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Título: TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância
Autor(es): Oliveira, Donizete Moreira de
Orientador(es): Tavares, Noemia Urruth Leão
Assunto: Agentes comunitários de saúde
Educação permanente
Educação a distância
Tecnologia da informação e da comunicação
Data de publicação: 12-Abr-2022
Referência: OLIVEIRA, Donizete Moreira de. TICS na formação dos agentes comunitários de saúde: avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância. 2021. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo, descritivo e de abordagem quantitativa, tem como objetivo geral analisar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Para se responder a esse objetivo, foram analisados, a partir da avaliação dos participantes, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o material didático, os exercícios elaborados pela equipe conteudista e a tutoria do Observatório de Saúde Mental (OBSAM) em um curso oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) como estratégia para a Educação Permanente em Saúde (EPS). O objetivo específico foi traçar o perfil sociodemográfico e o perfil de inclusão digital dos ACS participantes do curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para Ações Preventivas ao Uso de Álcool e Outras Drogas, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2019, oferecido e desenvolvido pelo OBSAM. A mediação do curso se deu pelas TICs, com acompanhamento de tutores que estimularam os ACS participantes da ação educativa a ser protagonistas de seu aprendizado. A investigação aconteceu por meio de questionários online desenvolvidos no Google Forms e enviados aos participantes do curso, e o recurso educacional utilizado para oferecer o curso foi o software livre de apoio à aprendizagem, Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), por meio do AVA do OBSAM. No que se refere ao perfil dos participantes do curso, os resultados mostraram que a maioria era do sexo feminino e se autodeclarava parda. Sobre a formação acadêmica, os resultados revelaram que a maioria possuía nível de escolaridade acima do exigido para exercer a profissão, com destaque para o ensino superior completo, o incompleto e a pós-graduação, que juntos somavam mais da metade dos participantes da ação educativa. Os resultados indicaram que o curso atendeu às expectativas; que a tutoria foi essencial no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na orientação e no esclarecimento de dúvidas; que o uso do ambiente virtual de aprendizagem do curso não gerou dificuldades; e que as TICs, ao serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, foram uma estratégia eficaz para o desenvolvimento do curso e o fortalecimento das ações de educação permanente em saúde.
Abstract: This descriptive and quantitative study has the purpose of analyzing the contributions of the Information and Communication Technologies (ICTs) in the training of Community Health Agents (CHA). In order to respond to this objective, we analyzed, based on the evaluation of the participants, the Virtual Learning Environment (VLE), the didactic material, the exercises developed by the content team and the mentoring of the Mental Health Observatory (OBSAM) from a course in the form of Distance Education (DE) as a strategy for Permanent Health Education (PHE). The specific objective was to trace the sociodemographic profile and the digital inclusion profile of the CHAs participating in the Community Health Agents Training Course for Preventive Actions against the Use of Alcohol and Other Drugs, held in November and December 2019, offered and developed by OBSAM. The course was mediated by ICTs, accompanied by tutors who encouraged the CHA participants in the educational action to be protagonists of their learning. The investigation took place through online questionnaires developed in Google Forms and sent to the course participants, and the educational resource used to offer the course was the free software to support learning, Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), through the OBSAM VLE. With regard to the profile of the course participants, the results showed that the majority were female and self-declared brown. Regarding academic training, the results revealed that the majority had a level of education above that required to practice the profession, with emphasis on complete higher education, incomplete higher education, and graduate studies, which together accounted for more than half of the participants in the educational action. The results indicated that the course met expectations; that tutoring was essential in the teaching-learning process, helping to guide and clarify doubts; that the use of the virtual learning environment of the course did not generate difficulties; and that the ICTs, when used in the teaching-learning process, were an effective strategy for the development of the course and the strengthening of the actions of permanent education in health.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
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