http://repositorio.unb.br/handle/10482/43518
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_WladimirFerreiradosReis.pdf | 7,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A utilização de tecnologias móveis no contexto escolar inclusivo de estudantes com deficiência intelectual do ensino fundamental |
Autor(es): | Reis, Wladimir Ferreira dos |
Orientador(es): | Souza, Amaralina Miranda de |
Assunto: | Tecnologias móveis Mediação pedagógica Deficiência intelectual Educação inclusiva |
Data de publicação: | 20-Abr-2022 |
Data de defesa: | 26-Jan-2022 |
Referência: | REIS, Wladimir Ferreira dos. A utilização de tecnologias móveis no contexto escolar inclusivo de estudantes com deficiência intelectual do ensino fundamental. 2022. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este estudo de mestrado buscou compreender a utilização de tecnologias móveis na mediação pedagógica do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual integrantes do 4º ano do ensino fundamental público do Distrito Federal, numa perspectiva inclusiva. As Tecnologias Móveis (TM) a cada dia estão mais presentes no cotidiano de nossos estudantes em suas práticas sociais e trazê-las para o ambiente escolar é um desafio importante que vem sendo conquistado nos últimos anos, especialmente em 2020 e 2021, devido às circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19. Considera-se neste estudo o princípio da diversidade como fundamental para a inclusão, observado na análise da interação no processo de ensino e aprendizagem mediado pelo uso de TM, com os estudantes da turma pesquisada – que inclui duas estudantes com Deficiência Intelectual (DI). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso e observação participante, que ocorreu em ambiente online, tendo em vista a definição do ensino remoto feito pelo GDF/SEEDF, com a continuidade da suspensão das aulas presenciais no primeiro semestre do ano letivo de 2021. A pesquisa foi realizada numa classe de integração inversa, de forma colaborativa com a professora da turma para a escolha das atividades e jogos online que foram desenvolvidos por meio do uso de tecnologias de apoio, como o notebook e TM, como os smartphones, bem como os respectivos recursos e aplicativos executados. As atividades propostas foram baseadas nos conteúdos curriculares, no planejamento docente e nas demandas educacionais específicas dos estudantes da turma. A interação entre pesquisador e a professora da turma serviu como retroalimentação e feedback para a construção do Plano de Aplicação ao longo da pesquisa. Foram utilizados como referencial teórico estudos como o de Raiça (2008) e Souza (2015a), que demonstraram como a mediação pedagógica pensada e planejada para todos, ou seja, numa perspectiva inclusiva, pode favorecer a aprendizagem dos estudantes com deficiência, particularmente através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para o entendimento do processo de ensino aprendizagem, observou-se a teoria vygotskyana (2001/2003), na qual a relação humana é fundamental para a constituição da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Como referência quanto ao uso de TM foram considerados Hetkowski e Menezes (2019) e Alves et al. (2019), que demonstraram a importância da M-Learning e de seus recursos multimodais no processo de ensino e aprendizagem dos dias atuais. Os resultados do estudo foram ancorados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016) e na adaptação de Franco (2018). Eles colocaram em evidência que as TM, quando utilizadas de forma planejada e intencional na mediação pedagógica docente, contribuem para a superação das dificuldades de aprendizagem e para a promoção das potencialidades discentes. Foi constatado também que essa intencionalidade da intervenção docente de acordo com as necessidades específicas dos estudantes favoreceu o processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes da turma e, consequentemente, a inclusão das estudantes com DI. Compreendeu-se também que o jogo online como estratégia de aprendizagem facilitou o entendimento dos conteúdos curriculares em desenvolvimento na turma, na medida em que os estudantes se sentiram envolvidos e engajados para participarem das atividades da pesquisa. Foi evidenciado ainda que, à medida que o Plano de Aplicação foi sendo construído e os feedbacks e retroalimentações foram acontecendo, a professora da turma conseguiu envolver cada vez mais as estudantes com DI em suas aulas, e estas, por sua vez, se tornaram mais participativas. Esse fato demonstrou que a proposta trazida pela pesquisa contribuiu para a mediação pedagógica docente. Com o uso integrado de TM pensado para todos os estudantes, foi possível propiciar um trabalho colaborativo que promoveu a inclusão escolar da turma observada. Almeja-se assim que este estudo possa contribuir também para a compreensão e a dinamização do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com DI com o apoio de TM e na realização de outros estudos dessa natureza voltados para o trabalho inclusivo. |
Abstract: | This master's study sought to understand the use of mobile technologies in the pedagogical mediation of the teaching and learning process of students with intellectual disabilities who are part of the 4th year of public elementary education in the Federal District, from an inclusive perspective. Mobile Technologies (MT) are increasingly present in the daily lives of our students in their social practices and bringing them into the school environment is an important challenge that has been conquered in recent years, especially in 2020 and 2021, due to the circumstances imposed by the Covid-19 pandemic. In this study, the principle of diversity is considered fundamental for inclusion, observed in the analysis of the interaction in the teaching and learning process mediated by the use of MT, with the students of the researched class - which includes two students with Intellectual Disabilities (ID). This is a qualitative research, with a case study and participant observation, which took place in an online environment, in view of the definition of remote teaching carried out by the GDF/SEEDF, with the continuity of the suspension of face-to-face classes in the first semester of the academic year of 2021. The research was carried out in a class of inverse integration, in a collaborative way with the teacher of the class to choose the activities and online games that were developed through the use of support technologies, such as the notebook and MT, such as smartphones, as well as the respective resources and applications run. The proposed activities were based on curriculum content, teaching planning and the specific educational demands of the students in the class. The interaction between the researcher and the class teacher served as feedback for the construction of the Application Plan throughout the research. Studies such as Raiça (2008) and Souza (2015a) were used as a theoretical framework, which demonstrated how pedagogical mediation thought and planned for all, that is, from an inclusive perspective, can favor the learning of students with disabilities, particularly through the use of Information and Communication Technologies (ICT). In order to understand the teaching-learning process, the vygotskyan theory (2001/2003) was observed, in which the human relationship is fundamental for the constitution of the Zone of Proximal Development (ZPD). As a reference regarding the use of MT, Hetkowski and Menezes (2019) and Alves et al. (2019), who demonstrated the importance of M-Learning and its multimodal resources in the teaching and learning process of today. The study results were anchored in the content analysis perspective of Bardin (2016) and in the adaptation of Franco (2018). They highlighted that MT, when used in a planned and intentional way in teaching pedagogical mediation, contribute to overcoming learning difficulties and promoting student potential. It was also found that this intentionality of teaching intervention according to the specific needs of students favored the teaching and learning process of all students in the class and, consequently, the inclusion of students with ID. It was also understood that the online game as a learning strategy facilitated the understanding of the curricular contents being developed in the class, insofar as the students felt involved and engaged to participate in the research activities. It was also evidenced that, as the Application Plan was being built and the feedbacks were taking place, the class teacher managed to involve more and more students with ID in her classes, and these, in turn, became more participatory. This fact demonstrated that the proposal brought by the research contributed to teacher pedagogical mediation. With the integrated use of MT designed for all students, it was possible to provide a collaborative work that promoted the school inclusion of the observed group. It is thus hoped that this study can also contribute to the understanding and dynamization of the teaching and learning process of students with ID with the support of MT and in carrying out other studies of this nature aimed at inclusive work. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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