Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43142
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_FlaviadeCastroSouza.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Do silenciamento à escrita autodefinidora de mulheres negras na diáspora : Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou
Autor : Souza, Flávia de Castro
metadata.dc.contributor.email: sapatosprateados@gmail.com
Orientador(es):: Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto:: Autobiografia
Autoria negra
Feminismo decolonial
Feminismo negro
Autoria feminina
Fecha de publicación : 25-mar-2022
Citación : SOUZA, Flávia de Castro. Do silenciamento à escrita autodefinidora de mulheres negras na diáspora: Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou. 2021. 158 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021
Resumen : Esta pesquisa consistiu em analisar as autobiografias de duas escritoras negras, Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, e Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou, a partir dos conceitos de experiência e de escrevivência. Examino a construção de uma memória coletiva de mulheres negras na diáspora, levando em consideração o contexto brasileiro e estadunidense, e suas respectivas formas de resistência ao sexismo e ao racismo. Sob a perspectiva epistemológica decolonial e feminista negra, busco compreender, a partir do meu ponto de vista como feminista do Sul Global, sujeitas negras que tomam para si a escrita das suas próprias narrativas, construindo um modelo feminino negro autorrepresentativo, autodefinido e empoderador que serve de inspiração para uma nova geração de intelectuais negras.
Abstract: This research consists of analyzing the autobiographies of two black writers, Diário de Bitita, by Carolina Maria de Jesus, and I Know Why the Caged Bird Sings, by Maya Angelou, based on the concepts of experience and “escrevivência”. I investigate the construction of a collective memory of black women in the diaspora, considering the Brazilian and American context, and their respective forms of resistance to sexism and racism. Under the decolonial and feminist black epistemological perspective, I try to understand, from my point of view as a feminist in the Global South, black individual subjects who take the writing of their own narratives for themselves, building a self-representative, self-defined and empowering black female model that serves as inspiration for a new generation of black intellectuals.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43142/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.