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2021_FelipeRibeirodeToledoCamargo.pdf9,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBrasil Junior, Antonio-
dc.contributor.authorCamargo, Felipe Ribeiro de Toledo-
dc.date.accessioned2022-03-08T21:13:42Z-
dc.date.available2022-03-08T21:13:42Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.date.submitted2021-10-05-
dc.identifier.citationCAMARGO, Felipe Ribeiro de Toledo. Metodologia de campo baseada em imagens para determinar o potencial hidrocinético fluvial. 2021. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43013-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.pt_BR
dc.description.abstractMotivado pela necessidade global de expansão da matriz energética com baixa pegada de carbono. Este trabalho aplicou uma técnica para medir a velocidade superficial de rios que oferece uma metodologia não intrusiva, segura e simples para determinar o potencial hidrocinético de rios. O trabalho tem o objetivo principal de poder medir a velocidade dos rios e o objetivo secundário de poder servir como um manual para coleta de dados de velocidade dos rios. A Velocimetria de Imagens de Partículas em Grande Escala (LSPIV) é uma técnica deri vada da famosa técnica de Velocimetria de Imagens de Partículas (PIV) amplamente usada na década de 1980 para experimentos envolvendo a mecânica dos fluidos. O LSPIV se destaca pelo avanço nas tecnologias que envolvem a gravação de vídeos e a capacidade de proces samento do computador. Com o menor custo e a maior eficiência desses equipamentos, diversos experimentos envolvendo o LSPIV começaram a surgir pelo o mundo, no Japão, na França e nos Estados Unidos. Os experimentos foram normalmente realizados para estu dar eventos de inundação em rios. Sucintamente, é uma técnica de correlação de padrão de frames. Um equipamento ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler) é utilizado como referência para as medições realizadas pela técnica LSPIV. Os vídeos gravados para a aplicação da técnica de correlação de frames foram feitos por um DJI Mavic Air 2 Drone, sempre voando sobre os rios ortogonalmente ao fluxo. Três experimentos foram realizados. Dois no Distrito Federal, na região administrativa de Brazlândia, no rio Rodeador, e no Canal de Irrigação do Rodeador. O terceiro experimento foi realizado no rio São Marcos, que fica próximo à cidade de Catalão, no estado de Goiás. O rio está a jusante da barragem hidrelétrica SEFAC. Uma lei de potência foi usada para comparar a velocidade superficial medida pelo LS PIV com a medida feita pelo equipamento ADCP. Além disso, o potencial hidrocinético foi estimado para ambas as metodologias. O trabalho atingiu seus objetivos e também serviu para indicar novos estudos e experimentos para aprimorar os resultados alcançados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMetodologia de campo baseada em imagens para determinar o potencial hidrocinético fluvialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVelocimetria de Imagens de Partículas em Grande Escala (LSPIV)pt_BR
dc.subject.keywordEquipamento ADCPpt_BR
dc.subject.keywordPotencial hidrocinéticopt_BR
dc.subject.keywordDronespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Motivated by the global need to expand the energy matrix with a low carbon footprint. This work applied a technique to measure the surface velocity of rivers that offers a non intrusive, safe and simple methodology to determine the hydrokinetic potential of rivers. The work has the main objective of being able to measure the speed of rivers and the secondary objective of being able to serve as a manual for data collection of speed in rivers. Large Scale Particle Image Velocimetry (LSPIV) is a technique derived from the famous Particle Image Velocimetry (PIV) technique that was widely used in the 1980s for exper iments involving fluid mechanics. LSPIV stands out with the advance in technologies in volving image recording and computer processing capacity. With the lower cost and greater efficiency of this equipment, several experiments involving LSPIV are beginning to appear around the world, in Japan, France, and the United States. Experiments were typically car ried out to study flood events in rivers. Succinctly, it is a frame pattern correlation technique. An ADCP equipment (Acoustic Doppler Current Profiler) is used to serve as reference for the measurements performed by the LSPIV technique. The videos recorded for the ap plication of the pattern correlation technique were made by a DJI Mavic Air 2 Drone, always flying over the rivers orthogonally to the flow. Three experiments were carried out. Two in the Federal District, in the administrative region of Brazlândia on the Rodeador River, and the Rodeador Irrigation Channel. The third experiment was carried out in São Marcos River, which is close to the city of Catalão in the State of Goiás. The river is downstream of the SEFAC hydroelectric dam. A power law was used to compare the superficial velocity measured by the LSPIV with the measure made by the ADCP equipment. Also the Kydrokinetic potential was estimate for both methodology. The work achieved its goals and also served to indicate new studies and experiments to improve the results achieved.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Mecânicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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