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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43320
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Title: A Estética do Oprimido como práxis pedagógica : um estudo com professores de artes do DF em tempos pandêmicos
Authors: Castro, Ana Carolina de Sousa
Orientador(es):: Hartmann, Luciana
Assunto:: Teatro do Oprimido
Estética do oprimido
Boal, Augusto, 1931-
Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação
Pedagogia do teatro
Issue Date: 4-Apr-2022
Citation: CASTRO, Ana Carolina de Sousa. A Estética do Oprimido como práxis pedagógica: um estudo com professores de artes do DF em tempos pandêmicos. 2021. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a Estética do Oprimido de Augusto Boal (2009) como uma práxis pedagógica, em diálogo com a perspectiva da Educação Libertadora de Paulo Feire (2003). Para a constituição do corpus de análise desta pesquisa inicialmente foram realizadas revisão e análise de referenciais bibliográficos que compõem o campo de estudos do Teatro do Oprimido, da Pedagogia do Oprimido, da Pedagogia do Teatro e da Arte-educação de forma mais ampla. À princípio a pesquisa previa a práxis pedagógica em sala de aula com jovens e crianças, entretanto, com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do ensino remoto, optou-se por investigar com outros professores e professoras de arte sem como poderia se dar uma educação libertadora neste novo momento, marcado por intensas mudanças nas relações artístico-pedagógicas e aprofundamento de opressões. Parte-se de uma perspectiva “etnográfica-performativa” em que há construção de um processo artístico-pedagógico em conjunto com as e os professores participantes da pesquisa a partir da intervenção da autora. Neste sentido, foram propostos: um questionário on-line para professores de artes do Distrito Federal, sobre o ensino remoto emergencial e as práticas metodológicas em sala de aula; uma oficina formativa remota intitulada “Estética do Oprimido para professores”, visando à multiplicação dos elementos trazidos por Augusto Boal com o Método do Teatro do Oprimido (T.O) e a perspectiva da Estética do Oprimido e entrevistas semiestruturadas remotas com artistas-pesquisadores do Teatro do Oprimido sobre suas experiências, para compreender como a prática artística pode se relacionar com o ensino dentro da Estética do Oprimido. A partir da escuta dos professores e professoras de artes e da construção artístico-pedagógica de forma remota, foi possível traçar alguns caminhos e possibilidades da Estética do Oprimido na práxis pedagógica daqueles e aquelas que desejam ser educadores e educadoras libertadores em sala de aula.
Abstract: This research proposes a reflection on Augusto Boal's Aesthetics of the Oppressed (2009) as a pedagogical praxis, in dialogue with Paulo Feire's perspective of Liberating Education (2003). In order to compile the corpus of analysis for this study, a reviewand analysis of bibliographic references was conducted encompassing the field of studies on the Theater of the Oppressed, the Pedagogy of the Oppressed, Theater Education, and Art Education. Initially, the research was to address pedagogical praxis in theclassroom with adolescents and children, however, with the Covid-19 pandemic and the need for remote learning, it was decided to explore with other arts educators what a liberating education might look like in this new moment of intense change in artistic-educational relationships and the intensification of oppression. It starts from an "ethnographic-performative" perspective, in which an artistic-pedagogical process is constructed together with the professors involved in the research, based on the intervention of the author. In this sense, it has been suggested: an online questionnaire for art teachers from Distrito Federal about emergency distance education and methodological practices in the classroom; a remote formative workshop entitled "Aesthetics of the Oppressed for Teachers" aimed at multiplying the elements brought by Augusto Boal with the method of the Theater of the Oppressed (TO) and the perspective of the Aesthetics of the Oppressed, as well as semi-structured distance interviews with artists/researchers of Teatro do Oppressed about their experiences in order to understand how artistic practice can relate to teaching within the Aesthetics of the Oppressed. By listening to art teachers and artistic-pedagogical construction remotely, it was possible to trace some of the ways and possibilities of the Aesthetics of the oppressed in the pedagogical practice of those who wish to be liberating educators in the classroom.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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