http://repositorio.unb.br/handle/10482/43250
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_LilaLouiseMoreiraMartinsFranco.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Repercussões da clínica ampliada no currículo do curso de Odontologia |
Autor(es): | Franco, Lila Louise Moreira Martins |
E-mail do autor: | professoralilalouise@gmail.com |
Orientador(es): | Borges, Lívia Freitas Fonseca |
Assunto: | Currículos - avaliação Clínicas odontológicas Integralidade em saúde Atividades formativas Odontologia - estudo e ensino |
Data de publicação: | 1-Abr-2022 |
Data de defesa: | 15-Dez-2021 |
Referência: | FRANCO, Lila Louise Moreira Martins. Repercussões da clínica ampliada no currículo do curso de Odontologia. 2021. 227 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esta tese está vinculada à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília e ao grupo de pesquisa “Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Lívia Freitas Fonseca Borges. Esta tese aborda o estudo de um currículo de odontologia, com inserção da Clínica Ampliada (CA) conforme a Política Nacional de Humanização. Nesta pesquisa, a concepção de CA não ficou limitada a esta política, ao ser alicerçada em outros estudos, no sentido de olhar a clínica de uma forma menos restrita a doença. Durante visitas domiciliares da saúde coletiva na comunidade, e na tentativa de aproximar a formação do cirurgião-dentista (CD) ao cuidado integral e resolutivo, houve a necessidade de implantaçãoda clínica do programa saúde da família, com posterior inserção da CA. O objetivo foi compreender como a clínica ampliada contribuiu para potencializar o currículo do curso de graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para a formação do CD, tendo a integralidade como eixo orientador da sua prática. O percurso metodológico foi qualitativo, na particularidade de um estudo de caso instrumental entre 2019 e 2021, mediante estudo de um currículo de odontologia, a partir das repercussões da clínica ampliada. Os dados para esta pesquisa foram gerados a partir de documentos e entrevistas semiestruturadas com docentes, discentes e agentes administrativos, partindo pelos diretamente envolvidos na CA e estendendo aos demais participantes docentes contemplando as diferentes áreas do conhecimento. A amostra foi por conveniência (n=15), com saturação teórica, tendo sido realizada análise temática, com categorias a priori, conforme os eixos de pesquisa: Clínica Ampliada; potência para o currículo;e desenvolvimento do currículo. A organização dos dados teve o auxílio do software WebQDA (Qualitative Data Analysis Software). Os achados passaram pelo mapeamento da produção do conhecimento diante da concepção teórico-metodológica inspirada na PedagogiaHistórico-Crítica. A pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) pelo CAEE nº 25789819.4.0000.5540 (UnB) e CAEE nº 25789819.4.3001.0104 (UEM).Na Clínica Ampliada(CA) depreendeu como subcategorias: humanização em saúde; planejamento integrado e colegiado; aprendizado por níveis de complexidade.Quanto à potência para o currículopela CA depreendeu como subcategorias: desenho curricular; espaços dialógicos; adoções e/ou rechaços(resiliências). Quanto ao desenvolvimento do currículoem seus níveis/fasese eixos estruturante e transversaisdepreendeu como subcategorias: normatização e difusão; papel dos diferentes protagonistas; processos avaliativos internos e externos. Considerei que a clínica ampliada, enquanto prescriçãoe ação,tem potência para fortalecer o currículo integrado e o fez a partir de um desenho curricular delineado por instrumentos pedagógicos enquanto dispositivos norteadores, firmando espaços de diálogo e fortalecendo os conteúdos clássicos a serem discutidos. Destaquei ainda a integralidade da atenção à saúde a ser preservada no currículo do curso de odontologia, para além das ciências básicas, ou odontológicas, envolvendo as ciências sociais e humanas em uma articulação e formação no interior das clínicas odontológicas da graduação. |
Abstract: | This thesis is part of the line of research Teaching Profession, Curriculum and Assessment (PDCA), from the Postgraduate Program in Education at Universidade de Brasília, and also of the research group “Curriculum: Theoretical Concepts and Educational Practices”, coordinated by Prof. Dr. Lívia Freitas Fonseca Borges. This work approaches the study of a dentistry curriculum, with the insertion of the Expanded Clinic (EC) according to the National Humanization Policy. In this research, the conception of EC is not limited to thispolicy, being grounded in other studies, considering the clinic less restricted to the disease. During home visits of collective health in the community, and in an attempt of bringing the formation of the dental surgeon (DS) closer to the comprehensive and resolute care, there was the need of implementing the clinic of family health program, with later insertion of EC. The goal was to understand how the expanded clinic contributed to enhance the curriculum of graduation in Dentistry of the Universidade Estadual de Maringá (UEM), and to the formation of the DC, having integrality as the guideline of its praxis. The methodological path was qualitative, in the particularity of an instrumental case study between 2019 and 2021, through study of a dentistry curriculum, as from the repercussions of extended clinics. The data for this research were generated from documents and semi-structured interviews with professors, students and administrative agents, starting with those who are directly involved in the EC and then extending to the other participating professors, contemplating the different areas of knowledge. It was used convenience sampling (n=15), with theoretical saturation. Thematic analysis was conducted, with apriori categories, according to the research areas: Extended Clinic; curriculumenhancement; and curriculum development. The organization of the data had the support of the WebQDA software (Qualitative Data Analysis Software). The findings went through the mapping of the knowledge production in the face of the theoretical-methodological conception, inspired in the Historical-Critical Pedagogy. The research was approved by the Ethics Committees of the Universidade de Brasília (UnB) through CAEE 25789819.4.0000.5540, and of the Universidade Estadual de Maringá (UEM) through CAEE 25789819.4.0000.5540. In Extended Clinicthe subcategories resulted: humanization in health; integrated planning and collegiate; learning through complexity levels. As to curriculumenhancementby EC thesubcategoriesresulted: curriculum drawing; dialogical spaces; adoptions and/or refusal (resilience). As to curriculum developmentin its levels/phases and structuring and transversal axis the subcategories resulted:normatization and diffusion; role of different protagonists; intern and extern evaluation processes. I considered that the extended clinic, as prescription and action, has the potential to strengthen the integrated curriculum, and it did it from a curriculum design outlined by pedagogical tools as guiding principles, establishing spaces of dialogue and strengthening the classical content to be discussed. I also highlighted the integrality of health care to be preserved in the curriculum of the dentistry course, beyond basic sciencesor dental sciences, involving social and human sciences in an articulation and formation in the graduation dentistry clinics. |
Résumé: | Cette thèse est liée à la ligne de recherche Profession Enseignent, Curriculum et Évaluation, du Cours d’Études Supérieures en Éducation de l’Universidade de Brasília et au groupe de recherche “Curriculum: Conception Théorique et Pratiques Éducatives”, coordonné par la Prof. Dr. Lívia Freitas Fonseca Borges. Cette thèse concerne l’étude d’un curriculum en médecine dentaire, avec insertion de la Clinique Amplifiée (CA) selon la Politique National d’Humanisation. La conception de CA ici n’est pas limitée à cette politique, tandis qu’elle est basée sur d’autres études, qui regardent la clinique d’une manière moins limitée aux maladies. Pendant les visites de la santé colective à la communauté, et dans l’essai de rapprocher la formation du chirurgien dentiste (CD) au soin integral et résolutif, il y a eu le besoin de mettre en place la clinique santé de la famille et, ensuite, mettre en place la CA. L’objectif a été comprendre comment la CA a contribué pour potentialiser le curriculum en médecine dentaire de l’Universidade Estadual de Maringá (UEM), pour la formation du CD, en prenant l’intégralité comme guide de sa pratique. Le parcours méthodologique a été qualitatif, dans la particularitée d’un étude de cas instrumental entre 2019 et 2021, parmi l’étude d’un curriculum en médecine dentaire à partir des répercussions de la clinique amplifiée. Les données ont été engendrées à partir des documents et d’entretiens semi-structurées avec des enseignents, apprenents et des agents administratifs, en commençant par les personnes impliquées directement à CA et en suivant les autres participants enseignents des différents dommaines du savoir. L’échantillon a été par convenance (n=15), avec saturation théorique à partir d’analyse thématique, avec cathégorie a priori, selon les axes de la recherche: Clinique Amplifiée; Puissance pour le curriculum; et Développement du curriculum. L’organisation des données a été faite par lesoftware WebQDA (Qualitative Data Analysis Software). Les résultats ont passés par la gestion de la production du savoir en face de la conception théorique-méthodologique inspirée sur la Pédagogie Historique-Critique. La recherche a été aprouvée par les Comités d’Éthique de l’Universidade de Brasília (UnB) CAEE nº 25789819.4.0000.5540 et l’Universidade Estadual de Maringá (UEM) CAEE nº 25789819.4.3001.0104. La Clinique Amplifiée(CA) a eu comme sous-catégories: l’humanisation en santé; planification integré et l’assemblée; apprentissage par niveau de compléxité. La Puissance pour le curriculumpar la CA a eu comme sous-catégories: structure curriculaire; espace dialogique; adoption et/ou repousse (résilience). Le Développement du curriculumdans ses niveaux/étapeset les axes structurant et transversaux, a eu comme sous-catégories: normatisation et difusion; rôle des différents acteurs; processus d’avaliations internes et externes. J’ai considerée que la clinique amplifiée, pendant que prescription et action, a le pouvoir de renforcer le curriculum integré et l’a fait à partir d’une structure ducurriculum décrit par des instruments pédagogiques comme dispositifs de guidages, en signant l’espace de dialogue et fortifiant les contenus classiques pour les discussions. J’ai souligné encore l’intégralité de l’atention en santé à être conservée dans le curriculum du cours en médecine dentaire, au delà des sciences basiques, ou dentaire, impliquant les sciences sociaux et humaines dans une articulation et formation à l’intérieur des cliniques dentaires de la graduation. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.