http://repositorio.unb.br/handle/10482/43154
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ProformacaoAnaliseInfluencia.pdf | 256,06 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Proformação : uma análise da influência do Banco Mundial na formação de dois professores leigos |
Autre(s) titre(s): | Proformação : analysis of the influence of the World Bank in the training of lay teachers |
Auteur(s): | Moraes, Raquel Almeida |
Assunto:: | Professores - formação Ensino a distância Banco Mundial Novas tecnologias de informação |
Date de publication: | 2012 |
Editeur: | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
Référence bibliographique: | MORAES, Raquel Almeida. Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação de dois professores leigos. Linhas Críticas, Brasília, v. 9, n. 17, p. 295-308, 2012. DOI: 10.26512/lc.v9i17.3180. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180. Acesso em: 17 fev. 2022. |
Résumé: | O Proformação são dois programas criados pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é formar o professor em Docência de nível médio que atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com duração de dois anos, combina tecnologia de educação a distância com sessões presenciais, quando os participantes têm salas de aula nas agências de formação - escolas normais antigas - e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e frequentar a Escola de Televisão. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e da Proformação, sinalizando alguns problemas existentes sob influência. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Licença:: | Licença: Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180. Acesso em: 17 fev. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3180 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.