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Título: A corponegritude no espaço escolar : um processo cênico-pedagógico
Autor(es): Sales, Jonas de Lima
Assunto: Corporeidade
Cultura afro-brasileira
Pedagogia - métodos de ensino
Data de publicação: 31-Mai-2021
Editora: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Referência: SALES, Jonas de Lima. A corponegritude no espaço escolar: um processo cênico-pedagógico. Revista Cena, Porto Alegre, n. 34, p. 129-140, maio/ago. 2021. DOI 10.22456/2236-3254.110516. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/110516. Acesso em: 14 abr. 2022.
Resumo: Será mostrada nesta comunicação uma proposta pedagógica para processos criativos em artes cênicas. Tem como referência as reflexões que permeiam os saberes sobre culturas de matriz africana para procedimentos de trabalho técnico e poético do artista cênico. Danças afro-brasileiras são condutores para o processo de trabalho que aqui se apresenta promovendo ao aluno/artista a descoberta da Corponegritude, conceito desenvolvido para este trabalho.
Abstract: A pedagogical proposal for criative processes in performing arts is shown here. It has reference to the reflections that permeate the knowledge about the culture of African origin for technical and poetic work procedures of the scenic artist. Afro-Brazilian dances are guiding to the work process present-ed here promoting the student/artist discovery of Corponegritude, concept developed for this work.
Licença: Revista Cena - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/110516. Acesso em: 14 abr. 2022.
DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.110516
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