http://repositorio.unb.br/handle/10482/43346
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_JornadasFormativasTempos.PDF | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas |
Otros títulos : | Training journeys mediated by digital technologies in higher education: contributions to thinking about asynchronous activities Recorridos formativos mediados por tecnologías digitales en la educación superior: aportes para pensar las actividades asincrónicas |
Autor : | Mill, Daniel Oliveira, Achilles Alves de Ferreira, Marcello |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-8336-3645 https://orcid.org/0000-0001-7478-0810 https://orcid.org/0000-0003-4945-3169 |
Assunto:: | Ensino a distância Ambiente virtual de aprendizagem Processo de ensino - aprendizagem Aprendizagem significativa Pandemia Covid-19 |
Fecha de publicación : | 15-feb-2022 |
Editorial : | Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) |
Citación : | MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles Alves de; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 15 fev. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 07 abr. 2022. |
Resumen : | O objetivo central deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas no ensino superior, adequadas – mas não restritas – ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico iniciado em 2020. Para isso, é analisada uma possível configuração para atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de prendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA); por escopo e amplificação, o presente esforço propositivo volta-se à análise e discussão da organização e de impressões de docentes e estudantes acerca dos recursos de mediação desenvolvidos. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar, realizar e qualificar atividades pedagógicas assíncronas, coerentemente com jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais, como tem ocorrido nesses tempos de pandemia. |
Abstract: | The aim of this article is to encourage reflections and pedagogical initiatives in higher education, that are appropriate – but not restricted – to the educational context induced by the pandemic moment that started in 2020. For this, it is analysed a possible setting for teaching-learning activities in virtual learning environments (VLE), in a perspective of flipped classroom, blended, active and meaningful learning. The experience articulated synchronous activities (web conferences) and asynchronous activities (VLE); by scope and amplification, the purposeful effort turned to the analysis and discussion of the and impressions of professors and students about the mediation resources developed. As a result, some contributions are presented to think, perform, and qualify asynchronous pedagogical activities, coherently with training journeys mediated by digital technologies, as has been happening in these pandemic times. |
Resumen: | El objetivo principal de este artículo es fomentar reflexiones e iniciativas pedagógicas en la educación superior, adecuadas – pero no restringidas – al contexto educativo inducido por el momento pandémico iniciado em 2020. Para ello, se plantea un posible escenario para actividades de actividades pedagógicas en entornos virtuales de aprendizaje (EVA), analizadas en una perspectiva de aprendizaje/salón invertido, mixto, activo y significativo. La experiencia articuló actividades sincrónicas (conferencias web) y actividades asincrónicas (EVA); por alcance y amplificación, el presente esfuerzo propositivo está dirigido a analizar y discutir la composición y impresiones de profesores y estudiantes sobre los recursos de mediación desarrollados. Como resultado, se presentan algunos aportes para pensar, realizar y calificar actividades pedagógicas asincrónicas, de manera coherente con los recorridos formativos mediados por las tecnologías digitales, como viene sucediendo en estos tiempos de pandemia. |
Licença:: | (CC BY NC) Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins UnB - Covid-19 |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.