Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Braga, Cláudio Roberto Vieira | - |
dc.contributor.author | Matos, Thayza Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T17:39:55Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T17:39:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-15 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Thayza Alves. O filho mais desprezado da casa lhe encara de frente: o sujeito negro na obra e na vida de James Baldwin. 2021. 196 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43573 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese é um estudo interdisciplinar que se dedica à análise da construção da noção de sujeito
negro na sociedade estadunidense. Para isso, analisamos a obra literária do escritor negro James
Baldwin. Toma-se como corpus literário as obras “Go tell it on the mountain” (1953), seu
romance inaugural que foi adaptado para o cinema em 1984, por Stan Lathan, e os ensaios “The
devil finds work” (1976) e a coletânea “The cross of redemption” (2010), que deram corpo ao
documentário “Eu não sou seu negro”, lançado em 2016, dirigido por Raoul Peck. Procura-se
refletir sobre a constituição do sujeito, em específico do sujeito negro, e sua representação na
arte de Baldwin. Para isso, dialogamos com as perspectivas teóricas de Michel Foucault,
Hannah Arendt, Achille Mbembe, Frantz Fanon, Stuart Hall, Grada Kilomba e Angela Davis.
A partir das elocubrações desenvolvidas por esses autores, fez-se uma análise das obras
literárias e cinematográficas buscando compreender os lugares ocupados pelo sujeito negro na
obra de James Baldwin e na sociedade estadunidense, observando também que Baldwin se
ocupa em realizar uma construção estética e literária do sujeito negro provocando o leitor a
repensar categorias preestabelecidas, expondo o racismo e as mazelas enfrentadas por esses
sujeitos na sociedade estadunidense contemporânea. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O filho mais desprezado da casa lhe encara de frente : o sujeito negro na obra e na vida de James Baldwin | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Baldwin, James, 1924-1987 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema negro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is an interdisciplinary study dedicated to the analysis of the construction of
the notion of the black subject in American society. For this, we analyze the literary work of
black writer James Baldwin. The literary corpus is taken from the works “Go tell it on the
mountain” (1953), his inaugural novel, which was adapted for film in 1984, by Stan Lathan,
and the essays “The devil finds work” (1976) and the compilation “The cross of redemption”
(2010), which embodied the documentary “I am not your negro”, released in 2016, directed by
Raoul Peck. The aim is to reflect on the constitution of the subject, specifically the black
subject, and its representation in Baldwin's art. For this, we dialogue with the theoretical
perspectives of Michel Foucault, Hannah Arendt, Achille Mbembe, Frantz Fanon, Stuart Hall,
Grada Kilomba and Angela Davis. Based on the theoretical framework provided by these
authors, we weave an analysis of literary and cinematographic works, seeking to understand
the places occupied by the black subject in James Baldwin's work and in American society, also
noting that Baldwin is engaged in carrying out an aesthetic and literary construction of the black
subject, causing the reader to rethink pre-established categories, exposing racism and the ills
faced by these subjects in contemporary American society. | pt_BR |
dc.contributor.email | thayzaa.matos@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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