http://repositorio.unb.br/handle/10482/43495
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_LorenaFerreiraAlves.pdf | 18,18 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Artsoundveillance : hibridização entre arte sonora e artveillance |
Auteur(s): | Alves, Lorena Ferreira |
Orientador(es):: | Corrêa, Antenor Ferreira |
Assunto:: | Vigilância de dados Arte sonora Obras de arte Foucault, Michel, 1926-1984 - crítica e interpretação |
Date de publication: | 18-avr-2022 |
Data de defesa:: | 28-oct-2021 |
Référence bibliographique: | ALVES, Lorena Ferreira. Artsoundveillance: hibridização entre arte sonora e artveillance. 2021. 326 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Résumé: | Esta tese de doutorado investiga a atual vigilância de dados na Internet, que soma estudos bibliográficos nos campos da arte e vigilância e da arte sonora para o desenvolvimento de obras artísticas dos temas apresentados. A revisão de literatura que aborda as consequências da vigilânciapara com o indivíduo e a sociedade partiu dos estudos do filósofo Michel Foucault, como busca de compreender a vigilância enquanto dispositivo de controle social e formador de hábitos. Suas obras História da Sexualidade e Vigiar de Punir, discutem como a vigilância foi empregada por autoridades governamentais, em que a igreja, por meio da obrigatoriedade da prática da confissão, e os órgãos de segurança, através da construção do modelo arquitetônico de prisão denominado Panóptico, expõem a capacidade de obtenção de dados pessoais utilizados para gerar disciplina e punição àqueles cujos comportamentos são desviantes às legislações de seu tempo.As obras de Foucault abrem caminho para o estudo da vigilância adaptada ao ciberespaço. Conceitos como vigilância líquida ou pós-panóptica de Zygmunt Bauman, sociedade de vigilância de David Lyon, vigilância naturalizada de Fernanda Bruno, governamentalidade algorítmica de Antoinette Rouvroy e Thomas Berns, e capitalismo de vigilância de Shoshana Zuboff, discutem como a dataveillance, ou seja, monitoramento massivo de dados na Internet, avança no que se refere ao controle social e suas novas formas de punição em um ambiente de vigilância que percorre campos de seguridade, economia e cultura. O monitoramento de dados, avança para além do controle e da administração social por parte de órgãos públicos ou privados. Estamos caminhando para a criação de novas formas de interação e conhecimentos desenvolvidos pelo indivíduo através das tecnologias de vigilância situadas no ciberespaço. A evolução dos cálculos algorítmicos do Big Data utilizados no Machine Learning, na Inteligência Artificial (AI) e na Internet das Coisas (IoT), são tratadas como fonte de informação para gerar “insights”, novas formas de interpretar o mundo em que vivemos e estamos construindo.A investigação sobre as atuais relações de controle, sociabilidade e comportamentos na era da vigilância digital, está somada ao estudo da arte e vigilância, ou artveillance, enquanto análise de obras artísticas que empregam tecnologias de vigilância para problematizar suas implicações sociais, e a arte sonora, enquanto análise de obras que empregam a exploração do som como principal elemento poético. Os estudos sobre os temas citados, seguem desenvolvidos juntos a prática artística, cujas fundamentações extraídas pelo levantamento e discussões teóricas amparam a criação de obras nos campos da artveillance e da arte sonora.Esta investigação pondera a hipótese de que os estudos da arte sonora poderiam integrar o campo da artveillance, como maneira de constituir uma “artsoundveillance”. A hipótese se refere ao fato de que a arteveillance apresenta câmeras de monitoramento de imagens como principal dispositivo explorado para problematizar as implicações das tecnologias de vigilância na sociedade. Embora existam estudos que tratam de tecnologias de vigilância sonora, estes ainda seguem pouco explorados no campo da artveillance. Assim a hibridização entre a investigação teórica e prática entre arte e vigilância e arte sonora, serve como potencial metodologia para a criação e atualização de novos conhecimentos sobre a vigilância no campo das Artes Visuais.As justificativas que amparam a escolha dos temas, objetivos e método desta tese, está na emergência de realizar pesquisas científicas sobre o atual regime de vigilância de dados em que estamos imersos, a pesquisa em arte e vigilância como análise e exploração sobre perspectivas acerca das atuais interações entre indivíduo e tecnologias de vigilância, e a pesquisa em arte sonora e arte e vigilância, campos estes que seguem desenvolvendo-se na área das Artes Visuais. O projeto de realizar um estudo sobre vigilância no campo da arte sonora advém do histórico de formação da autora desta tese, cuja graduação em Música possibilitou a produção de obras voltadas para a exploração do som, ademas de sua formação como mestre em Música, em que elaborou uma investigação sobre os temas da vigilância de dados na Internet e a personalização de conteúdos musicais aos usuários de serviços de transmissão de músicas online.O objetivo geral desta pesquisa está em refletir sobre as relações entre o ser humano e os dispositivos tecnológicos de vigilância na sociedade contemporânea. Enquanto os objetivos específicos consistem em analisar os métodos e tecnologias de vigilância de áudio, desenvolver novas formas de discutir a vigilância contemporânea por meio da criação de obras artísticas que hibridizam arte sonora e a arte e vigilância, e através desta hibridização, propor o desenvolvimento da “artsoundveillance”. A metodologia da pesquisa envolve o levantamento e análise bibliográfica relacionada aos temas desta investigação junto à criação de obras artísticas, como instalações sonoras, esculturas sonoras, objetos sonoros e videoarte, por meio da criação através do método da “gambiarra”. A hibridização entre os métodos de criação artística consoante à pesquisa bibliográfica, desencadeou o que se propôs chamar artsoundveillance, obras resultantes da interação entre procedimentos e técnicas da artveillance e da arte sonora. |
Abstract: | This doctoral thesis investigates the current surveillance of data on the Internet, which adds bibliographic studies in the fields of art and surveillance and sound art for the development of artistic works on the themes presented. The literature review that addresses the consequences of surveillance for the individual and society came from the studies of philosopher Michel Foucault, as an attempt to understand surveillance as a device for social control and habit-forming. His works The History of Sexuality and Discipline and Punish discuss how surveillance was used by government authorities, in which the church, through the mandatory practice of confession, and security agencies, through the construction of the architectural model of prison called Panopticon , expose the ability to obtain personal data used to generate discipline and punishment for those whose behaviors deviate from the legislation of their time. Foucault's works pave the way for the study of surveillance adapted to cyberspace. Concepts such as liquid or post-panoptic surveillance by Zygmunt Bauman, surveillance society by David Lyon, naturalized surveillance by Fernanda Bruno, algorithmic governmentality by Antoinette Rouvroy and Thomas Berns, and surveillance capitalism by Shoshana Zuboff, discuss how dataveillance, in other words, massive monitoring of data on the Internet, advances in terms of social control and its new forms of punishment in a surveillance environment that runs through fields of security, economy and culture. Data monitoring goes beyond control and social administration by public or private bodies. We are moving towards the creation of new forms of interaction and knowledge developed by the individual through surveillance technologies located in cyberspace. The evolution of Big Data algorithmic calculations used in Machine Learning, in Artificial Intelligence (AI) and in the Internet of Things (IoT), are treated as a source of information to generate “insights”, new ways of interpreting the world we live in and we are building. The investigation into the current relations of control, sociability and behavior in the era of digital surveillance, is added to the study of art-surveillance, or artveillance, as an analysis of artistic works that use surveillance technologies to problematize their social implications, and sound art , as an analysis of works that employ the exploration of sound as the main poetic element. The studies on the themes mentioned, continue to be developed together with the artistic practice, whose foundations extracted by the survey and theoretical discussions support the creation of works in the fields of artveillance and sound art. This investigation considers the hypothesis that sound art studies could be part of the field of artveillance, as a way of constituting an “artsoundveillance”. The hypothesis refers to the fact that arteveillance presents image monitoring cameras as the main device explored to discuss the implications of surveillance technologies in society. Although there are studies dealing with sound surveillance technologies, these are still little explored in the field of artveillance. Thus, the hybridization between theoretical and practical investigation between artveillance and sound art, serves as a potential methodology for the creation and updating of new knowledge about surveillance in the field of Visual Arts. The justifications that support the choice of themes, objectives and method of this thesis is the emergence of scientific research on the current data surveillance regime in which we are immersed, research in artveillance as an analysis and exploration of perspectives on current interactions between the individual and surveillance technologies, and research in sound art and artveillance, fields that continue to develop in the field of Visual Arts. The project of conducting a study on surveillance in the field of sound art comes from the background of the author of this thesis, whose graduation in Music enabled the production of works aimed at the exploration of sound, in addition to her training as a master in Music, in which carried out an investigation into the themes of data surveillance on the Internet and the personalization of music content for users of online music streaming services.The general objective of this research is to reflect on the relationship between human beings and technological surveillance devices in contemporary society. While the specific objectives are to analyze audio surveillance methods and technologies, develop new ways of discussing contemporary surveillance through the creation of artistic works that hybridize sound art and art and surveillance, and through this hybridization, propose the development of “artsoundveillance”. The research methodology involves the survey and bibliographic analysis related to the themes of this investigation along with the creation of artistic works, such as sound installations, sound sculptures, sound objects and video art, through creation through the “gambiarra” method. The hybridization between the methods of artistic creation according to the bibliographical research, triggered what was proposed to be called artsoundveillance, works resulting from the interaction between procedures and techniques of artveillance and sound art. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.