Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tavares, Noemia Urruth Leão | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Donizete Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T18:58:29Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T18:58:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Donizete Moreira de. TICS na formação dos agentes comunitários de saúde: avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância. 2021. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43397 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo, descritivo e de abordagem quantitativa, tem como objetivo geral analisar as
contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na capacitação dos Agentes
Comunitários de Saúde (ACS). Para se responder a esse objetivo, foram analisados, a partir da
avaliação dos participantes, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o material didático, os
exercícios elaborados pela equipe conteudista e a tutoria do Observatório de Saúde Mental
(OBSAM) em um curso oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) como estratégia
para a Educação Permanente em Saúde (EPS). O objetivo específico foi traçar o perfil
sociodemográfico e o perfil de inclusão digital dos ACS participantes do curso de Capacitação
de Agentes Comunitários de Saúde para Ações Preventivas ao Uso de Álcool e Outras Drogas,
realizado nos meses de novembro e dezembro de 2019, oferecido e desenvolvido pelo OBSAM.
A mediação do curso se deu pelas TICs, com acompanhamento de tutores que estimularam os
ACS participantes da ação educativa a ser protagonistas de seu aprendizado. A investigação
aconteceu por meio de questionários online desenvolvidos no Google Forms e enviados aos
participantes do curso, e o recurso educacional utilizado para oferecer o curso foi o software livre
de apoio à aprendizagem, Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle),
por meio do AVA do OBSAM. No que se refere ao perfil dos participantes do curso, os resultados
mostraram que a maioria era do sexo feminino e se autodeclarava parda. Sobre a formação
acadêmica, os resultados revelaram que a maioria possuía nível de escolaridade acima do
exigido para exercer a profissão, com destaque para o ensino superior completo, o incompleto e
a pós-graduação, que juntos somavam mais da metade dos participantes da ação educativa. Os
resultados indicaram que o curso atendeu às expectativas; que a tutoria foi essencial no processo
de ensino-aprendizagem, auxiliando na orientação e no esclarecimento de dúvidas; que o uso
do ambiente virtual de aprendizagem do curso não gerou dificuldades; e que as TICs, ao serem
utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, foram uma estratégia eficaz para o
desenvolvimento do curso e o fortalecimento das ações de educação permanente em saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agentes comunitários de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This descriptive and quantitative study has the purpose of analyzing the contributions of the
Information and Communication Technologies (ICTs) in the training of Community Health Agents
(CHA). In order to respond to this objective, we analyzed, based on the evaluation of the
participants, the Virtual Learning Environment (VLE), the didactic material, the exercises
developed by the content team and the mentoring of the Mental Health Observatory (OBSAM)
from a course in the form of Distance Education (DE) as a strategy for Permanent Health
Education (PHE). The specific objective was to trace the sociodemographic profile and the digital
inclusion profile of the CHAs participating in the Community Health Agents Training Course for
Preventive Actions against the Use of Alcohol and Other Drugs, held in November and December
2019, offered and developed by OBSAM. The course was mediated by ICTs, accompanied by
tutors who encouraged the CHA participants in the educational action to be protagonists of their
learning. The investigation took place through online questionnaires developed in Google Forms
and sent to the course participants, and the educational resource used to offer the course was
the free software to support learning, Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
(Moodle), through the OBSAM VLE. With regard to the profile of the course participants, the
results showed that the majority were female and self-declared brown. Regarding academic
training, the results revealed that the majority had a level of education above that required to
practice the profession, with emphasis on complete higher education, incomplete higher
education, and graduate studies, which together accounted for more than half of the participants
in the educational action. The results indicated that the course met expectations; that tutoring was
essential in the teaching-learning process, helping to guide and clarify doubts; that the use of the
virtual learning environment of the course did not generate difficulties; and that the ICTs, when
used in the teaching-learning process, were an effective strategy for the development of the
course and the strengthening of the actions of permanent education in health. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|