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2021_IngridMazzaMatosRamos.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSayago, Doris Aleida Villamizar-
dc.contributor.authorRamos, Ingrid Mazza Matos-
dc.date.accessioned2022-03-16T21:01:59Z-
dc.date.available2022-03-16T21:01:59Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.date.submitted2021-10-25-
dc.identifier.citationRAMOS, Ingrid Mazza Matos. Consumo consciente e sustentabilidade: um modelo de influências na compra de produtos artesanais. 2021.151 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43065-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar o comportamento dos consumidores de objetos artesanais e sua relação com o consumo sustentável sob a visão de marketing. Estudou-se o comportamento dos consumidores de objetos artesanais e sua relação com o consumo sustentável, examinando o artesanato enquanto negócio, instrumento de desenvolvimento e seus desafios sob a ótica da sustentabilidade e verificando como a sustentabilidade e os ODS se relacionam com a produção e o consumo de artesanato. Para atender aos objetivos do trabalho, também foi realizada uma pesquisa quantitativa do tipo survey no segundo semestre de 2019, com a utilização de questionário estruturado e mensuração das dimensões através de afirmações do tipo Likert de 7 pontos. Utilizou-se a escala desenvolvida e validada por Grangeiro et al. (2020), que trata especificamente do consumo de produtos artesanais em três momentos: pré-compra, compra e pós-compra com as dimensões. A amostra foi formada por 363 respondentes em 6 cidades nordestinas. Para a análise dos dados empíricos e verificação das hipóteses foi utilizada a técnica de modelagem de equações estruturais. Como principais resultados, pode-se destacar como principais achados: (i) não há influência dos grupos de referência sobre o preço, ou seja, a indicação de parentes e amigos não tem influência em relação a percepção de preço do bem artesanal, (ii) há influência positiva dos grupos de referência na percepção do serviço ofertado pelo artesão, ou seja, quanto maior a influência dos grupos, mais bem avaliado seria o serviço do artesão, (iii) há relação positiva entre as características do bem artesanal e o preço, mostrando que os consumidores valorizam as características do bem artesanal e isso influencia no quanto estão dispostos a pagar, (iv) há relação positiva entre características do bem artesanal e o serviço, demonstrando que a percepção de qualidade do serviço prestado é maior quanto mais o consumidor valoriza as características singulares de um bem artesanal, (v) não há influência do artesão (principalmente sua fama) no preço e nem na avaliação do serviço, ou seja, que a fama do artesão parece não influenciar na avaliação dos consumidores no momento da compra, (vi) se supôs haver uma influência negativa entre ‘preço’ e ‘satisfação’, o que não foi comprovado, ou seja, a elevação dos preços não causa uma menor satisfação e nem sua queda leva o consumidor a ficar mais satisfeito.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConsumo consciente e sustentabilidade : um modelo de influências na compra de produtos artesanaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordArtesanatopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)pt_BR
dc.subject.keywordConsumo sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work aimed to analyze the behavior of consumers of handcrafted objects and its relationship with sustainable consumption under the marketing view. The behavior of consumers of handcrafted objects and its relationship with sustainable consumption was explored, examining handicraft as a business, an instrument of development and its challenges from the perspective of sustainability and verifying how the sustainability and the SDGs relate to the production and consumption of handicrafts. To meet the objectives of the work, a survey-type quantitative research was also carried out in the second half of 2019, using a structured questionnaire, and measuring dimensions through 7- point Likert-type statements. The scale developed and validated by Grangeiro et al. (2020), which deals specifically with the consumption of handcrafted products in three moments: pre-purchase, purchase and post-purchase with dimensions. The sample consisted of 417 respondents from 6 northeastern cities. For the analysis of empirical data and verification of hypotheses, the technique of structural equation modeling was used. As main results, the main findings can be highlighted: (i) there is no influence of reference groups on price, that is, the indication of relatives and friends does not influence the perception of price of the artisanal good, (ii ) there is a positive influence of the reference groups on the perception of the service offered by the artisan, that is, the greater the influence of the groups, the better the artisan's service would be evaluated, (iii) there is a positive relationship between the characteristics of the artisanal good and the price , showing that consumers value the characteristics of the artisanal good and this influences how much they are willing to pay, (iv) there is a positive relationship between the characteristics of the artisanal good and the service, demonstrating that the perception of quality of the service provided is greater the more the consumer values the unique characteristics of a handcrafted good, (v) there is no influence of the artisan (especially his fame) in the price or in the evaluation of the service, that is, that the fame of the air horny does not seem to influence the evaluation of consumers at the time of purchase, (vi) there was supposed to be a negative influence between 'price' and 'satisfaction', which was not proven, that is, the rise in prices does not cause less satisfaction and nor does its fall lead the consumer to be more satisfied.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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