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Título: Práticas educacionais abertas : perspectivas e práticas docentes na Educação Básica
Autor(es): Sousa, Janaina de Almeida
E-mail do autor: mailto:janasou.jas@gmail.com
Orientador(es): Amiel, Tel
Assunto: Práticas educacionais abertas
Educação aberta
Professores - formação
Cultura escolar
Data de publicação: 18-Abr-2022
Referência: SOUSA, Janaina de Almeida. Práticas educacionais abertas: perspectivas e práticas docentes na Educação Básica. 2022. 153 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A crescente integração de novas mídias no campo educacional provoca, dentre outras implicações, a necessidade de transformação de práticas e dos modos de produção e disseminação do conhecimento no ambiente de aprendizagem. As Práticas Educacionais Abertas (PEA) se demonstram como uma contribuição emergente para essas necessidades, beneficiando-se da cultura digital e da diversidade de espaços formativos. O presente trabalho tem por objetivo conhecer as concepções, apropriações e problematizações acerca de PEA na educação básica, a partir da perspectiva de participantes do curso Líder Educação Aberta. Trata-se de tema em ascensão e em construção, com uma lacuna de estudos teóricos e empíricos que explorem tais práticas no contexto da educação básica, principalmente no Brasil. Com base em referências teóricas, o estudo promove o debate sobre os conceitos de PEA, inovação e cultura escolar, evidenciando suas possíveis relações, além de promover a reflexão de suas implicações para a formação docente. Por meio de abordagem qualitativa, o estudo fez uso de pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e análise documental como métodos. Da revisão foram extraídas três categorias que nortearam o percurso investigativo: Características das PEA, Características do educador aberto e Práticas do educador aberto. As entrevistas foram realizadas com sete educadores, em interações online e síncronas. A análise documental se constituiu no exame de quatro artefatos resultantes de práticas abertas, fornecidos de forma voluntária pelos participantes. Os resultados sugerem que as concepções e práticas analisadas condizem com experiências educacionais que buscam oportunizar o acesso ao conhecimento, promover o diálogo e o respeito, além de valorizar as contribuições dos diversos sujeitos na construção do conhecimento. Observou-se, a partir da hibridação das narrativas, que PEA são descritas como práticas flexíveis, que buscam promover a colaboração, o compartilhamento e o equilíbrio nas relações de ensino-aprendizagem, induzindo ao desenvolvimento de um ambiente estimulador da autonomia e da liberdade dos educandos, no qual as novas mídias e a cultura digital se demonstram benéficas. Os apontamentos revelam, ainda, o educador aberto como um profissional comprometido com a temática, engajado em comunidades de práticas e que dispõe de habilidades para o a interação com recursos digitais. Como importante apontamento originado na ação reflexiva dos educadores, foi constatada a relação entre a progressão da abertura de suas práticas e seu nível de conhecimento de PEA. A contribuição técnica do estudo consiste em um Guia para a Prática Docente Aberta, que busca disponibilizar em linguagem acessível os conhecimentos mobilizados e elaborados durante a pesquisa, abordando conceitos, sugestões de atividades e indicações de ferramentas e recursos que podem colaborar para PEA.
Abstract: The increasing integration of new media in the educational field leads, among other things, to the need to transform practices and how knowledge is produces and disseminated in learning environments. Open Educational Practices (OEP) are an emerging contribution to these demands, benefiting from the digital culture and from the diversity of formative spaces. This work aims to identify the conceptions, appropriations, and questions surrounding Open Educational Practices in basic education, from the perspective of the participants in course entitled ‘Open Education Leaders’. It is an emerging and evolving concept, with a gap of theoretical and empirical studies that examine such practices in the context of basic education, particularly in Brazil. Grounded in existing theory, the study promotes a debate about the concepts of OEP, innovation, and school culture, highlighting their possible relationships, as well as promoting reflection on their effects on teacher education. Through a qualitative approach, the study made use of bibliographic research, semi-structured interviews, and document analysis as methods. From the theoretical review, three categories were extracted to guide the investigative process: Characteristics of the OEP, Characteristics of the open educator, and Practices of the open educator. The interviews were conducted with seven educators through online and synchronous interactions. Document analysis was conducted through the examination of four artifacts, which were products of open practices, voluntarily provided by the participants. The results suggest that the conceptions and practices analyzed are consistent with educational experiences that seek to enhance access to knowledge, to promote dialogue and respect, and to promote the contributions of participants in the process of knowledge building. From the hybridization of the narratives, one can identify that OEP are described as flexible practices, which seek to promote collaboration, sharing, and a balance in the relationships that are established by teaching-learning, leading to the development of a learning environment that stimulates students' autonomy and freedom, where new media and digital culture provide added benefits. The findings also reveal the open educator as a professional who is committed to OEP, engaged in communities of practice, and who demonstrates skills in interacting with digital resources. An important theme has arisen in the reflective action of the educators, the relationship between an increased level of openness in their practices and their level of knowledge of OEP. The technical product of the study consists in a Guide to Open Teaching Practices, which seeks to make available, in an accessible language, the knowledge that was investigated and elaborated during this research project, addressing concepts, suggestions for activities and proposing tools and resources that can collaborate with OEP.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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