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2022_VanessaSousaSoares.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSousa, Carlos Alberto Lopes de-
dc.contributor.authorSoares, Vanessa Sousa-
dc.date.accessioned2022-04-01T20:48:49Z-
dc.date.available2022-04-01T20:48:49Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.citationSOARES, Vanessa Sousa. Plágio e pesquisa na internet: do discurso docente ao conteúdo do livro didático das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43276-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação objetivou analisar criticamente o discurso docente e o conteúdo do livro didático do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, para identificar a abordagem ou a omissão do plágio relacionado à pesquisa na internet e quais os possíveis significados atribuídos a esses temas. Para isso, apoiou-se nos pressupostos teóricos de Demo (2015) e Freire (2014), no que tange, respectivamente, à crítica ao instrucionismo e à educação bancária presentes nas ações pedagógicas, que favoreceram a mecanização do ensino a partir do uso desmedido da cópia, em detrimento do estímulo à autoria dos estudantes, por isso, consequentemente, contribui para a prática do plágio estudantil. Por meio da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2014), a partir de entrevistas semiestruturadas com 10 docentes de escolas públicas, e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) dos livros didáticos utilizados por professores e estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, analisou-se os condicionantes limitadores e potencializadores de incentivo ao estudante quanto à produção autoral e à pesquisa na internet. Como resultado disso, quanto ao objetivo de desocultar o efeito, o sentido, a menção ou a omissão do tema plágio no discurso docente do Ensino Fundamental I, relacionados ao livro didático, à pesquisa na internet e à autoria, obteve-se formações discursivas que revelam discurso conservador, tendo em vista que há negação quanto à citação do plágio na prática pedagógica das docentes entrevistadas e, em correspondência a isso, o conteúdo dos livros didáticos utilizados pelas referidas professoras coincidem quanto à ausência da menção ao plágio. Ainda assim, mesmo que o resultado deste estudo tenha detectado a ausência da citação do plágio nas orientações advindas das participantes da pesquisa e do conteúdo dos livros didáticos analisados, percebe-se a relação intrínseca entre esse termo e a palavra cópia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePlágio e pesquisa na internet : do discurso docente ao conteúdo do livro didático das séries iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPlágiopt_BR
dc.subject.keywordCópiapt_BR
dc.subject.keywordDiscurso docentept_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Thismaster’s thesisaims to critically analyze the teacher discourseand content of textbooks from the first to fifth grades of elementary school in order to identify the approach or omission of plagiarism related to Internet researchand find out the possible meanings assigned to these themes. For this purpose, the theoretical assumptions of Demo (2015) and Freire (2014) wereused, concerning,respectively,the critique ofinstructionalism and the banking concept of education present in pedagogical actions that influence teaching by favoring its mechanization due to the excessive use of copying, to the detriment of the stimulation ofstudent authorship, and because of this, therefore, it contributes to the practice of student plagiarism. Through discourseanalysis (PÊCHEUX, 2014), using semi-structured interviews with ten public school teachers and content analysis (BARDIN, 2016) of textbooks used by teachers and students from the first to the fifth grades of elementary school,limiting conditions and enhancers of student encouragement regarding production of authorship and Internetresearchwereanalyzed. As a result, concerning the goal of uncoveringthe effect, sense, mention or omission of the plagiarism theme in the discourse of the first to fifth gradeteachersof elementary school related to textbooks, internet research, and authorship, discursive formations that reveal conservative speech were obtained, taking into consideration the fact that there wasdenial regarding the mention of plagiarism in the pedagogical practice of the teachers who wereinterviewed and, in correspondence to that, the content of textbooks used by theteachers matches the absence of plagiarism mention. Still, even though the results of this study detected no mentionof plagiarism in the instructions fromthe research participantsand from the content of the analyzed textbooks, the intrinsic relationship between this term and the word copy is noticeable.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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