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Título : A construção da profissionalidade docente : analisando o egresso da licenciatura em Educação profissional do IFB
Autor : Silva, Bianca Reis da
Orientador(es):: Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto:: Educação profissional
Licenciatura em Educação profissional
Profissionalidade docente
Fecha de publicación : 13-abr-2022
Citación : SILVA, Bianca Reis da. A construção da profissionalidade docente: analisando o egresso da licenciatura em Educação profissional do IFB. 2021. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : A presente Dissertação de Mestrado se vincula ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação – PDCA. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os elementos constituidores da construção da profissionalidade docente para EPT para professores-bacharéis egressos do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, campus Samambaia. Para tanto, foi realizada uma investigação quanti-qualitativa, tendo como instrumentos a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a aplicação de questionários a distância, devido à pandemia do Covid-19, e análise categorial. A abordagem escolhida foi a crítica dialética, por considerar que o fenômeno analisado está em constante transformação. Com isso, tentouse extrair o máximo de informações dos sujeitos pesquisados: vinte e dois (22) egressos do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFB, campus Samambaia. O objeto teve como escopo o referencial teórico sobre a profissionalidade docente na EPT, cujos autores foram: Bonfim (2020), Cruz (2017; 2012), Dubar (1997), Nóvoa (1992), Roldão (2005; 2007; 2009), Sacristán (1999), Saviani (1996; 2007), Shiroma e Evangelista (2003; 2010); e sobre a formação e atuação docente na EPT no Brasil, com os autores: Araújo (2014), Bonfim (2011), Ciavatta (2008), Cunha (2000), Freitas (2018), Hypólito (1991; 2005), Kuenzer (2002; 2003; 2008), Machado (2008; 2011), Moura (2008), Schmidt (2013) e Vieira (2016). Nesta análise conseguimos chegar a três (3) categorias que embasaram todo o trabalho, a saber: i) Trabalho Docente e Profissionalização na EPT; ii) Formação Docente em EPT; e iii) Assumir a Docência e o Reconhecimento da Função Docente. Dessa forma, observamos que na primeira categoria a profissionalidade é vista como um mecanismo de melhoria do trabalho docente, o curso de Licenciatura em EPT é considerado um amplo instrumento de profissionalização e uma possibilidade de requalificação; na segunda categoria apontada concluímos que a formação para EPT, em termos políticos, é enfraquecida e fragmentada, mas o curso de Licenciatura em EPT pode significar a reafirmação na carreira dos profissionais que nela estão e um mecanismo de auxílio à construção da profissionalidade levando esta pesquisa à terceira categoria; recorrente em toda a investigação e se caracteriza pela preocupação com o indivíduo que está em formação, interesse dos pesquisados pelos estudantes e, por fim, a autopercepção dos docentes como pertencentes a essa profissão, munidos de conhecimentos próprios da docência e do trabalho docente que realiza.
Abstract: This Master Degree Thesis is linked to Universidade de Brasília's Postgraduate Education Program, Theacher and Professor Profession, Evaluation and Curriculum. It aims to understand the professionality constitution process of professors graduated in Professional and Technological Professors´ formation. This research was conducted through qualitativly investigation based on bibliographic research, documental analysis, remote survey – due to the COVID 19 pandemic – and cathegory analysis. The survey was answered by 22 professors formed at Samambaia IFB campus (Instituto Federal de Brasília). The analysis was based on dialectical criticism, since the phenomena under studying is under constant dinamic transformation. The thesis subject was set under the scope of the Professional and Technological Education theoretical framework by authors such as Bonfim (2020), Cruz (2017; 2012), Dubar (1997), Nóvoa (1992), Roldão (2005; 2007; 2009), Sacristán (1999), Shiroma e Evangelista (2003; 2010); and on the training and teaching performance in EPT in Brazil, with the authors Araújo (2014), Bonfim (2011), Ciavatta (2008), Cunha (2000), Freitas (2018), Hypólito (1991; 2005), Kuenzer (2002; 2003; 2008), Machado (2008;2011), Moura (2008), Schmidt (2013) e Vieira (2016). In this analysis, we were able to reach three (3) categories that supported the entire work, namely: i) Teaching Work and Professionalization at EPT; ii) Teacher Training in EPT; and iii) Assume Teaching and Recognition of the Teaching Function. Thus, we observed that in the first category, professionalism is seen as a mechanism for improving teaching work, the EPT Licentiate course is considered a broad instrument for professionalization and a possibility of requalification; in the second category pointed out, we conclude that training for EPT, in political terms, is weakened and fragmented, but the EPT Licentiate course can mean the reaffirmation in the career of the professionals who are in it and a mechanism to help the construction of professionalism leading this research to the third category; recurring throughout the investigation and is characterized by the concern for the individual who is in training, the interest of those surveyed by the students and, finally, the teachers' self-perception as belonging to this profession, equipped with their own knowledge of teaching and the teaching work they carry out.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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