Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43573
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThayzaAlvesMatos.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraga, Cláudio Roberto Vieira-
dc.contributor.authorMatos, Thayza Alves-
dc.date.accessioned2022-04-29T17:39:55Z-
dc.date.available2022-04-29T17:39:55Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.date.submitted2021-12-15-
dc.identifier.citationMATOS, Thayza Alves. O filho mais desprezado da casa lhe encara de frente: o sujeito negro na obra e na vida de James Baldwin. 2021. 196 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43573-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese é um estudo interdisciplinar que se dedica à análise da construção da noção de sujeito negro na sociedade estadunidense. Para isso, analisamos a obra literária do escritor negro James Baldwin. Toma-se como corpus literário as obras “Go tell it on the mountain” (1953), seu romance inaugural que foi adaptado para o cinema em 1984, por Stan Lathan, e os ensaios “The devil finds work” (1976) e a coletânea “The cross of redemption” (2010), que deram corpo ao documentário “Eu não sou seu negro”, lançado em 2016, dirigido por Raoul Peck. Procura-se refletir sobre a constituição do sujeito, em específico do sujeito negro, e sua representação na arte de Baldwin. Para isso, dialogamos com as perspectivas teóricas de Michel Foucault, Hannah Arendt, Achille Mbembe, Frantz Fanon, Stuart Hall, Grada Kilomba e Angela Davis. A partir das elocubrações desenvolvidas por esses autores, fez-se uma análise das obras literárias e cinematográficas buscando compreender os lugares ocupados pelo sujeito negro na obra de James Baldwin e na sociedade estadunidense, observando também que Baldwin se ocupa em realizar uma construção estética e literária do sujeito negro provocando o leitor a repensar categorias preestabelecidas, expondo o racismo e as mazelas enfrentadas por esses sujeitos na sociedade estadunidense contemporânea.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO filho mais desprezado da casa lhe encara de frente : o sujeito negro na obra e na vida de James Baldwinpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordBaldwin, James, 1924-1987 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordNegros na literaturapt_BR
dc.subject.keywordCinema negropt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation is an interdisciplinary study dedicated to the analysis of the construction of the notion of the black subject in American society. For this, we analyze the literary work of black writer James Baldwin. The literary corpus is taken from the works “Go tell it on the mountain” (1953), his inaugural novel, which was adapted for film in 1984, by Stan Lathan, and the essays “The devil finds work” (1976) and the compilation “The cross of redemption” (2010), which embodied the documentary “I am not your negro”, released in 2016, directed by Raoul Peck. The aim is to reflect on the constitution of the subject, specifically the black subject, and its representation in Baldwin's art. For this, we dialogue with the theoretical perspectives of Michel Foucault, Hannah Arendt, Achille Mbembe, Frantz Fanon, Stuart Hall, Grada Kilomba and Angela Davis. Based on the theoretical framework provided by these authors, we weave an analysis of literary and cinematographic works, seeking to understand the places occupied by the black subject in James Baldwin's work and in American society, also noting that Baldwin is engaged in carrying out an aesthetic and literary construction of the black subject, causing the reader to rethink pre-established categories, exposing racism and the ills faced by these subjects in contemporary American society.pt_BR
dc.contributor.emailthayzaa.matos@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.