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dc.contributor.advisorPinheiro, Elton Bruno Barbosa-
dc.contributor.authorFrança, William Henrique-
dc.date.accessioned2022-05-13T21:43:46Z-
dc.date.available2022-05-13T21:43:46Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.date.submitted2022-03-08-
dc.identifier.citationFRANÇA, William Henrique. O uso do Twitter por Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral à Presidência da República em 2018. 2022. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43710-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação analisa a campanha de Jair Bolsonaro no Twitter, procedendo a uma Análise de Conteúdo. Como apoio teórico, o trabalho utiliza, também, referências da Ciência da Informação, especialmente no que se explicita sobre a proliferação de robôs em mídias sociais para o impulsionamento de fake news. Populismo online e Teoria do Agendamento foram igualmente reflexões que auxiliaram na compreensão do fenômeno estudado. Considerado o ano eleitoral de 2018, e destacando o período compreendido entre 1 de janeiro e 28 de outubro de 2018, o estudo se empenhou em compreender como e com quais objetivos se configurou, no âmbito do Twitter, o comportamento político, mais especificamente o conteúdo antimídia, propagado por Jair Bolsonaro durante a sua campanha eleitoral à Presidência da República. Com a finalidade de Identificar os tweets em que o então candidato ataca os profissionais da impr (táticas) de campanha naquela rede social, a saber: deslegitimar, descredibilizar e criminalizar. A propósito dessas táticas, a fim de constatar eventual impacto desse comportamento que ainda é praxe para o atual mandatário do Poder Executivo para atrair a atenção de cidadãos, protagonizando episódios de violência contra jornalistas e a imprensa, conhecer as estatísticas sobre a violência contra jornalistas no Brasil auxilia na interpretação do fenômeno do bolsonarismo. Com a análise, foi possível constatar que entre os alvos prediletos de Jair Bolsonaro estavam o jornal Folha de S. Paulo e os veículos ligados ao Grupo Globo que, em maior medida, foram alvos de descredibilização e deslegitimação, respectivamente. Além disso, contra a imprensa e a mídia tradicional como um todo, assim como contra o jornalismo e jornalistas em geral foi empregada, predominantemente, a tática da descredibilização. Os casos de criminalização sempre que ocorreram estavam associados às outras táticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso do Twitter por Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral à Presidência da República em 2018pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTwitterpt_BR
dc.subject.keywordBolsonaro, Jair Messias, 1955- política e governopt_BR
dc.subject.keywordCampanha eleitoralpt_BR
dc.subject.keywordAtaques à imprensapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The dissertation analyzes Jair Bolsonaro's Twitter campaign by conducting a Content Analysis. As theoretical support, the paper also uses references from Information Science, especially when it comes to the proliferation of robots in social media for boosting fake news. Online Populism and the Theory of Scheduling were also reflections that helped in the understanding of the phenomenon studied. Considering the 2018 election year, and highlighting the period between January 1 and October 28, 2018, the study strived to understand how and for what purposes political behavior, more specifically anti-media content, propagated by Jair Bolsonaro during his election campaign for the Presidency of the Republic was configured within Twitter. In order to identify the tweets in which the thencandidate attacks the press professionals, journalism, and whatever else he encompasses under the term "big media", categories were defined and indicators developed to explain the campaign objectives (tactics) in that social network, namely: to delegitimize, discredit, and criminalize. Regarding these tactics, in order to verify the eventual impact of this behavior - which is still the practice of the current president of the Executive Branch to attract the attention of citizens, leading episodes of violence against journalists and the press -, knowing the statistics on violence against journalists in Brazil helps in the interpretation of the phenomenon of Bolsonarism. With the analysis, it was possible to see that among Jair Bolsonaro's favorite targets were the newspaper Folha de S. Paulo and the vehicles linked to the Globo Group which, to a greater extent, were targets of discrediting and delegitimizing, respectively. Furthermore, against the press and the traditional media as a whole, as well as against journalism and journalists in general, the tactic of discrediting was predominantly employed. The cases of criminalization whenever they occurred were associated with the other tactics.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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