Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Arruda, Fabiana Serra de | - |
dc.contributor.author | Arcúrio, Michelle Salgado Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T21:22:08Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T21:22:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.citation | ARCÚRIO, Michelle Salgado Ferreira. Metodologia para gerenciamento de fatores humanos em segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita. 2019. xv, 156 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43621 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inspeção de segurança em aeroportos é considerada como um dos elementos mais
críticos para a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita - AVSEC. O
canal de inspeção é um componente da infraestrutura aeroportuária que se constitui como
um ponto crucial de segurança, sendo elemento contributivo para a segurança das nações.
No que tange ao fator humano no canal de inspeção, especificamente, há uma
oportunidade de abordar suas especificidades no âmbito do gerenciamento de riscos em
aeroportos. Sob esse contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma
ferramenta (matriz de risco) consistente, sustentada por pressupostos basilares da
literatura, que sirva como guia de referência aos aeroportos para avaliar e mapear os
fatores humanos no canal de inspeção. O método da pesquisa envolve quatro fases, quais
sejam: Fase 1: Delineamento critério-conceitual da Modelagem da Matriz de risco; Fase
2: Construção do instrumento; Fase 3: Validação do instrumento; e Fase 4: Aplicação
prática do instrumento em contexto operacional aeroportuário real. A estrutura da matriz
de risco é composta por quatro etapas metodológicas (contexto, riscos, avaliação e
resposta) e apresenta critérios que não eram utilizados para este fim, de forma associada
e com interface, tais como análise de riscos residuais e dosimetria do impacto financeiro
vinculado às providências administrativas advindas de ações fiscalizatórias. A ferramenta
é composta por onze planilhas correlacionadas e se constitui um modelo útil para mapear
fatores humanos (FH-AVSEC) sob o escopo de security. Os principais resultados
decorrentes desse estudo são: (i) a elaboração de modelo conceitual para matriz de risco
de fatores humanos em AVSEC, especificamente, para canais de inspeção; (ii) o
estabelecimento de critérios de para matriz de risco de fatores humanos em canais de
inspeção; (iii) o desenvolvimento de modelagem de instrumento prático para
Gerenciamento de Fatores Humanos em AVSEC (GFH-AVSEC); (iv) a validação dos
critérios da matriz de risco junto a painel de especialistas atuantes em aeroportos Classe
AP-3 e Classe AP-2; (v) a aplicação da matriz em dois aeroportos brasileiros (Classe AP2 Classe AP-3), constituindo-se como contribuição pioneira, prática e efetiva à AVSEC,
em termos de gerenciamento de riscos em aeroportos, em específico, de fatores humanos
no processo de inspeção. A matriz proposta pode ser replicável por organizações do setor
aéreo e por outras entidades estruturadas como sistemas complexos e sóciotécnicos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologia para gerenciamento de fatores humanos em segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inspeção de segurança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aviação Civil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gerenciamento de riscos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Screening process at airports is considered one of the most critical elements for
safeguarding civil aviation against acts of unlawful interference - AVSEC. The screening
checkpoints are a component of the airport infrastructure that constitutes a crucial point
of security, contributing to the security of nations. Regarding the human factor in
screening checkpoints specifically, there is an opportunity to consider their specificities
within the scope of risk management at airports. In this context, this study aimed to
develop a consistent tool (risk matrix), supported by basic assumptions in the literature,
which serves as a reference guide for airports to assess and map human factors in the
screening checkpoints. The research method involved four phases, namely: Phase 1:
Criterion-conceptual design of the Risk Matrix Modeling; Phase 2: Instrument
Construction; Phase 3: Instrument validation; and Phase 4: Practical application of the
instrument in a real airport operational context. The risk matrix structure comprises four
methodological steps (context, risks, assessment and response) and presents criteria that
were not used for this purpose, in an associated way and with an interface (such as residual
risks analysis and financial impact dosimetry linked to administrative measures arising
from quality control actions). The tool consists of eleven correlated spreadsheets and is a
useful model for mapping human factors (HF-AVSEC) under the security scope. The
main results from this study are: (i) the elaboration of a conceptual model for the human
factors risk matrix in AVSEC, in particular for screening checkpoints; (ii) the
establishment of criteria for the human factors risk matrix in screening checkpoints; (iii)
the development of a practical instrument modeling for AVSEC human factor
management (HFM-AVSEC); (iv) validation of the risk matrix criteria by an expert panel
working in Class AP-3 and Class AP-2 airports; (v) the application of the matrix in two
Brazilian airports (Class AP-2 and Class AP-3), constituting a pioneering, practical and
effective contribution to the AVSEC in terms of risk management at airports, in particular
of human factors in the screening checkpoints. The proposed matrix can be replicated by
organizations in the aviation industry and by other entities structured as complex and
socio-technical systems. | pt_BR |
dc.contributor.email | michelle.arcurio@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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