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dc.contributor.advisorFerreira, Marcello-
dc.contributor.authorLima, Mércio Nascimento de-
dc.date.accessioned2022-04-20T21:46:14Z-
dc.date.available2022-04-20T21:46:14Z-
dc.date.issued2022-04-20-
dc.date.submitted2022-01-31-
dc.identifier.citationLIMA, Mércio Nascimento de. Compreensão do conceito de momento de uma força: aplicação no cálculo de estruturas na educação profissional de jovens e adultos. 2022. 186 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43529-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como proposta fazer uma análise translacional da compreensão do conceito de momento de uma força por parte de estudantes do Proeja/IFB/Campus Samambaia no ano de 2019. Para tanto, propõe-se uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel. Professores com formação técnica questionavam a falta de preceitos básicos em Física e Matemática, principalmente no que se refere ao conceito de momento de uma força, uma importante ferramenta para a disciplina de sistemas estruturais I do curso de técnico em Edificações. Foram identificadas como limitações a falta de experiência discente na área, como as de pré-requisitos, fragilidade ou inexistência de alfabetização científica, o de tempo de afastamento dos sistemas formais de aprendizagem, entre outros. Essa constatação tornou-se um problema de pesquisa e o norteador para a proposição da sequência didática para poder auxiliar na ministração desse conteúdo em perspectiva aplicada. Primeiramente, foi feita uma análise da teoria de Ausubel para que se pudesse investigar como esse aporte poderia apoiar o desenvolvimento dos estudantes, com o objetivo de que seus conhecimentos prévios fossem valorizados nos processos, levando à formulação ressignificada de conhecimentos. A partir disso, dividiram-se as aulas em cinco encontros de tal forma que cada um deles apresentasse o conteúdo de momento de uma força gradualmente. Assim, as aulas que integram a aplicação educacional foram desenvolvidas do seguinte modo: 1) investigação do conhecimento prévio sobre o assunto; 2) aprofundamento a partir desses subsunçores; 3) apresentação das equações envolvendo o conceito e a aplicação dessas noções em simulações na plataforma PhET; 4) revisão e exercícios; 5) avaliação. As atividades desenvolvidas foram ministradas de maneiras e abordagens diferentes, sendo mediadas por aulas expositivas, tecnologias educacionais digitais, laboratórios com materiais cotidianos e avaliações para nivelamento em cada encontro. Foi verificado que, a cada encontro, pelos questionamentos acerca dos conteúdos tratados, das participações, apresentações e realização dos exercícios propostos, o interesse em realizar as atividades apresentadas era progressivo, o que demonstrava um aprofundamento maior dos conceitos abordados, dando indícios de aprendizagem significativa. Nesse sentido, a proposta da sequência didática se mostrou viável para aplicação no grupo de estudantes pesquisado, incorporando contribuições significativas aos respectivos campos de pesquisa e processos de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompreensão do conceito de momento de uma força : aplicação no cálculo de estruturas na educação profissional de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeMoment of a force’s concept comprehension : application on the calculus of structures at youth and adults professional educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordUnidade potencialmente significativapt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims a translational analysis of the moment of a force’s concept comprehension by students from Proeja/IFB/Campus Samambaia in 2019. It proposes a didactic sequence based on Meaningful Learning Theory by Ausubel. Technical educated teachers questioned the lack of basic precepts on Physics and Math, especially about the moment of a force’s concept, an important tool to the structural systems subject I of Building Technician course. Some limitations were identified as the lack of teaching experience in the prerequisites area, weak or non-existent scientific learning, time away from learning formal systems among others. This finding has become a research problem and the guide to the didactic sequence built to help teaching these contents under applied perspective. First of all, an analysis of Ausubel’s theory in order to investigate how this knowledge could support the students development, valuing and re-signifying their previous knowledge in the process. From that, the classes were divided in five meetings so each one of them could show the moment of a force content gradually. The classes which integrate the educational application were developed in this way: 1) investigation of the previous knowledge about the subject; 2) deepening from the subsumptions; 3) equation presentation of concept and applying of these ideias at the PhET platform; 4) Review and exercises; 5) evaluation. The developed activities were taught by different approaches and ways, such as expositive classes, digital educational technologies, laboratories with usual materials and learning leveling in each meeting. By each meeting, it was confirmed, throughout the questioning about the studied contents, interactions, presentations and solving exercises, the interest in accomplishing the activities. It demonstrates a larger comprehension of the contents, revealing signs of meaningful learning. In this sense, the proposal of a didactic sequence works productively at the group of students observed, developing meaningful contributions to the research and teaching-learning process.pt_BR
dc.contributor.emailmercio.fisica@gmail.compt_BR
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