Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Amaralina Miranda de | - |
dc.contributor.author | Reis, Wladimir Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:38:09Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T18:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-26 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Wladimir Ferreira dos. A utilização de tecnologias móveis no contexto escolar inclusivo de estudantes com deficiência intelectual do ensino fundamental. 2022. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43518 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo de mestrado buscou compreender a utilização de tecnologias móveis na mediação
pedagógica do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual
integrantes do 4º ano do ensino fundamental público do Distrito Federal, numa perspectiva
inclusiva. As Tecnologias Móveis (TM) a cada dia estão mais presentes no cotidiano de
nossos estudantes em suas práticas sociais e trazê-las para o ambiente escolar é um desafio
importante que vem sendo conquistado nos últimos anos, especialmente em 2020 e 2021,
devido às circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19. Considera-se neste estudo o
princípio da diversidade como fundamental para a inclusão, observado na análise da interação
no processo de ensino e aprendizagem mediado pelo uso de TM, com os estudantes da turma
pesquisada – que inclui duas estudantes com Deficiência Intelectual (DI). Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, com estudo de caso e observação participante, que ocorreu em ambiente
online, tendo em vista a definição do ensino remoto feito pelo GDF/SEEDF, com a
continuidade da suspensão das aulas presenciais no primeiro semestre do ano letivo de 2021.
A pesquisa foi realizada numa classe de integração inversa, de forma colaborativa com a
professora da turma para a escolha das atividades e jogos online que foram desenvolvidos por
meio do uso de tecnologias de apoio, como o notebook e TM, como os smartphones, bem
como os respectivos recursos e aplicativos executados. As atividades propostas foram
baseadas nos conteúdos curriculares, no planejamento docente e nas demandas educacionais
específicas dos estudantes da turma. A interação entre pesquisador e a professora da turma
serviu como retroalimentação e feedback para a construção do Plano de Aplicação ao longo
da pesquisa. Foram utilizados como referencial teórico estudos como o de Raiça (2008) e
Souza (2015a), que demonstraram como a mediação pedagógica pensada e planejada para
todos, ou seja, numa perspectiva inclusiva, pode favorecer a aprendizagem dos estudantes
com deficiência, particularmente através do uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC). Para o entendimento do processo de ensino aprendizagem, observou-se a
teoria vygotskyana (2001/2003), na qual a relação humana é fundamental para a constituição
da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Como referência quanto ao uso de TM foram
considerados Hetkowski e Menezes (2019) e Alves et al. (2019), que demonstraram a
importância da M-Learning e de seus recursos multimodais no processo de ensino e
aprendizagem dos dias atuais. Os resultados do estudo foram ancorados na perspectiva da
análise de conteúdo de Bardin (2016) e na adaptação de Franco (2018). Eles colocaram em
evidência que as TM, quando utilizadas de forma planejada e intencional na mediação
pedagógica docente, contribuem para a superação das dificuldades de aprendizagem e para a
promoção das potencialidades discentes. Foi constatado também que essa intencionalidade da
intervenção docente de acordo com as necessidades específicas dos estudantes favoreceu o
processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes da turma e, consequentemente, a
inclusão das estudantes com DI. Compreendeu-se também que o jogo online como estratégia
de aprendizagem facilitou o entendimento dos conteúdos curriculares em desenvolvimento na
turma, na medida em que os estudantes se sentiram envolvidos e engajados para participarem
das atividades da pesquisa. Foi evidenciado ainda que, à medida que o Plano de Aplicação foi
sendo construído e os feedbacks e retroalimentações foram acontecendo, a professora da
turma conseguiu envolver cada vez mais as estudantes com DI em suas aulas, e estas, por sua
vez, se tornaram mais participativas. Esse fato demonstrou que a proposta trazida pela
pesquisa contribuiu para a mediação pedagógica docente. Com o uso integrado de TM
pensado para todos os estudantes, foi possível propiciar um trabalho colaborativo que
promoveu a inclusão escolar da turma observada. Almeja-se assim que este estudo possa
contribuir também para a compreensão e a dinamização do processo de ensino e
aprendizagem de estudantes com DI com o apoio de TM e na realização de outros estudos
dessa natureza voltados para o trabalho inclusivo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A utilização de tecnologias móveis no contexto escolar inclusivo de estudantes com deficiência intelectual do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias móveis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's study sought to understand the use of mobile technologies in the pedagogical
mediation of the teaching and learning process of students with intellectual disabilities who
are part of the 4th year of public elementary education in the Federal District, from an
inclusive perspective. Mobile Technologies (MT) are increasingly present in the daily lives of
our students in their social practices and bringing them into the school environment is an
important challenge that has been conquered in recent years, especially in 2020 and 2021, due
to the circumstances imposed by the Covid-19 pandemic. In this study, the principle of
diversity is considered fundamental for inclusion, observed in the analysis of the interaction in
the teaching and learning process mediated by the use of MT, with the students of the
researched class - which includes two students with Intellectual Disabilities (ID). This is a
qualitative research, with a case study and participant observation, which took place in an
online environment, in view of the definition of remote teaching carried out by the
GDF/SEEDF, with the continuity of the suspension of face-to-face classes in the first
semester of the academic year of 2021. The research was carried out in a class of inverse
integration, in a collaborative way with the teacher of the class to choose the activities and
online games that were developed through the use of support technologies, such as the
notebook and MT, such as smartphones, as well as the respective resources and applications
run. The proposed activities were based on curriculum content, teaching planning and the
specific educational demands of the students in the class. The interaction between the
researcher and the class teacher served as feedback for the construction of the Application
Plan throughout the research. Studies such as Raiça (2008) and Souza (2015a) were used as a
theoretical framework, which demonstrated how pedagogical mediation thought and planned
for all, that is, from an inclusive perspective, can favor the learning of students with
disabilities, particularly through the use of Information and Communication Technologies
(ICT). In order to understand the teaching-learning process, the vygotskyan theory
(2001/2003) was observed, in which the human relationship is fundamental for the
constitution of the Zone of Proximal Development (ZPD). As a reference regarding the use of
MT, Hetkowski and Menezes (2019) and Alves et al. (2019), who demonstrated the
importance of M-Learning and its multimodal resources in the teaching and learning process
of today. The study results were anchored in the content analysis perspective of Bardin (2016)
and in the adaptation of Franco (2018). They highlighted that MT, when used in a planned
and intentional way in teaching pedagogical mediation, contribute to overcoming learning
difficulties and promoting student potential. It was also found that this intentionality of
teaching intervention according to the specific needs of students favored the teaching and
learning process of all students in the class and, consequently, the inclusion of students with
ID. It was also understood that the online game as a learning strategy facilitated the
understanding of the curricular contents being developed in the class, insofar as the students
felt involved and engaged to participate in the research activities. It was also evidenced that,
as the Application Plan was being built and the feedbacks were taking place, the class teacher
managed to involve more and more students with ID in her classes, and these, in turn, became
more participatory. This fact demonstrated that the proposal brought by the research
contributed to teacher pedagogical mediation. With the integrated use of MT designed for all
students, it was possible to provide a collaborative work that promoted the school inclusion of
the observed group. It is thus hoped that this study can also contribute to the understanding
and dynamization of the teaching and learning process of students with ID with the support of
MT and in carrying out other studies of this nature aimed at inclusive work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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