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Título: Controle comportamental por símbolos compostos : manipulação da similaridade entre estímulos discriminativos e do número de recombinações treinadas
Autor(es): Albuquerque, Alessandra Rocha de
E-mail do autor: rochaaalbuquerque@uol.com.br
Orientador(es): Hanna, Elenice Seixas
Assunto: Símbolos compostos
Leitura
Psicologia do comportamento
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: ALBUQUERQUE, Alessandra Rocha de. Controle comportamental por símbolos compostos: manipulação da similaridade entre estímulos discriminativos e do número de recombinações treinadas. 2001. xvi, 220 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2001.
Resumo: O desenvolvimento de repertórios generalizados e recombinativos, compostos por unidades de controle e de respostas menores que as treinadas, sugere o desenvolvimento de controle por cada uma das partes/elementos componentes da unidade treinada. Esta noção requer a prevenção de controle seletivo o qual tende a ser reduzido quando discriminações são estabelecidas a partir de estímulos com características semelhantes entre si. Com interesse em avaliar a generalidade dessas observações para relações de controle análogas às encontradas na leitura, o presente trabalho avaliou se o grau de similaridade entre os estímulos discriminativos (S+ e S') interfere no estabelecimento de relações entre desenhos, palavras faladas e escritas e na nomeação de palavras novas e treinadas, construídas com o uso de um pseudo-alfabedo. Foram programadas condições experimentais nas quais ensinavam-se, por meio de um computador, relações entre três figuras (B), seus nomes ditados (A) e escritos (C). Os S+ foram iguais para as Condições 1, 2 e 3, e os S' apresentavam, respectivamente, 1, 2 ou 3 elementos iguais aos de S+ e na mesma posição destes. A Condição 4 foi semelhante à Condição 2, exceto que os S+ também tiveram a função de S'. Após treinar as relações AB e AC, testava-se a emergência de equivalência entre os estímulos e a ocorrência de desempenho generalizado com recombinações novas dos elementos que compunham os estímulos treinados. Todo o procedimento era repetido em uma segunda fase experimental, com novos estímulos, para verificar se a quantidade de estímulos treinados aumentava o estabelecimento de controle por unidades menores que as treinadas. Três crianças alfabetizadas participaram dos treinos e testes envolvendo as tarefas de pareamento ao modelo e de nomeação oral em cada condição experimental. Os resultados mostram melhores desempenhos dos participantes da condição com estímulos menos semelhantes, em relação à com estímulos mais semelhantes, em situação de treino e em algumas medidas de generalização, o que está parcialmente de acordo com estudos anteriores. A quantidade de estímulos treinados afetou apenas as medidas de aquisição e não as de generalização. Estes resultados sugerem que o grau de semelhança entre os estímulos influencia a aquisição e generalização de desempenhos de discriminação condicional e nomeação oral. No entanto, os baixos escores e a alta variabilidade intra-participante nos testes de generalização requerem o desenvolvimento de estudos adicionais para que conclusões definitivas possam ser tiradas.
Abstract: The development of generalized and recombinative repertoires, comprised of response and control units smaller than those trained, suggests the development of control by each of the component parts/elements of the trained unit. This notion requires the prevention of selective control, which tends to be reduced when discriminations are established using stimuli with similar features. To examine the generality of these observations to functional relations similar to those found in the literature, the present study evaluated whether the similarity between discriminative stimuli (S+ and S') interferes in the establishment of relations among pictures, spoken words, and written words, and in the naming of new and trained words, created from a pseudo-alphabet. With the aid of a computer, the relations among three pictures (B), their spoken names (A), and their printed names (C) were taught in four experimental conditions. S+ was the same for Conditions 1,2, and 3, and S' had some elements similar to S+ (1, 2 or 3 elements, respectively) and in the same position. Condition 4 was similar to Condition 2, except for the fact that S+ also served as S'. After training AB and AC relations, the emergence of equivalence among the stimuli and the occurrence of generalized performance with new recombinations of the elements that constituted the trained stimuli were tested. The whole procedure was repeated in a second experimental phase, with new stimuli, to find out whether the number of trained stimuli facilitated the establishment of control by units smaller than those trained. Three literate children participated in the training and tests that involved matching-to-sample tasks and oral naming in every experimental condition. In comparison to those conditions with more similar stimuli, participants performed better in the condition with less similar stimuli, both during training and in some generalization measures, which is partly in agreement with previous studies. The number of trained stimuli affected only acquisition measures but not generalization ones. These results suggest that the degree of resemblance among the stimuli affects both the acquisition and the generalization of conditional discrimination and oral naming performances However, the low scores and the high variability observed within subjects in the generalization tests call for the development of additional studies so that definite conclusions may be drawn.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2001.
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