Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/43643
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2022_EstevonNagumo.pdf1,69 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Youtube, estudos e desinformação : dilemas dos estudantes universitários
Auteur(s): Nagumo, Estevon
Orientador(es):: Teles, Lúcio França
Assunto:: Visão baseada em recursos
Estudantes universitários
Ensino superior
Youtube
Desinformação
Date de publication: 4-mai-2022
Référence bibliographique: NAGUMO, Estevon. Youtube, estudos e desinformação: dilemas dos estudantes universitários. 2022. 174 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Os estudantes do Ensino Superior têm utilizado o Youtube como uma fonte de estudo, contudo em um contexto de desinformação é preciso atenção quanto ao uso dessa rede social. Com o objetivo de analisar como os estudantes universitários checam a veracidade do conteúdo de vídeos do Youtube que utilizam para estudar, realizou-se uma pesquisa qualitativa com o uso da Teoria Fundamentada. Foram geradas 194 respostas por meio de questionário on-line e realizadas 23 entrevistas on-line. Os dados foram analisados com auxílio do software Atlas.TI. Notou-se três dilemas dos estudantes a partir dos dados na codificação seletiva: 1) forma e conteúdo; 2) aceleração e aprendizado; e 3) algoritmo e veracidade. O primeiro trata do quanto os estudantes levam em consideração a estética e a didática do vídeo, às vezes, menosprezando conteúdo de qualidade que apresentam menos técnicas audiovisuais. O segundo discute que a busca por vídeos curtos que possam ser acelerados não implica que essa pressa gere necessariamente aprendizado. O último trata do quanto os estudantes ao confiarem em dados da plataforma – por exemplo, utilizar o número de visualizações como critério de escolha de um vídeo – ficam mais expostos à desinformação. Os estudantes pesquisados também indicaram diferentes estratégias de checagem do conteúdo dos vídeos – como comparar o conteúdo com outras fontes – e relataram que esse aprendizado de verificação decorreu de suas experiências na universidade, família e internet. Assim, maximizar os benefícios e minimizar os males da utilização Youtube para estudos depende de um uso crítico dessa tecnologia pelos estudantes.
Abstract: Higher education students have used Youtube as a source of study, however, in a context of misinformation, attention is needed regarding the use of this social network. With the aim of analyzing how university students check the veracity of the content of Youtube videos they use to study, a qualitative research was carried out using Grounded Theory. 194 responses were collected through an online questionnaire and 23 online interviews were carried out. The data were analyzed with the help of Atlas.TI software. Three students' dilemmas were noted from the selective coding data: 1) form and content; 2) acceleration and learning; and 3) algorithm and veracity. The first is about how much students take into account the aesthetics and didactics of video, sometimes disregarding quality content that has fewer audiovisual techniques. The second one discusses that the search for short videos that can be accelerated does not imply that this rush necessarily generates learning. The latter deals with how much students trust platform data - for example, using the number of views as a criterion for choosing a video - are more exposed to misinformation. The students surveyed also indicated different strategies to check the content of the videos - how to compare the content with other sources - and reported that this learning of verification stemmed from their experiences at university, family and internet. Thus, maximizing the benefits and minimizing the evils of using Youtube for studies depends on a critical use of this technology by students.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43643/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.