identificar a percepção dos gestores sobre a mensuração do desempenho organizacional. Na terceira etapa foi realizado o estudo quantitativo, mediante a análise das variáveis “Pessoas detidas em rodovias federais pelo cometimento de crimes diversos”, “Indivíduos mortos em acidentes de trânsito ocorridos em rodovias federais”, “Horas de interrupção de fluxo em rodovias federais, no período compreendido entre 2014 e 2021. O People Analytics foi utilizado como ferramenta de análise de dados, nos níveis descritivo e preditivo, de modo a prospectar a visão de futuro. Os resultados da pesquisa documental e das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, e os dados quantitativos avaliados por meio de técnicas de análise de séries temporais e aplicação da metodologia ARIMA, que possibilitou a predição do desempenho da PRF para os próximos anos. Os resultados da pesquisa apontam que a partir de 2014 ocorreu um esforço institucional para se estabelecer uma estratégica organizacional, e a partir dela realizar a gestão do desempenho. Com base no Balanced Scorecard foram estabelecidos objetivos estratégicos e entregas institucionais, relacionados aos indicadores estratégicos, visando a avaliação do desempenho. As entrevistas com os gestores da PRF trouxeram a percepção uníssona sobre a importância da avaliação do desempenho em organizações policiais, contudo, muitos aspectos precisam ser evoluídos, como a coleta de dados, a maneira como os dados são analisados e as ferramentas que comuniquem esses resultados. Também, foi possível constatar que o acompanhamento de metas e resultados não é feito de maneira sistemática. Em relação às variáveis analisadas e a prospecção para o período de 2022 a 2025, observa-se que o número de mortos em rodovias federais encontra-se em decréscimo, com tendência à redução nos próximos quatro anos. Quanto às horas de interdição, verifica-se que ocorreu o decréscimo de horas, com tendência à estabilidade nos próximos quatro anos. Em relação às pessoas detidas em rodovias federais, foi constatada grande variação, porém com tendência ao aumento e estabilização nos próximos quatro anos.
Abstract: The concern with the management of performance in the public sector erupted with the advent of the New Public Management having repercussions in the adoption of tools for monitoring results and the search for greater efficiency. The present research aims to make a diagnosis of the organizational performance of the Federal Highway Police (PRF), in the period between 2014 and 2021, and to prospect the vision of the future on the performance of the Agency. To this end, the study was carried out in three stages. The first stage was implemented through documentary research, in order to verify the main competencies exercised by the PRF as the Ostensive Police of the Union, and how the organizational performance assessment is carried out. The second stage consists of carrying out semi-structured interviews with Directors and General Coordinators of the agency, seeking to identify the perception of managers on the measurement of organizational performance. In the third stage, a quantitative study was carried out, through the analysis of the variables "Persons detained in federal highways for committing various crimes", "Individuals killed in traffic accidents that occurred on federal highways", "Hours of interrupted flow on federal highways, in the period between 2014 and 2021. People Analytics was utilized as a data analysis tool, at the descriptive and predictive levels, in order to prospect the vision of the future. The results of the documental research and interviews were submitted to content analysis, and the quantitative data was evaluated using time series analysis techniques and application of the ARIMA methodology, which made it possible to predict the performance of the PRF for the coming years. The research results indicate that from 2014 there was an institutional effort to establish an organizational strategy, and from it achieve performance management. Based on the Balanced Scorecard, strategic objectives and the delivery of institutional results were established, related to strategic indicators, with the goal of assessing performance. Interviews with PRF managers brought a unanimous perception about the importance of performance assessment in police organizations, however, many aspects need to be evolved, such as data collection, the way data is analyzed and the tools that communicate these results. Also, it was possible to verify that the monitoring of goals and results is not done in a systematic way. Regarding the variables analyzed and the prospection for the period from 2021 to 2025, it is observed that the number of deaths on federal highways is decreasing, with a tendency to reduce it in the next four years. As for the hours of interdiction, it appears that there has been a decrease, with a trend towards stability over the next four years. With regards to people detained on federal highways, a great variation was observed, but with a tendency to rise and stabilize in the next four years.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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