Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43270
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariaAparecidaRamosRodriguesMartins.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Engajamento e desempenho nas interações professores-alunos na sala de recursos de escolas públicas do DF no contexto da pandemia de Covid-19
Outros títulos: Participación y desempeño en las interacciones maestro-estudiante en la sala de recursos de escuelas públicas de la región DF en el contexto de la pandemia Covid-19
Engagement and performance in teacher-student interactions in the resource room at public schools of DF region in the Covid-19 pandemic context
Autor(es): Martins, Maria Aparecida Ramos Rodrigues
E-mail do autor: mailto:cidinharrmestrado@gmail.com
Orientador(es): Rengifo-Herrera, Francisco José
Assunto: Altas habilidades
Educação remota
Engajamento
Desempenho
Data de publicação: 1-Abr-2022
Referência: MARTINS, Maria Aparecida Ramos Rodrigues. Engajamento e desempenho nas interações professores-alunos na sala de recursos de escolas públicas do DF no contexto da pandemia de Covid-19. 2021. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as características das interações que ocorrem durante atividades que favorecem engajamento e desempenho entre dois estudantes do 5o ano e duas professoras durante as atividades remotas da Sala de Recursos para Altas Habilidades/AH em uma escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia de COVID-19. Para isso, foi realizada uma pesquisa seccional descritiva, a qual se utilizou de observação em sala de aula online pela Plataforma Google Meet, registro de áudio e vídeo durante cinco semanas intercaladas em um total de nove semanas. Neste espaço foram consideradas as ações, falas e interações entre dois professores e dois estudantes, identificadas através dos indicadores das categorias e subcategorias de engajamento e desempenho. Na análise dos dados foram identificados aspectos microgenéticos das ações dos estudantes, das ações dos professores, dos engajamentos e desempenhos durante as atividades remotas, para o alcance dos objetivos definidos. A revisão sistemática da literatura apontou temas específicos para o desenvolvimento do estudo, tais como: altas habilidades/superdotação; talento; análise microgenética; motivação; criatividade; engajamento; desempenho, professor, sala de recursos; autorregulação e autorregulação da aprendizagem; metacognição; tarefas colaborativas e cooperativas; protocolos pedagógicos; ensino remoto; pandemia por COVID- 19 ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Como produto técnico este trabalho permitiu a produção do protótipo de um site para divulgar conhecimentos teóricos e práticos relacionados aos temas que envolvem a pesquisa como, por exemplo, histórias motivadoras, experiências exitosas, projetos, ações, cursos, artigos, livros, filmes, vídeos, receber sugestões, esclarecer dúvidas e sugerir orientações pedagógicas aos estudantes no contexto de pós-pandemia. os resultados do estudo “engajamento e desempenho nas interações professores-alunos na sala de recursos específica para altas habilidades em escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia de COVID-19” apontam as ações, falas e interações entre dois professores e dois estudantes como trocas significativas. Os resultados também apontam que, visando o desenvolvimento desses estudantes, a escola pública do Distrito Federal/DF buscou, cada vez mais, condições para instrumentalizar-se e permitir-lhes uma formação pertinente durante o ensino no formato online.
Abstract: The purpose of this research is to analyses the characteristics of interactions that occur during activities that favor engagement and performance between two 5th graders students and two teachers during the remote context in the Activities High Skills Room in a public school in the Federal District region during the context of the COVID-19 pandemic. For this reason, a descriptive research was carried out through online classroom observation through the Google Meet Platform, audio and video recording for five weeks interspersed during nine weeks with the following activities: speeches and interactions between two teachers and two students were investigated, identified through the indicators of the categories and subcategories of engagement and performance. Data analysis, microgenetic aspects of students' practice, teachers' practice, engagements and performances at remote activities were identified in order to achieve the defined objectives. Systematic literature review pointed out specific themes for the development of the study such as: high abilities/giftedness; talent; microgenetic analysis; motivation; creativity; engagement; performance, teacher, resource room; self-regulation and self-regulation of learning; metacognition; collaborative and cooperative tasks; teaching protocols; remote teaching; COVID-19 pandemic caused by the SARS-CoV-2 coronavirus. The research culminated in the creation of a website prototype to disseminate theoretical and practical knowledge related to themes that involve research, such as motivating stories; successful experiences; projects; practice; courses; articles; books; films; suggestions; doubt clarification and pedagogical guidelines for students in the post-pandemic context. Results of the study "engagement and performance in teacher-student interactions in the specific resource room for high skills in a public school in the Federal District in the context of the COVID-19 pandemic" has pointed out practices, speeches and interactions between two teachers and two students as significant exchanges. Finally, results also indicate that aiming at the development of these students, public schools in the Federal District region in Brazil increasingly sought conditions to equip themselves and motivated them to seek relevant training during online teaching.
Resumen: El propósito de esta investigación es presentar el análisis de las características de las interacciones de participación y desempeño de las actividades entre dos estudiantes de 5to grado y dos docentes en el Salón de Altas Habilidades de Actividades de una escuela pública de la región del Distrito Federal, en el contexto de la pandemia de COVID-19. Por tal motivo se realizó una investigación descriptiva realizada mediante la observación del aula online por la Plataforma Google Meet, grabación de audio y video durante cinco semanas intercaladas durante nueve semanas en seguimiento a estas actividades: se investigaron los discursos e interacciones entre dos profesores y dos alumnos, identificados a través de los indicadores de las categorías y subcategorías de participación y desempeño. Se identificaron análisis de datos, aspectos microgenéticos de la práctica de los estudiantes, práctica de los docentes, compromisos y desempeños en actividades remotas, con el fin de lograr los objetivos definidos. La revisión sistemática de la literatura señaló temas específicos para el desarrollo del estudio como: altas capacidades / superdotación; talento; análisis microgenético; motivación; creatividad; compromiso; actuación, maestro, sala de recursos; autorregulación y autorregulación del aprendizaje; metacognición; tareas colaborativas y cooperativas; protocolos de enseñanza; enseñanza a distancia; Pandemia de COVID-19 causada por el coronavirus SARS-CoV-2. Como esfuerzo final, esta investigación realizó un prototipo de sitio web para difundir conocimientos teóricos y prácticos relacionados con temas que involucran investigación, tales como historias motivadoras, experiencias exitosas, proyectos, prácticas, cursos, artículos, libros, películas, videos. En adicción quieren recibir sugerencias, aclarar dudas y sugerir pautas pedagógicas a los estudiantes en el contexto pospandémico. Los resultados del estudio "participación y desempeño en las interacciones maestro-alumno en la sala de recursos específicos para altas habilidades en una escuela pública del Distrito Federal en el contexto de la pandemia COVID-19" señalan prácticas, discursos e interacciones entre dos maestros y dos estudiantes como intercambios significativos. Finalmente, los resultados también indican que, con miras al desarrollo de estos estudiantes, la escuela pública de la región del Distrito Federal buscaba cada vez más condiciones para equiparse y permitirles recibir una formación relevante durante la docencia en línea.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.