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Título: Implante coclear em pacientes com Transtorno do Espectro Autista : revisão sistemática
Autor(es): Tavares, Flávia da Silva
E-mail do autor: flaviastavares@gmail.com
Orientador(es): Bahmad Júnior, Fayez
Assunto: Transtorno do Espectro Autista
Deficiência auditiva
Implante coclear
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: TAVARES, Flávia da Silva. Implante coclear em pacientes com Transtorno do Espectro Autista: revisão sistemática. 2021. 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: Em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) com Deficiência Auditiva (DA) severa a profunda, o implante coclear (IC) é uma opção terapêutica. Objetivo: Identificar evidências na literatura científica de que o Implante Coclear (IC) favorece o desenvolvimento auditivo e a linguagem em crianças com TEA com DA severa e/ou profunda associada. Método: Revisão sistemática da literatura com base nos critérios recomendados pelo PRISMA. A estratégia PICO foi usada para definir os critérios de elegibilidade. Os critérios de inclusão foram artigos cuja população eram crianças com TEA e DA que tiveram como intervenção o IC, apresentaram comparação das informações pré e pós IC e tiveram como desfecho os resultados das avaliações comportamentais e/ou das habilidades de comunicação. Por sua vez, os critérios de exclusão foram artigos cuja população não tinha indicação para o IC, estudos em animais e/ou in vitro, que não apresentaram comparação das informações pré e pós IC e não apresentaram o desfecho das avaliações comportamentais e/ou das habilidades de comunicação. Não houve restrição quanto aos tipos dos desenhos de estudos encontrados. Os artigos científicos que atenderam aos critérios de inclusão nessa etapa foram incluídos em uma síntese qualitativa. Cada tipo de estudo foi analisado de acordo com avaliação de risco de viés do Joanna Briggs Institute por meio da lista de verificação crítica para estudos coorte, estudos de prevalência e relatos de casos. Também foi realizada avaliação do GRADE. Resultados: 484 artigos foram encontrados em oito bases de dados e 100 na literatura cinzenta; 12 artigos foram lidos na íntegra e sete foram selecionados para análise qualitativa nesta revisão sistemática. Todos os sete artigos foram analisados na crítica lista de verificação de avaliação. Quatro artigos tiveram baixo risco de viés e três artigos tiveram risco moderado de viés. Conclusão: Esta revisão sistemática indica que o IC pode trazer benefícios para crianças com TEA e DA severa e/ou profunda associada.
Abstract: Introduction: In cases of Autism Spectrum Disorders (ASD) with severe to profound hearing loss, cochlear implant (CI) is a therapeutic option. Objective: To identify evidence in the scientific literature that CI favors auditory and language development in children with ASD with severe to profound hearing loss. Methods: Systematic review of the literature based on the criteria recommended by PRISMA. The PICO strategy was used to define eligibility criteria. The inclusion criteria were articles whose publication were children with ASD and with severe to profound hearing loss who had CI intervention, compared information before and after CI and had as outcome the results of behavioral assessments and/or communication skills. In turn, the exclusion criteria were articles whose population had no indication for CI, studies in animals and / or in vitro, which did not compare the information before and after CI and did not differ the outcome of behavioral and / or skills assessments of communication. There was no restriction on the types of design found. The studies that met the inclusion criteria for this second stage were included in a qualitative synthesis. Each type of study was analyzed according to the Joanna Briggs Institute’s risk of bias assessment through the critical checklist for cohort studies, prevalence studies and critical criteria and case reports. GRADE evaluation was also carried out. Results: 484 articles were found in eight databases and 100 in the gray literature, mentioning the relationship between cochlear implants in patients with autism spectrum disorder and hearing loss; 12 articles were read in full and seven were selected for qualitative analysis in this systematic review. All seven articles were analyzed on the critical evaluation checklist. Four articles had a low risk of bias and three articles had a moderate risk of bias. Conclusion: This systematic review indicates that a cochlear implant can bring benefits to autism spectrum disorder patients with severe to profound hearing loss.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
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