Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Faulstich, Enilde Leite de Jesus | - |
dc.contributor.author | Moreira, Falk Soares Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T21:04:25Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T21:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-22 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Falk Soares Ramos. Criação de sinais-termo: o conceito na descrição das estruturas sintáticas em Português para surdos. 2021. 120 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43440 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema desta tese se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no Centro
de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) e no Laboratório de Linguística de
Língua de Sinais (LabLibras), da Universidade de Brasília (UnB). Esta pesquisa tem como
desafio a análise dos termos empregados no ensino de português como L2 para estudantes
Surdos sob a perspectiva da Valência Verbal. O objetivo é propor Unidade Terminológica
Conceitual (UTCt) que seja capaz de oferecer ao aluno Surdo a compreensão em Língua de
Sinais Brasileira (LSB) da estrutura sintática da Língua Portuguesa. Escolhemos o campo
sintático-semântico relativo à Teoria da Valência para estudo de conceitos, formação de sinaistermo e validação de unidades lexicais, pois se enquadra conceitualmente na proposta
terminológica empreendida por esta pesquisa. Desse modo, almejamos que a UTCt possibilite
ao Surdo compreensão do fenômeno por meio da valência que atinge a língua de sinais. O
percurso metodológico utilizado, a fim de alcançar os objetivos traçados são: i) a abordagem e
a natureza de pesquisa; ii) delimitação do público-alvo; iii) identificação dos termos que
constituem a área de estudo da língua portuguesa a partir do tema: “Estrutura frasal como:
sujeito, verbo e complementos”; iv) recolha em obras lexicográficas bilíngues de sinais-termo
da área de Estrutura da oração e, por fim, v) análise dos aspectos morfolexicais de constituição
dos sinais-termo encontrados e contraste com o conceito apresentado em língua portuguesa.
Como resultado, apresentamos a página Web TERMBILIBRAS que traz conceitos e os sinaistermo de duas formas: i) material de apoio didático e ii) ordenados em um vocabulário bilíngue.
O material de apoio didático tem o objetivo de familiarizar os discentes do curso de Licenciatura
em Letras – LSB/PSL com os conceitos abordados, uma vez que uma das áreas de atuação dos
futuros licenciados é o ensino de português como L2 para Surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Criação de sinais-termo : o conceito na descrição das estruturas sintáticas em Português para surdos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade terminológica conceitual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sinais-termo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Valência verbal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The theme of this dissertation is part of the line of research Lexicon and Terminology,
developed at the Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) and at the
Laboratório de Linguística de Língua de Sinais (LabLibras), at the University of Brasília
(UnB). The challenge of this rechearch is the analysis of the terms used in the teaching of
Portuguese as second language for Deaf students from the perspective of Verbal Valence. The
objective is to propose a Conceptual Terminology Unit (Unidade Terminológica Conceitual –
UTCt) that can offer the Deaf student the understanding, in Brazilian Sign Language (LSB), of
the syntactic structure of the Portuguese Language. We chose the syntactic-semantic field
related to the Theory of Valence for the study of concepts, formation of sinais-termo and
validation of lexical units, as it conceptually fits into the terminological proposal undertaken
by this research. Therefore, we aim the UTCt could enable the Deaf to understand the
phenomenon through the valence that affects sign language. The methodological path used in
order to achieve the outlined objectives are: i) the approach and nature of research; ii) target
audience delimitation; iii) identification of the terms that constitute the area of study of the
Portuguese language based on the theme: “Phrase structure as: subject, verb and complements”;
iv) collection of sinais-termo in bilingual lexicographic works related to the Structure of the
sentence and, finally, v) analysis of the morpholexical aspects of the constitution of the sinaistermo found and the contrast with terms concept in the Portuguese language. As a result, we
present the TERMBILIBRAS website, which present concepts and sinais-termo in two ways: i)
teaching support material and ii) ordered in a bilingual vocabulary. The teaching support
material aims to familiarize the students of the undergraduate program in Teaching Brazilian
Sign Language and Portuguese as Second Language (Licenciatura em Letras–LSB/PSL) with
the concepts covered, since one of the areas of activity of future graduates is the teaching of
Portuguese as second language for Deaf students. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Le thème de cette thèse fait partie de la axe de recherche Lexique et terminologie, développée
au Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) et au Laboratório de
Linguística de Língua de Sinais (LabLibras), de l'Université de Brasilia (UnB). Le défi de cette
recherche est l’analyse des termes utilisés dans l'enseignement du portugais pour les sourds en
tant que Langue seconde du point de vue de Valence verbale. L'objectif est de proposer une
Unité Terminologique Conceptuelle (Unidade Terminológica Conceitual – UTCt) capable
d'offrir à l’étudient sourd la compréhension, en langue des signes brésilienne (LSB), de la
structure syntaxique de la langue portugaise. Nous avons choisi le domaine syntaxiquesémantique lié à la Théorie de Valence pour l'étude des concepts, la formation des sinais-termo
et la validation des unités lexicales, car il s'intègre conceptuellement dans la proposition
terminologique entreprise par cette recherche. Par conséquent, nous visons l'UTCt pour
permettre aux Sourds de comprendre le phénomène grâce à la valence qui affecte la langue des
signes. Le parcours méthodologique utilisées pour atteindre les objectifs énoncés sont : i)
l'approche et la nature de la recherche ; ii) la délimitation du public cible ; iii) l’identification
des termes qui constituent le domaine d'étude de la langue portugaise déroulée sur le thème :
« Structure de la phrase en tant que : sujet, verbe et compléments » ; iv) recueil dans des
ouvrages lexicographiques bilingues de sinais-termo dans le domaine de la Structure de la
phrase et, enfin, v) l’analyse des aspects morpholexiques de la constitution des sinais-termo
retrouvés et le contraste avec le concept présenté en langue portugaise. De ce fait, nous vous
présentons le site TERMBILIBRAS, qui présente des concepts et des sinais-termo de deux
manières : i) matériel pour le soutien didactique et ii) ordonné dans un vocabulaire bilingue. Le
matériel pour le soutien didactique vise à familiariser les étudiants du cours de licence en
l’enseignement de la lingue de signes brésilienne et de la langue portugaise comme langue
seconde (Licenciatura em Letras–LSB/PSL) avec les concepts abordés, puisque l'un des
domaines d'activité des futurs diplômés est l'enseignement du portugais en tant que Langue
Seconde pour les sourds. | pt_BR |
dc.contributor.email | falklibras@gmail.com | pt_BR |
dc.contributor.email | falk.moreira@ifb.edu.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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