Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camara, Rogerio José | - |
dc.contributor.author | Monteiro, André Camargo Thomé Maya | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T17:27:15Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T17:27:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-29 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, André Camargo Thomé Maya. Poesia-bumerangue-concreta: a tática noigandres na grã-bretanha. 2021. 226 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43428 | - |
dc.description.abstract | Busca-se compreender, nesta pesquisa, a influência do vocabulário concreto
brasileiro, em particular a produção levada a cabo pelo grupo Noigandres,
em seu correlato britânico. Pesquisas recentes mostram a filiação da poesia
concreta britânica à brasileira; no entanto, não evidenciam as estratégias
de internacionalização, em quais meios esse diálogo se deu ou quais
modelos (plásticos e/ou teóricos) teriam circulado. No intuito de compreender
esse trânsito, deparamo-nos com interesses compartilhados e, também,
com particularidades que atravessavam o diálogo entre esses movimentos
de retaguarda da vanguarda e que balizaram, mesmo que parcialmente, o
que se produziu na década de 1960: uma poesia concreta britânica. Para
tanto, investigamos essas trocas primordialmente nos textos dos artistas e
nas produções de caráter coletivo, sem perder de vista, contudo, as estratégias
adotadas pelo grupo Noigandres em seus esforços para efetivar a
internacionalização de suas faturas. Como veremos adiante, a análise das
publicações, das exposições e da troca de correspondências lança luz sobre
essas lacunas na historiografia da arte moderna no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Poesia-bumerangue-concreta : a tática noigandres na grã-bretanha | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia concreta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte moderna | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicações de artistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Retaguarda da vanguarda | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this research is to understand the influence of Brazilian concrete
vocabulary, especially the production carried out by the Noigandres group,
in its British counterpart. Recent research shows the affiliation of British and
Brazilian concrete poetry; however, it does not show the internationalization
strategies, how this dialogue took place, or which models (plastic and/or theoretical)
have circulated. In order to understand this transit, we came across
shared interests as well as particularities that permeated the dialogue between
these arrière-garde movements and guided, even partially, what was
produced in the 1960’s: British concrete poetry. Therefore, these exchanges
are primarily investigated in the artists’ texts and in collective productions,
without losing sight of the strategies adopted by the Noigandres group in its
efforts to actualize the internationalization of its works. As we will see, analyzing
publications, exhibitions, and correspondence sheds light on these gaps
in the historiography of modern art in Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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