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dc.contributor.advisor | Iglesias, Fabio | - |
dc.contributor.author | Neves, Lude Marieta Gonçalves dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-20T21:04:59Z | - |
dc.date.available | 2022-03-20T21:04:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-20 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Lude Marieta Gonçalves dos Santos. Desengajamento moral e comportamento antiético de servidores públicos: do diagnóstico à intervenção. 2021. 224 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43100 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A cobrança societal sobre a conduta ética de servidores públicos tem se tornado cada vez mais
notória, sobretudo pelo advento de dispositivos que conferem transparência e controle de
problemas como assédio moral, desídia, corrupção e mau atendimento. Na psicologia e em
áreas afins esses desvios de comportamento no trabalho já recebem atenção dedicada, mas
ainda prevalecem os estudos diagnósticos (ao invés de intervenções), também limitados pelo
uso de método único. O objetivo desta tese foi investigar o papel dos mecanismos de
desengajamento moral (MDM) de Bandura no comportamento antiético de servidores públicos
brasileiros, em um ciclo completo desde o diagnóstico até a intervenção. No Manuscrito 1 uma
revisão com critérios sistemáticos dos 25 artigos empíricos sobre o tema no Brasil revelou
considerável desfragmentação teórica, restrições metodológicas e psicométricas, construindo-
se então uma agenda de pesquisa que guiou os manuscritos seguintes. No Manuscrito 2 foi
realizada uma análise de conteúdo categorial temática do material de 26 interrogatórios
disciplinares, cedidos por uma corregedoria. Os resultados revelaram seis dos oito MDM nas
410 verbalizações de servidores públicos acusados de infrações. Discutiu-se a relutância em
assumir autoria e as distorções dos relatos, com destaque para uso de negação, justificação
moral e difusão de responsabilidade. No Manuscrito 3 foi adotado um delineamento misto, em
dois estudos empíricos, testando-se o efeito de variáveis individuais e de intervenções para
reduzir MDMs. No primeiro, 599 servidores públicos fizeram auto e hetero avaliações de
cenários que simularam dois tipos de infração disciplinar (agressão física e fraude documental)
e garantiram evidências de validade no desenvolvimento de uma Escala de Probabilidade de
Verbalização (EPV) e de uma Escala de Propensão ao Desengajamento Moral (EPDM).
Argumentos de reputação caracterizaram a resposta a acusações mais graves, enquanto
acusações mais leves foram caracterizadas por normas descritivas, em especial por difusão da
responsabilidade. Os fatores das Escalas indicaram sistematicamente um teor moral de invocar
as próprias credenciais. Já o segundo estudo foi uma intervenção experimental com 88
servidores, em que se verificou a redução de MDMs, mas independentemente do treinamento
recebido. Finalmente, o Manuscrito 4 também foi composto por dois estudos empíricos, em que
foram comparadas verbalizações escritas (cenários experimentais) com verbalizações orais de
servidores públicos (encontros virtuais). O primeiro envolveu análises lexicográficas de 210
respostas à pergunta aberta nos interrogatórios simulados. Os resultados corroboraram e
estenderam os achados do Manuscrito 3, com a identificação de Classes nomeadas como Auto
responsabilidade e Assumir o Erro. Considerando a sensitividade do tema, o segundo estudo
adotou a forma de um diário de campo com detalhamento logístico e analítico da intervenção
com 95 servidores, como aporte metodológico para estudos futuros que adotem delineamento
similar. Em conjunto, os achados dos manuscritos empíricos mostraram que em acusações
simuladas há predomínio de gerenciamento da impressão para manter imagem positiva,
enquanto em acusações reais predominam a negação, a justificação moral e a difusão da
responsabilidade. Ainda, os servidores se indignam com a maneira como são retratados na
mídia, mas intencionam aprimorar sua conduta ética - o que garante maior espaço para
intervenções. A tese discute os problemas característicos do serviço público, assim como o
potencial de aplicação a outros contextos de trabalho quando se busca prever, compreender e
efetivamente reduzir comportamentos antiéticos via ciências comportamentais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desengajamento moral e comportamento antiético de servidores públicos : do diagnóstico à intervenção | pt_BR |
dc.title.alternative | Moral disengagement and unethical behavior among public servants : from diagnosis to intervention | pt_BR |
dc.title.alternative | Desvinculación moral y comportamiento poco ético de los servidores públicos : del diagnóstico a la intervención | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desengajamento moral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desvios de comportamento no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infração disciplinar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intervenção experimental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The societal demand on public servants’ ethical conduct has become increasingly notorious,
especially due to the advent of devices that provide transparency and control of problems such
as moral harassment, laziness, corruption and poor customer service. In psychology and
related fields, these deviations from work behavior already receive dedicated attention, but
diagnostic studies (instead of interventions) still prevail, also limited by the use of single-method
strategies. This dissertation aimed to investigate the role of Bandura's moral disengagement
mechanisms (MDM) in Brazilian public servants’ unethical behavior, in a complete cycle from
diagnosis to intervention. In Manuscript 1, a review with systematic criteria of 25 empirical
articles on the subject in Brazil revealed considerable theoretical defragmentation, with
methodological and psychometric restrictions, so a research agenda was built that guided the
following manuscripts. In Manuscript 2, a semantic categorical content analysis of 26
disciplinary interrogations, provided by an internal affairs department, was carried out. The
results revealed six of the eight MDMs in the 410 verbalizations of public servants accused of
infractions. The reluctance to assume authorship and the distortions of the reports were
discussed, with emphasis on the use of denial, moral justification and diffusion of responsibility.
In Manuscript 3, a mixed design was adopted, in two empirical studies, testing the effect of
individual variables and interventions to reduce MDMs. In Manuscript 3’s Study 1, public
servants (n = 599) performed self and hetero-evaluations of scenarios that simulated two types
of disciplinary offenses (physical assault and documental fraud) and ensured validity evidence
in the development of a Verbalization Probability Scale (VPS) and a Propensity to Morally
Disengage Scale (PMDS). Arguments of reputation characterized the response to more severe
charges, while less serious charges were characterized by descriptive norms, especially by
diffusion of responsibility. The Scales factors systematically indicated a moral tone of invoking
one's credentials. Study 2 was an experimental intervention (n = 88), in which there was a
reduction in MDMs, regardless of the training received. Finally, Manuscript 4 was also
composed of two empirical studies, in which written verbalizations (experimental scenarios)
were compared with oral verbalizations of public servants (virtual meetings). Study 1 involved
210 responses’ lexicographical analysis to the open question in simulated interrogations. The
results corroborated and extended the findings of Manuscript 3, with the identification of
Classes named as Self-responsibility and Assuming the Error. Considering the sensitivity of the
topic, Study 2 (n = 95) took the form of a field diary with the intervention's logistic and analytical
details, as a methodological support for future studies that adopt a similar design. Taken
together, the findings of the empirical manuscripts showed that in simulated accusations there is
a predominance of impression management to maintain a positive image, while in real
accusations, denial, moral justification and diffusion of responsibility prevail. Still, public
servants are outraged with the way they are portrayed in the media, but intend to improve their
ethical conduct - an open door to interventions. Typical problems of public service, as well as
the potential application to other work contexts when seeking to predict, understand and reduce
unethical behavior via behavioral sciences, are discussed. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La demanda social sobre la conducta ética de los servidores públicos se ha vuelto cada vez
más notoria, especialmente debido a la llegada de dispositivos que brindan transparencia y
control de problemas como el acoso moral, la negligencia, la corrupción y el mal servicio. En
psicología y áreas afines, estas desviaciones del comportamiento laboral ya reciben una
atención especial, pero aún prevalecen los estudios de diagnóstico (en lugar de las
intervenciones), también limitados por el uso de un solo método. El objetivo de esta tesis fue
investigar el papel de los mecanismos de desvinculación moral (MDM) de Bandura en el
comportamiento poco ético de los servidores públicos brasileños, en un ciclo completo desde el
diagnóstico hasta la intervención. En el Manuscrito 1, una revisión con criterios sistemáticos de
25 artículos empíricos sobre el tema en Brasil reveló una desfragmentación teórica
considerable, restricciones metodológicas y psicométricas, construyendo así una agenda de
investigación que guió los siguientes manuscritos. En el Manuscrito 2 se realizó un análisis del
contenido categórico temático del material de 26 interrogatorios disciplinarios, proporcionado
por un departamento de asuntos internos. Los resultados revelaron seis de los ocho MDM en
las 410 verbalizaciones de servidores públicos acusados de infracciones. Se discutió la
renuencia a asumir la autoría y las distorsiones de los informes, con énfasis en el uso de la
negación, la justificación moral y la difusión de la responsabilidad. En el Manuscrito 3, se
adoptó un diseño mixto, en dos estudios empíricos, probando el efecto de las variables e
intervenciones individuales para reducir los ODM. En el primero, 599 servidores públicos
realizaron autoevaluaciones y heteroevaluaciones de escenarios que simulaban dos tipos de
faltas disciplinarias (agresión física y fraude documental) y aseguraron evidencia de validez en
el desarrollo de una Escala de Probabilidad de Verbalización (EPV) y una Escala de
Propensión a Separación moral (EPDM). Los argumentos de reputación caracterizaron la
respuesta a cargos más severos, mientras que los cargos más leves se caracterizaron por
normas descriptivas, en particular por la difusión de la responsabilidad. Los factores de las
escalas indicaron sistemáticamente un tenor moral de invocar las credenciales de uno. El
segundo estudio fue una intervención experimental con 88 servidores, en la que se verificó una
reducción en los MDM, independientemente de la capacitación recibida. Finalmente, el
Manuscrito 4 también estuvo compuesto por dos estudios empíricos, en los que se compararon
verbalizaciones escritas (escenarios experimentales) con verbalizaciones orales de servidores
públicos (reuniones virtuales). El primero involucró el análisis lexicográfico de 210 respuestas a
la pregunta abierta en interrogatorios simulados. Los resultados corroboraron y ampliaron los
hallazgos del Manuscrito 3, con la identificación de Clases nombradas como Responsabilidad
propia y Asumiendo el Error. Considerando la sensibilidad del tema, el segundo estudio adoptó
la forma de un diario de campo con detalles logísticos y analíticos de la intervención con 95
trabajadores, como soporte metodológico para futuros estudios que adopten un diseño similar.
En conjunto, los hallazgos de los manuscritos empíricos mostraron que en las acusaciones
simuladas predomina la gestión impresa para mantener una imagen positiva, mientras que en
las acusaciones reales predominan la negación, la justificación moral y la difusión de
responsabilidad. Aun así, los servidores están indignados con la forma en que son retratados
en los medios, pero pretenden mejorar su conducta ética, lo que garantiza un mayor espacio
para las intervenciones. La tesis discute los problemas característicos del servicio público, así
como la potencial aplicación a otros contextos laborales cuando se busca predecir, comprender
y reducir eficazmente los comportamientos no éticos a través de las ciencias del
comportamiento. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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