Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisca Cordélia Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Mendes, Marissol de Oliveira Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T22:25:35Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T22:25:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-20 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Marissol de Oliveira Barreto. Representações discursivas de mulheres negras em textos literários de autoria feminina negra brasileira de livros didáticos de língua portuguesa do 1º ano do ensino médio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2018. 2021. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43447 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa discursiva crítica que tem como objetivo
geral analisar as representações discursivas de mulheres negras em textos literários de
autoria feminina negra brasileira de livros didáticos de Língua Portuguesa do primeiro
ano do Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2018/2020, de modo a verificar como estas
representações atendem ao proposto pela lei 10.639/2003, que prevê a inclusão
obrigatória da história e cultura afro-brasileira nos currículos nacionais de educação.
Para alcançar esse objetivo, são analisados cinco textos literários de autoria feminina
negra brasileira: Olhos d’água, Ponciá Vicêncio e Vozes-mulheres, da escritora
Conceição Evaristo; Mahin amanhã, da escritora Miriam Alves, e Passado histórico, da
escritora Sônia Fátima. Com o corpus de pesquisa, pretendo atender a três objetivos
específicos: 1) identificar as representações discursivas de mulheres negras nos textos
literários das coleções a partir do mapeamento dos textos vinculados ao tema da
pesquisa; 2) analisar as representações étnico-raciais das mulheres negras, presentes nos
textos analisados, com base nas estratégias de representações discursivas mapeadas; e 3)
relacionar as representações étnico-raciais de mulheres negras presentes no corpus e
com o que dispõe a lei 10.639/2003, que prevê a inclusão obrigatória da história e
cultura afro-brasileira nos currículos nacionais de educação. Para tanto, a análise é
ancorada nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (ADC),
principalmente em Fairclough (1992; 2003) e Chouliaraki e Fairclough (1999); na
Representação dos Atores Sociais, conforme van Leeuwen (1997); e na análise dos
tropos por meio de Lakoff e Johnson (2002). Fundamenta-se também nas contribuições
acerca da identidade em Silva (2013), Woodward (2000), Hall (2009); de ideologia em
Thompson (2011); e do racismo estrutural em Almeida (2019). A abordagem
metodológica é qualitativa, apoiada em Miles e Huberman (1994), Denzin e Lincoln
(2003), Bauer e Aarts (2003), May (2004) e Brasileiro (2013). Os resultados revelam
que as representações de mulheres negras no livro didático realizadas por escritoras
negras apresentam esses atores em papéis de agência e com força dinâmica nas
narrativas. Também foi possível perceber uma construção positiva das representações e
das identidades dessas mulheres, pautada na valorização da História e da Cultura
africana e afro-brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Representações discursivas de mulheres negras em textos literários de autoria feminina negra brasileira de livros didáticos de língua portuguesa do 1º ano do ensino médio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2018 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação antirracista | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master thesis is the result of a critical discursive research which aims to analyse the
discursive representations of black women in literary texts by Brazilian black female
authorship from Portuguese language textbooks for the first year of high school
approved by PNLD 2018/2019, aiming to verify how these meet what is proposed by
the law 10.639/2003. In order acheive this obective, five literary texts by Brazilian black
female authorship are analyzed: Olhos D’água, Ponciá Vicêncio and Vozes-mulheres by
Conceição Evaristo; Mahin amanhã by Miriam Alves and Passado Histórico by Sônia
Fátima. By using the corpus of this research, I intend to achieve three obejctives: 1) To
identify the discursive representation of black women in literary texts of the collections
from mapping of the linked to the research theme; 2) To analyse the ethnic-racial
representation of black women, present in the analyzed texts, based on mapped
discursive representation strategies; and 3) To relate the ethnic-racial representations of
black women present in the corpus with the provisions of law 10.639/2003, which
provides for the mandatory inclusion of Afro-Brazilian history and culture in national
education curricula. Therefore, the analysis is anchored in the theoretical assumptions of
Critical Discourse Analysis (CDA), mainly Fairclough (1992; 2003) and Chouliaraki
and Fairclough (1999); Social Actors Representations, according to van Leeuwen
(1997); and in analysis of tropos through Lackoff and Johnson (2002). It is also based
on the contributions about identity in Silva (2013), Woodward (2000), Hall (2009);
about ideology in Thompson (2001); and also about structural racism in Almeida
(2019). The methodoly approach is qualitative, supported by Miles and Huberman
(1994), Denzin and Lincoln (2003), Bauer and Aarts (2003), May (2004) and Brasileiro
(2013). The results reveal that the representations of black women made by black
writers in textbooks present these actors in the roles of agents and with dynamic force in
the narratives. It was also possible to perceive a positive construction of the
representation and identity of these women, based on the appreciation of African and
Afro-Brazilian History and Culture. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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